Diante da catástrofe: a modernização brasileira nos filmes de Vladimir Carvalho entre 1974 e 1991
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21082024-094911/ |
Resumo: | A pesquisa faz uma análise de sete documentários do cineasta Vladimir Carvalho que, em conjunto, compõem uma interpretação sobre a modernização do Brasil: Vila Boa de Goyaz (1974), Quilombo (1975), Mutirão (1976), Brasília segundo Feldman (1979), Perseghini (1984), Conterrâneos velhos de guerra (1990) e A paisagem natural (1991). Por meio dos testemunhos e das memórias registradas e construídas pelos filmes, nos deparamos com a violência intrínseca a esse processo, mas também com a (r)existência de homens e mulheres que sofreram com o impacto dessas ações e são comumente excluídos dessa história. Com uma perspectiva que se alinha à chamada história a contrapelo, os filmes provocam tensões entre uma visão hegemônica e outra popular sobre a interiorização do país. Cada um a seu modo e quando analisados em conjunto, revelam aspectos que nos permitem complexificar o olhar sobre a história da região e do país, marcada pelo colonialismo interno e pelo desenvolvimento da chamada modernidade anômala. Também nos permitem questionar uma historiografia, especialmente do cinema moderno, ainda muito centrada em interpretações a partir do eixo Rio-São Paulo. |
id |
USP_27040fc92cade0fce3d5eada62e12276 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-21082024-094911 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Diante da catástrofe: a modernização brasileira nos filmes de Vladimir Carvalho entre 1974 e 1991In The Face of Catastrophe: Brazilian modernization in Vladimir Carvalhos films between 1974 and 1991Cinema modernoModern cinemaModernização do BrasilModernization of BrazilVladimir CarvalhoVladimir CarvalhoA pesquisa faz uma análise de sete documentários do cineasta Vladimir Carvalho que, em conjunto, compõem uma interpretação sobre a modernização do Brasil: Vila Boa de Goyaz (1974), Quilombo (1975), Mutirão (1976), Brasília segundo Feldman (1979), Perseghini (1984), Conterrâneos velhos de guerra (1990) e A paisagem natural (1991). Por meio dos testemunhos e das memórias registradas e construídas pelos filmes, nos deparamos com a violência intrínseca a esse processo, mas também com a (r)existência de homens e mulheres que sofreram com o impacto dessas ações e são comumente excluídos dessa história. Com uma perspectiva que se alinha à chamada história a contrapelo, os filmes provocam tensões entre uma visão hegemônica e outra popular sobre a interiorização do país. Cada um a seu modo e quando analisados em conjunto, revelam aspectos que nos permitem complexificar o olhar sobre a história da região e do país, marcada pelo colonialismo interno e pelo desenvolvimento da chamada modernidade anômala. Também nos permitem questionar uma historiografia, especialmente do cinema moderno, ainda muito centrada em interpretações a partir do eixo Rio-São Paulo.This research conducts an analysis of seven documentary films by the filmmaker Vladimir Carvalho, which, as a whole body of work, provide an interpretation on modernization in Brazil: Vila Boa de Goyaz (1974), Quilombo (1975), Mutirão (1976), Brasília segundo Feldman (1979), Perseghini (1984), Conterrâneos velhos de guerra (1990), and A paisagem natural (1991). As the films record and build accounts and memories, we are faced with the violence that is intrinsic to this process, but also with the existence and resistance of men and women who have suffered the impact of these actions, and who are usually excluded from this story. With a perspective aligned with the so-called history against the grain, the films generate tensions between a hegemonic view and a grassroots view of Brazils inland expansion. Each film by itself and all films analyzed as a whole reveal aspects that allow us to provide a more complex outlook on the history of the region and the country, marked by internal colonialism and the development of the so-called anomalous modernity. They also allow us to question historiography, especially in modern cinema, which is still very much centered around interpretations coming from Rio de Janeiro and São Paulo.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCardoso, MauricioCarrijo, Aline Fernandes2024-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21082024-094911/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-21T22:38:02Zoai:teses.usp.br:tde-21082024-094911Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-21T22:38:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diante da catástrofe: a modernização brasileira nos filmes de Vladimir Carvalho entre 1974 e 1991 In The Face of Catastrophe: Brazilian modernization in Vladimir Carvalhos films between 1974 and 1991 |
title |
Diante da catástrofe: a modernização brasileira nos filmes de Vladimir Carvalho entre 1974 e 1991 |
spellingShingle |
Diante da catástrofe: a modernização brasileira nos filmes de Vladimir Carvalho entre 1974 e 1991 Carrijo, Aline Fernandes Cinema moderno Modern cinema Modernização do Brasil Modernization of Brazil Vladimir Carvalho Vladimir Carvalho |
title_short |
Diante da catástrofe: a modernização brasileira nos filmes de Vladimir Carvalho entre 1974 e 1991 |
title_full |
Diante da catástrofe: a modernização brasileira nos filmes de Vladimir Carvalho entre 1974 e 1991 |
title_fullStr |
Diante da catástrofe: a modernização brasileira nos filmes de Vladimir Carvalho entre 1974 e 1991 |
title_full_unstemmed |
Diante da catástrofe: a modernização brasileira nos filmes de Vladimir Carvalho entre 1974 e 1991 |
title_sort |
Diante da catástrofe: a modernização brasileira nos filmes de Vladimir Carvalho entre 1974 e 1991 |
author |
Carrijo, Aline Fernandes |
author_facet |
Carrijo, Aline Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Mauricio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrijo, Aline Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema moderno Modern cinema Modernização do Brasil Modernization of Brazil Vladimir Carvalho Vladimir Carvalho |
topic |
Cinema moderno Modern cinema Modernização do Brasil Modernization of Brazil Vladimir Carvalho Vladimir Carvalho |
description |
A pesquisa faz uma análise de sete documentários do cineasta Vladimir Carvalho que, em conjunto, compõem uma interpretação sobre a modernização do Brasil: Vila Boa de Goyaz (1974), Quilombo (1975), Mutirão (1976), Brasília segundo Feldman (1979), Perseghini (1984), Conterrâneos velhos de guerra (1990) e A paisagem natural (1991). Por meio dos testemunhos e das memórias registradas e construídas pelos filmes, nos deparamos com a violência intrínseca a esse processo, mas também com a (r)existência de homens e mulheres que sofreram com o impacto dessas ações e são comumente excluídos dessa história. Com uma perspectiva que se alinha à chamada história a contrapelo, os filmes provocam tensões entre uma visão hegemônica e outra popular sobre a interiorização do país. Cada um a seu modo e quando analisados em conjunto, revelam aspectos que nos permitem complexificar o olhar sobre a história da região e do país, marcada pelo colonialismo interno e pelo desenvolvimento da chamada modernidade anômala. Também nos permitem questionar uma historiografia, especialmente do cinema moderno, ainda muito centrada em interpretações a partir do eixo Rio-São Paulo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21082024-094911/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21082024-094911/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090964938031104 |