Adolescentes infratores: um estudo compreensivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saes, Danuza Sgobbi
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-01062012-154753/
Resumo: Acreditamos na necessária contribuição da presente pesquisa, tendo como objetivos a compreensão sobre o psiquismo do adolescente em conflito com a lei através da utilização de um modelo compreensivo de psicodiagnóstico. Iniciamos nossa reflexão com questões referentes ao psicodiagnóstico, remontando a sua construção histórica que lançou as bases para o referencial do Psicodiagnóstico Compreensivo. Fizemos um esboço de teorias Psicanalíticas relevantes utilizando autores que são referenciais nesse tipo de psicodiagnóstico, a saber: Freud, Melanie Klein e Winnicott e através destes autores buscamos uma elucidação psicanalítica sobre o comportamento delinqüente. Buscamos a compreensão sobre o fenômeno da adolescência abordando aspectos de ordem biológica, cultural, social e psicológica e relacionamos estas com a delinqüência através de pesquisas mais recentes de âmbito nacional que são contribuições importantes frente à nossa realidade. Trouxemos um histórico do atendimento ao adolescente infrator no Brasil, no sentido de nos situarmos historicamente e entender o lócus em que se dará o estudo. A pesquisa realizada envolveu oito adolescentes, com idade de 14 a 16 anos, que se encontravam em cumprimento de medida de Liberdade Assistida por Roubo, no período de janeiro a agosto do ano de 2003. A realização do psicodiagnóstico se deu através da inserção desses adolescentes em acompanhamento psicoterapêutico realizado pela autora, enquanto psicóloga pesquisadora em uma entidade não governamental conveniada à Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (FEBEM SP). Realizamos entrevistas com os adolescentes e, quando possível, com seus responsáveis e utilizamos as seguintes técnicas projetivas: O Questionário Desiderativo e o Procedimento de Desenhos - Estórias. Utilizando o material recolhido durante o processo psicodiagnóstico, percebemos a importância deste na compreensão da infração dentro da constituição histórica de cada sujeito, bem como, no estabelecimento de medidas adequadas na condução de cada caso e na compreensão do fenômeno da delinqüência juvenil
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Buscamos a compreensão sobre o fenômeno da adolescência abordando aspectos de ordem biológica, cultural, social e psicológica e relacionamos estas com a delinqüência através de pesquisas mais recentes de âmbito nacional que são contribuições importantes frente à nossa realidade. Trouxemos um histórico do atendimento ao adolescente infrator no Brasil, no sentido de nos situarmos historicamente e entender o lócus em que se dará o estudo. A pesquisa realizada envolveu oito adolescentes, com idade de 14 a 16 anos, que se encontravam em cumprimento de medida de Liberdade Assistida por Roubo, no período de janeiro a agosto do ano de 2003. A realização do psicodiagnóstico se deu através da inserção desses adolescentes em acompanhamento psicoterapêutico realizado pela autora, enquanto psicóloga pesquisadora em uma entidade não governamental conveniada à Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (FEBEM SP). Realizamos entrevistas com os adolescentes e, quando possível, com seus responsáveis e utilizamos as seguintes técnicas projetivas: O Questionário Desiderativo e o Procedimento de Desenhos - Estórias. Utilizando o material recolhido durante o processo psicodiagnóstico, percebemos a importância deste na compreensão da infração dentro da constituição histórica de cada sujeito, bem como, no estabelecimento de medidas adequadas na condução de cada caso e na compreensão do fenômeno da delinqüência juvenilWe do believe in the very necessary contribution of the present study, which aims at adolescents´ psyche understanding that is in conflict with Law bay means of an understanding model of Psychodiagnosis. In order to try to understand the emotional experience of each person concerning his uniqueness and to evaluate the importance of this study in establishing interventional and preventing strategies our reflection has been started with questions related to Psychodiagnosis that have remodeled its historical construction, which started the basis to Understanding Psychodiagnosis. We have made a research of psychoanalytic theories referring to authors that are references in this kind of psychological, such as Freud, Melanie Klein and Winnicott and through those authors we have searched a psychoanalytic clarification about delinquent behavior. We have tried to understand the phenomenon of adolescence by approaching biological, cultural, social and psychological aspects and crossed these ones to delinquency by means of the latest nationwide researches, which are important contributions to our reality. We have brought the history of young delinquent assistance in Brazil in order to place us historically and understand the locus in which the study will occur. The research has analyzed eight adolescents whose ages ranged from 14 to 16 years old, who had been accomplishing Assisted Freedom for Robbery from January to August of 2003. The accomplishment of Psychodiagnosis happened due to their insertion into psychotherapeutical follow-up performed by author _ a research psychologist working in a non-governmental entity united to FEBEM-SP. We have interviewed adolescents and, as possible, his responsible people and also used projection techniques: Desiderative Questionnaire and Drawing-Story Procedure. Psychodiagnosis has been accomplished through and understanding point, in which we have searched an overview of data that have been obtained and interpreted based on Psychoanalytic Theory. Making use of only our collected material during the psychodiagnosis process we could realize its importance by understanding the infraction inside the historical constitution of each person as well as the search of its uniqueness and establishment of suitable measures to conduct each caseBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTardivo, Leila Salomao de La Plata CurySaes, Danuza Sgobbi2003-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-01062012-154753/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-01062012-154753Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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