despactários no Diverso - Grande sertão: veredas e a poética da Relação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-26072011-134456/ |
Resumo: | Trata-se aqui de uma aproximação entre João Guimarães Rosa (1908-1967), escritor brasileiro, e Édouard Glissant (1928-2011), filósofo, romancista, poeta e crítico martinicano. Os textos escolhidos para tal aproximação foram o Grande sertão: veredas (1956) e a produção ensaística de Glissant de modo geral. Pretendi identificar e analisar ressonâncias entre a escrita de ambos. Consideraram-se primeiramente as extrapolações de seus gêneros originais, ficção e ensaio, e como muitas vezes procediam paralelamente no trabalho da linguagem e sua implicação política, isto é, a relação entre ética e estética. Longe de formalismos, os autores entendem a expressão como intimamente ligada ao seu conteúdo e assim assumem a opacidade da linguagem, potencializando seu aspecto poético e retirando-a de práticas automatizadas ou instrumentais. Investigou-se principalmente: (1) a partir de Deleuze e Guattari, a concepção rizomática do texto e suas linhas de fuga; (2) a situação narrativa em Grande sertão: veredas; e (3) a partir da noção de opacidade de Glissant, sua realização como procedimento estético na contaminação do tratamento do espaço ficcionalizado. |
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despactários no Diverso - Grande sertão: veredas e a poética da RelaçãoWithout covenant in diverse Grande Sertão: veredas an poetics of the relantionshipÉdouard GlissantÉdouard GlissantGrande sertão: veredasGrande sertão: veredasJoão Guimarães RosaJoão Guimarães RosaOpacidadeOpacityRelaçãoRelationTrata-se aqui de uma aproximação entre João Guimarães Rosa (1908-1967), escritor brasileiro, e Édouard Glissant (1928-2011), filósofo, romancista, poeta e crítico martinicano. Os textos escolhidos para tal aproximação foram o Grande sertão: veredas (1956) e a produção ensaística de Glissant de modo geral. Pretendi identificar e analisar ressonâncias entre a escrita de ambos. Consideraram-se primeiramente as extrapolações de seus gêneros originais, ficção e ensaio, e como muitas vezes procediam paralelamente no trabalho da linguagem e sua implicação política, isto é, a relação entre ética e estética. Longe de formalismos, os autores entendem a expressão como intimamente ligada ao seu conteúdo e assim assumem a opacidade da linguagem, potencializando seu aspecto poético e retirando-a de práticas automatizadas ou instrumentais. Investigou-se principalmente: (1) a partir de Deleuze e Guattari, a concepção rizomática do texto e suas linhas de fuga; (2) a situação narrativa em Grande sertão: veredas; e (3) a partir da noção de opacidade de Glissant, sua realização como procedimento estético na contaminação do tratamento do espaço ficcionalizado.This text aims at showing how an approach between the Brazilian writer João Guimarães Rosa (1908-1967) and the philosopher, novelist, poet and martiniquais literary critic Édouard Glissant (1928-2011) is possible. The texts chosen for such a reading were Grande sertão: veredas (1956) and Glissants essay production as a whole. Using those texts as a springboard, we intended to identify and analyze resonances between their writing procedures. First, it was considered their distancing from their original fictional and essayist genres. After that, our attention was drawn to the similar way in which they utilize language and understand its political implications that is the relationship between aesthetics and ethics. Far from being mere formalists, the authors seem to believe that there is an intimate relationship between expression and its content. This leads them to assume the opacity of language, bringing to the fore its poetical aspect and removing it from automatized or instrumental practices. Our efforts were concentrated on investigating: (1) the notion, drawn from Deleuze and Guattari, of rhizomatic text and its escape lines; (2) the narrative situation in Grande sertão: veredas; and (3) Glissants opacity notion and its accomplishment as an aesthetic procedure especially in the way fictional space is treatedBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPino, Claudia Consuelo AmigoGroke, Henrique de Toledo2011-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-26072011-134456/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-26072011-134456Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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