Prática do enfermeiro na promoção do aleitamento materno para adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Caroline Cândido Garcia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-04082010-145142/
Resumo: A prática do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade da criança e a oferta do leite materno até os dois anos de idade ou mais são consideradas fundamentais para a qualidade da saúde e de vida da criança, com benefícios também para a mãe e família. Porém, os índices de desmame ainda são elevados, sendo agravados quando a mãe é adolescente. Os profissionais da saúde, por meio de suas ações, podem influenciar o início e a manutenção da amamentação. Portanto, este estudo apresenta como objetivo conhecer as práticas dos enfermeiros que atuam na rede municipal da saúde de Ribeirão Preto (SP) em relação à promoção do aleitamento materno para gestantes e/ou mães adolescentes. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, desenvolvida com 12 enfermeiras que atuavam nas Unidades de Saúde do Distrito Sul do município de Ribeirão Preto. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e de observação da prática das enfermeiras, após consentimento livre e esclarecido. As observações foram registradas em diário de campo, e o conteúdo das entrevistas foi transcrito e analisado de acordo com a técnica de análise de conteúdo, modalidade temática, sob o referencial teórico da integralidade. Os resultados revelaram três temas: 1) Trabalho centrado na técnica, no recomendado e no biológico; 2) Cotidiano do serviço de saúde na atenção à gestante e/ou mãe adolescente; 3) Relação profissional de saúde e gestante e/ou mãe adolescente. O primeiro tema revelou que o trabalho do profissional é orientado pelo modelo biomédico, em que as ações de saúde concentram-se, essencialmente, na atenção às mamas, na técnica da amamentação, em protocolos do serviço de saúde, distanciando-se das necessidades mais amplas das adolescentes. A educação em aleitamento materno segue o modelo tradicional, com abordagem de temas preestabelecidos e utilização de materiais educativos. O segundo tema mostrou que as enfermeiras contam com parcerias intra e extrainstitucionais, se mobilizam na busca de outros saberes para complementarem suas ações, porém a comunicação entre os trabalhadores ocorre por meio de agendamentos e encaminhamentos para outros profissionais. O atendimento de enfermagem se dá por meio de consultas e visitas domiciliares e parece seguir uma padronização. A preocupação da enfermeira, durante a puericultura, é com a avaliação e vacinação do recém-nascido. As orientações em aleitamento materno ocorrem durante o pré-natal e no momento do teste do pezinho. A atenção pré-natal revelou o acolhimento de forma sutil, com aproximações e distanciamentos da perspectiva da integralidade. O terceiro tema apontou que a enfermeira respeita a decisão da mulher sobre a amamentação, que ela está disposta a ouvir a adolescente, explicar e orientar mais as adolescentes acerca do aleitamento materno, porém sua prática está permeada por juízo de valores. Consideramos que são necessárias capacitação e educação permanentes em aleitamento materno, visando a um novo perfil de enfermeiros para a atenção integral das necessidades das adolescentes, no ciclo gravídico-puerperal.
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Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, desenvolvida com 12 enfermeiras que atuavam nas Unidades de Saúde do Distrito Sul do município de Ribeirão Preto. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e de observação da prática das enfermeiras, após consentimento livre e esclarecido. As observações foram registradas em diário de campo, e o conteúdo das entrevistas foi transcrito e analisado de acordo com a técnica de análise de conteúdo, modalidade temática, sob o referencial teórico da integralidade. Os resultados revelaram três temas: 1) Trabalho centrado na técnica, no recomendado e no biológico; 2) Cotidiano do serviço de saúde na atenção à gestante e/ou mãe adolescente; 3) Relação profissional de saúde e gestante e/ou mãe adolescente. O primeiro tema revelou que o trabalho do profissional é orientado pelo modelo biomédico, em que as ações de saúde concentram-se, essencialmente, na atenção às mamas, na técnica da amamentação, em protocolos do serviço de saúde, distanciando-se das necessidades mais amplas das adolescentes. A educação em aleitamento materno segue o modelo tradicional, com abordagem de temas preestabelecidos e utilização de materiais educativos. O segundo tema mostrou que as enfermeiras contam com parcerias intra e extrainstitucionais, se mobilizam na busca de outros saberes para complementarem suas ações, porém a comunicação entre os trabalhadores ocorre por meio de agendamentos e encaminhamentos para outros profissionais. O atendimento de enfermagem se dá por meio de consultas e visitas domiciliares e parece seguir uma padronização. A preocupação da enfermeira, durante a puericultura, é com a avaliação e vacinação do recém-nascido. As orientações em aleitamento materno ocorrem durante o pré-natal e no momento do teste do pezinho. A atenção pré-natal revelou o acolhimento de forma sutil, com aproximações e distanciamentos da perspectiva da integralidade. O terceiro tema apontou que a enfermeira respeita a decisão da mulher sobre a amamentação, que ela está disposta a ouvir a adolescente, explicar e orientar mais as adolescentes acerca do aleitamento materno, porém sua prática está permeada por juízo de valores. Consideramos que são necessárias capacitação e educação permanentes em aleitamento materno, visando a um novo perfil de enfermeiros para a atenção integral das necessidades das adolescentes, no ciclo gravídico-puerperal.The practice of exclusive breastfeeding until six months old child and the supply of milk up to two years of age or older is considered essential for the health and quality of life of children, with benefits also for the mother and family. However, weaning rates are still high and is exacerbated when the mother is a adolescent. Health professionals, through their actions, can influence the initiation and maintenance of breastfeeding. Therefore, this paper is intended to acknowledge the practice of nurses working in the network of the Municipal Health Department of Ribeirão Preto (SP) for the promotion of breastfeeding for mothers and / or pregnant women adolescents. This is a descriptive qualitative approach, developed with 12 nurses who worked in the Health Units for the Southern District of Ribeirão Preto. Data were collected through semi-structured interviews and observation of practice nurses, after informed consent. The observations were recorded in the field diary and the interviews were transcribed and analyzed according to the analysis technique of thematic content, under the theoretical integrality. The results revealed three themes: 1) Work focused on technique, in the recommended and biological, 2) Daily of the health service in the care of pregnant women and / or adolescent mother, 3) Relationship of health professionals and pregnant and / or adolescent mother. The first theme revealed that the professional work is guided by the biomedical model, in which health actions are concentrated primarily in the care of breasts, the breastfeeding techniques, protocols of the health service, away with the more ample of adolescents. A breastfeeding education follows the traditional model, the approach of preestablished themes and use of educational materials. The second theme revealed that nurses rely on partnerships within and outside institutions, are mobilized in pursuit of other knowledge to complement their actions, however, the communication between workers is through appointments and referrals to other professionals. The nursing care is done through consultations and home visits and seems to follow a pattern. The concern of the nurse during the child is with the assessment and vaccination of the newborn. The guidelines on breastfeeding occur during the prenatal and the time of newborn screening. The prenatal care revealed in a subtle way of reception, with approaches in and distancing of view of integrality. The third theme showed that the nurse respects a woman\'s decision about breastfeeding, she is willing to listen to the adolescent, explain and guide more adolescents regarding breastfeeding, but its practice is permeated by value judgments. We believe it is necessary training and continuing education in breastfeeding, seeking a new profile of nurses in the comprehensive care needs of adolescents during pregnancy and postpartum period.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGomes, Flávia AzevedoLeal, Caroline Cândido Garcia2010-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-04082010-145142/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:08Zoai:teses.usp.br:tde-04082010-145142Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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