Perfil dos riscos cardiovasculares em motoristas profissionais de transporte de cargas da Rodovia BR-116 no trecho Paulista-Régis Bittencourt
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/D.7.2006.tde-15012007-150411 |
Resumo: | Introdução: As doenças cardiovasculares constituem a principal causa demorbimortalidade nacional. Nesse sentido realizou-se estudo com o objetivo de caracterizar o perfil para riscos cardiovasculares em motoristas profissionais de transporte de cargas que trafegam pela Br-116. Casuística e Método: Estudo transversal, descritivo e exploratório com 258 motoristas profissionais de transporte de cargas com obtenção de informações socioeconômicas; avaliações antropométricas: índice de massa corporal (IMC), circunferência abdominal e medida da pressão arterial; realização de exames laboratoriais: triglicérides, colesterol total e frações, proteína C reativa e creatinina. Analisou-se o risco para doenças cardiovasculares pelo Escore de Risco de Framingham, consumo de bebidas alcoólicas pelo Alcohol Use Disorders Identification-AUDIT, distúrbios psiquiátricos comuns pelo Self Report Questionnaire-SRQ-20, Síndrome Metabólica e angina pectoris pelo Teste de Rose. Os dados foram processados no sistema SPSS v.7.5. O nível de significância adotado foi p<0,05, utilizou-se análise univariada e multivariada. Resultados: A caracterização os motoristas estudados mostrou idade 37,5±10,1 anos, 91% de etnia branca, renda mensal 1.431,3±644,4 reais, 19% tabagistas, 55% referiram ingestão de bebidas alcoólicas, 74% não realizavam atividade físicas, 14% relataram uso de medicamentos inibidores do sono, tempo profissão de 14±10 anos e percorriam 782,9±229,6 km/dia, dirigiam 10 horas por dia e repousavam 06 horas diárias. Verificou-se pelos dados antropométricos que 46% tinham sobrepeso, 36% obesidade e 58% circunferência abdominal alterada (_94 cm). Os exames laboratoriais mostraram 33% com nível de colesterol total _ 200mg/dL, 10% LDL-c _ 160 mg/dL; HDL-c < 40 mg/dL 23%, triglicérides acima de 150 mg/dL 38%, glicemia _ 110mg/dL 7% e proteína C reativa > 0,5 mg/dL 19%, creatinina >1,5 mg/dL 1%. A prevalência da hipertensão arterial foi de 37% e da Síndrome metabólica 24%. O Questionnaire Rose foi positivo em 8,0% dos motoristas, Escore de Risco de Framingham médio/alto em 9%, presença de distúrbios psiquiátricos comuns em 33% e AUDIT 16% no escore que sugere intervenção e aconselhamento. A análise de regressão logística indicou associação independente para as seguintes variáveis (OD Odds ratio, IC intervalo de confiança a 95%): 1-Síndrome Metabólica: IMC (OR=1,40 IC 1,192-1,661); hábito de verificar o colesterol total (OR= 0,102 IC 0,017-0,589); e escore de risco de Framingham médio/alto (OR= 26,389 IC 2,520-276,374). 2-Hipertensão arterial: IMC (OR=1,183 IC 1,065-1,314); glicemia (OR=1,039 IC 1,004-1,076); e hábito de ingerir medicamento para inibir o sono (OR= 0,322 IC 0,129-0,801). 3- Colesterol Total (_ 200 mg/dL): LDL-c (OR=1,157 IC 1,100-1,216);triglicérides (OR=1,012 IC 1,004-1,021) 4- Glicemia (_ 110 mg/dL): IMC (OR=1,153 IC 1,024-1,298); maior tempo de profissão (OR=1,154 IC 1,057-1,259) 5-Proteína C reativa (>0,5 mg/dL): escore de risco de Framingham médio/alto (OR=4,692 IC 1,912-11,515). Conclusão: Verificou-se presença expressiva de fatores de risco cardiovasculares, nesse sentido os profissionais de saúde devem implementar estratégias para estimular mudanças de estilos de vida nos motoristas de transporte de cargas, visando a prevenção primária e secundária |
id |
USP_258885572c5965a64aa088a4de655b0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-15012007-150411 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Perfil dos riscos cardiovasculares em motoristas profissionais de transporte de cargas da Rodovia BR-116 no trecho Paulista-Régis Bittencourt Cardiovascular risk profile observed in professional truck drivers who work on Highway BR116 within the area of the state of São Paulo-Régis Bittencourt 2006-12-14Angela Maria Geraldo PierinIsabela Judith Martins BenseñorEstela Regina Ferraz BianchiLuciane Cesira CavagioniUniversidade de São PauloEnfermagem na Saúde do AdultoUSPBR Cardiovascular disease (prevention control) Doenças cardiovasculares (prevenção e controle) Escore de risco de framingham Fatores de riscos Metabolic syndrome Occupational health (truck drivers) Risk factors Risky framingham score Saúde ocupacional (caminhoneiros) Síndrome metabólica Introdução: As doenças cardiovasculares constituem a principal causa demorbimortalidade nacional. Nesse sentido realizou-se estudo com o objetivo de caracterizar o perfil para riscos cardiovasculares em motoristas profissionais de transporte de cargas que trafegam pela Br-116. Casuística e Método: Estudo transversal, descritivo e exploratório com 258 motoristas profissionais de transporte de cargas com obtenção de informações socioeconômicas; avaliações antropométricas: índice de massa corporal (IMC), circunferência abdominal e medida da pressão arterial; realização de exames laboratoriais: triglicérides, colesterol total e frações, proteína C reativa e creatinina. Analisou-se o risco para doenças cardiovasculares pelo Escore de Risco de Framingham, consumo de bebidas alcoólicas pelo Alcohol Use Disorders Identification-AUDIT, distúrbios psiquiátricos comuns pelo Self Report Questionnaire-SRQ-20, Síndrome Metabólica e angina pectoris pelo Teste de Rose. Os dados foram processados no sistema SPSS v.7.5. O nível de significância adotado foi p<0,05, utilizou-se análise univariada e multivariada. Resultados: A caracterização os motoristas estudados mostrou idade 37,5±10,1 anos, 91% de etnia branca, renda mensal 1.431,3±644,4 reais, 19% tabagistas, 55% referiram ingestão de bebidas alcoólicas, 74% não realizavam atividade físicas, 14% relataram uso de medicamentos inibidores do sono, tempo profissão de 14±10 anos e percorriam 782,9±229,6 km/dia, dirigiam 10 horas por dia e repousavam 06 horas diárias. Verificou-se pelos dados antropométricos que 46% tinham sobrepeso, 36% obesidade e 58% circunferência abdominal alterada (_94 cm). Os exames laboratoriais mostraram 33% com nível de colesterol total _ 200mg/dL, 10% LDL-c _ 160 mg/dL; HDL-c < 40 mg/dL 23%, triglicérides acima de 150 mg/dL 38%, glicemia _ 110mg/dL 7% e proteína C reativa > 0,5 mg/dL 19%, creatinina >1,5 mg/dL 1%. A prevalência da hipertensão arterial foi de 37% e da Síndrome metabólica 24%. O Questionnaire Rose foi positivo em 8,0% dos motoristas, Escore de Risco de Framingham médio/alto em 9%, presença de distúrbios psiquiátricos comuns em 33% e AUDIT 16% no escore que sugere intervenção e aconselhamento. A análise de regressão logística indicou associação independente para as seguintes variáveis (OD Odds ratio, IC intervalo de confiança a 95%): 1-Síndrome Metabólica: IMC (OR=1,40 IC 1,192-1,661); hábito de verificar o colesterol total (OR= 0,102 IC 0,017-0,589); e escore de risco de Framingham médio/alto (OR= 26,389 IC 2,520-276,374). 2-Hipertensão arterial: IMC (OR=1,183 IC 1,065-1,314); glicemia (OR=1,039 IC 1,004-1,076); e hábito de ingerir medicamento para inibir o sono (OR= 0,322 IC 0,129-0,801). 3- Colesterol Total (_ 200 mg/dL): LDL-c (OR=1,157 IC 1,100-1,216);triglicérides (OR=1,012 IC 1,004-1,021) 4- Glicemia (_ 110 mg/dL): IMC (OR=1,153 IC 1,024-1,298); maior tempo de profissão (OR=1,154 IC 1,057-1,259) 5-Proteína C reativa (>0,5 mg/dL): escore de risco de Framingham médio/alto (OR=4,692 IC 1,912-11,515). Conclusão: Verificou-se presença expressiva de fatores de risco cardiovasculares, nesse sentido os profissionais de saúde devem implementar estratégias para estimular mudanças de estilos de vida nos motoristas de transporte de cargas, visando a prevenção primária e secundária Introduction: Cardiovascular diseases are the main cause of morbidity and mortality in Brazil. Therefore, a study aiming at characterizing the cardiovascular risk profile observed in professional truck drivers who work on Highway Br-116 was carried out. Population and Method: An exploring, descriptive and transversal study with 258 professional truck drivers, social economical information, both body mass index (BMI) and waist circumference evaluations, blood pressure measurement, as well as laboratory test performance: triglycerides, total and fraction cholesterol, and C reactive protein. The risk for cardiovascular diseases was assessed by Framingham scores; alcohol intake by Alcohol Use Disorders Identification-AUDIT; common psychiatric disorders by Self Report Questionnaire-SRQ-20; and angine pectoris by Rose´s test Data were processed in the SPSS system v.7.5, considering that the significance level adopted was 0,05, and univaried and multivaried analyses were used. Results: The characterization of the drivers studied revealed age of 37.5±10.1 years, 91% of them were white, monthly income 1.431,3 ± 644,4 reais (Brazilian currency), 19% were smokers, 55% referred alcohol intake, 74% did not make physical exercises, 14% referred using sleeping inhibitor drugs, professional time 14±10 years and used to drive 782,9±229,6 Km/day. It was observed that 46% of them were overweight and 36% were obese and 58% had altered waist circumference (_ 94 cm) by the anthropometric data. The lab tests showed 33% with total cholesterol level _200 mg/dL, 10% LDLc _160 mg/dL, HDL-c <40 mg/dL 23%, triglycerides over 150 mg/dL 38%, glycemy _110mg/dL 7%, and C reactive protein >0.5 mg/dL 19%. The prevalence of hypertension was 37% and of Metabolic Syndrome, 24%. Roses test was positive for 8% of the drivers, Medium/High Framingham scores for 9%, presence of common psychiatric disturbs in 33% and 16% with AUDIT score suggesting intervention and advisory. The logistical regression analysis indicated independent association for the following variables: (OR Odds ratio, CI confidence interval at 95%): 1- Metabolic Syndrome: BMI (OR=1,40 CI 1,192-1,661); the habit of checking the total cholesterol (0,102 IC 0,017-0,589); Medium/high Framingham score (OR=26,389 IC 2,520-276,374); 2-Hypertension: BMI (OR=1,183 IC 1,065-1,314); glycemy (OR=1,039 IC 1,004-1,076); the habit of taking sleeping pills (OR=0,322 IC 0,129-0,801). 3- Total Cholesterol (_ 200 mg/dL): LDL-c (OR=1,157 IC 1,100-1,216); triglycerides (OR=1,012 IC 1,004-1,021). 4- Glycemy (_ 110 mg/dL): BMI (OR=1,153 IC 1,024-1,298); professional time (OR=1,154 IC 1,057-1,259). 5- C reactive protein (>0,5 mg/dL): Medium/high Framingham score (OR=4,692 IC 1,912-11,515). Conclusion: It was observed an expressive presence of cardiovascular risk factors. Therefore health professionals should implement strategies to stimulate changes in truck drivers lifestyle, aiming at primary and secondary prevention https://doi.org/10.11606/D.7.2006.tde-15012007-150411info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:59:25Zoai:teses.usp.br:tde-15012007-150411Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:40:54.170488Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Perfil dos riscos cardiovasculares em motoristas profissionais de transporte de cargas da Rodovia BR-116 no trecho Paulista-Régis Bittencourt |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Cardiovascular risk profile observed in professional truck drivers who work on Highway BR116 within the area of the state of São Paulo-Régis Bittencourt |
title |
Perfil dos riscos cardiovasculares em motoristas profissionais de transporte de cargas da Rodovia BR-116 no trecho Paulista-Régis Bittencourt |
spellingShingle |
Perfil dos riscos cardiovasculares em motoristas profissionais de transporte de cargas da Rodovia BR-116 no trecho Paulista-Régis Bittencourt Luciane Cesira Cavagioni |
title_short |
Perfil dos riscos cardiovasculares em motoristas profissionais de transporte de cargas da Rodovia BR-116 no trecho Paulista-Régis Bittencourt |
title_full |
Perfil dos riscos cardiovasculares em motoristas profissionais de transporte de cargas da Rodovia BR-116 no trecho Paulista-Régis Bittencourt |
title_fullStr |
Perfil dos riscos cardiovasculares em motoristas profissionais de transporte de cargas da Rodovia BR-116 no trecho Paulista-Régis Bittencourt |
title_full_unstemmed |
Perfil dos riscos cardiovasculares em motoristas profissionais de transporte de cargas da Rodovia BR-116 no trecho Paulista-Régis Bittencourt |
title_sort |
Perfil dos riscos cardiovasculares em motoristas profissionais de transporte de cargas da Rodovia BR-116 no trecho Paulista-Régis Bittencourt |
author |
Luciane Cesira Cavagioni |
author_facet |
Luciane Cesira Cavagioni |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Angela Maria Geraldo Pierin |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Isabela Judith Martins Benseñor |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Estela Regina Ferraz Bianchi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luciane Cesira Cavagioni |
contributor_str_mv |
Angela Maria Geraldo Pierin Isabela Judith Martins Benseñor Estela Regina Ferraz Bianchi |
description |
Introdução: As doenças cardiovasculares constituem a principal causa demorbimortalidade nacional. Nesse sentido realizou-se estudo com o objetivo de caracterizar o perfil para riscos cardiovasculares em motoristas profissionais de transporte de cargas que trafegam pela Br-116. Casuística e Método: Estudo transversal, descritivo e exploratório com 258 motoristas profissionais de transporte de cargas com obtenção de informações socioeconômicas; avaliações antropométricas: índice de massa corporal (IMC), circunferência abdominal e medida da pressão arterial; realização de exames laboratoriais: triglicérides, colesterol total e frações, proteína C reativa e creatinina. Analisou-se o risco para doenças cardiovasculares pelo Escore de Risco de Framingham, consumo de bebidas alcoólicas pelo Alcohol Use Disorders Identification-AUDIT, distúrbios psiquiátricos comuns pelo Self Report Questionnaire-SRQ-20, Síndrome Metabólica e angina pectoris pelo Teste de Rose. Os dados foram processados no sistema SPSS v.7.5. O nível de significância adotado foi p<0,05, utilizou-se análise univariada e multivariada. Resultados: A caracterização os motoristas estudados mostrou idade 37,5±10,1 anos, 91% de etnia branca, renda mensal 1.431,3±644,4 reais, 19% tabagistas, 55% referiram ingestão de bebidas alcoólicas, 74% não realizavam atividade físicas, 14% relataram uso de medicamentos inibidores do sono, tempo profissão de 14±10 anos e percorriam 782,9±229,6 km/dia, dirigiam 10 horas por dia e repousavam 06 horas diárias. Verificou-se pelos dados antropométricos que 46% tinham sobrepeso, 36% obesidade e 58% circunferência abdominal alterada (_94 cm). Os exames laboratoriais mostraram 33% com nível de colesterol total _ 200mg/dL, 10% LDL-c _ 160 mg/dL; HDL-c < 40 mg/dL 23%, triglicérides acima de 150 mg/dL 38%, glicemia _ 110mg/dL 7% e proteína C reativa > 0,5 mg/dL 19%, creatinina >1,5 mg/dL 1%. A prevalência da hipertensão arterial foi de 37% e da Síndrome metabólica 24%. O Questionnaire Rose foi positivo em 8,0% dos motoristas, Escore de Risco de Framingham médio/alto em 9%, presença de distúrbios psiquiátricos comuns em 33% e AUDIT 16% no escore que sugere intervenção e aconselhamento. A análise de regressão logística indicou associação independente para as seguintes variáveis (OD Odds ratio, IC intervalo de confiança a 95%): 1-Síndrome Metabólica: IMC (OR=1,40 IC 1,192-1,661); hábito de verificar o colesterol total (OR= 0,102 IC 0,017-0,589); e escore de risco de Framingham médio/alto (OR= 26,389 IC 2,520-276,374). 2-Hipertensão arterial: IMC (OR=1,183 IC 1,065-1,314); glicemia (OR=1,039 IC 1,004-1,076); e hábito de ingerir medicamento para inibir o sono (OR= 0,322 IC 0,129-0,801). 3- Colesterol Total (_ 200 mg/dL): LDL-c (OR=1,157 IC 1,100-1,216);triglicérides (OR=1,012 IC 1,004-1,021) 4- Glicemia (_ 110 mg/dL): IMC (OR=1,153 IC 1,024-1,298); maior tempo de profissão (OR=1,154 IC 1,057-1,259) 5-Proteína C reativa (>0,5 mg/dL): escore de risco de Framingham médio/alto (OR=4,692 IC 1,912-11,515). Conclusão: Verificou-se presença expressiva de fatores de risco cardiovasculares, nesse sentido os profissionais de saúde devem implementar estratégias para estimular mudanças de estilos de vida nos motoristas de transporte de cargas, visando a prevenção primária e secundária |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-12-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/D.7.2006.tde-15012007-150411 |
url |
https://doi.org/10.11606/D.7.2006.tde-15012007-150411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Enfermagem na Saúde do Adulto |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1794502747241840640 |