Uma proposta de levantamento de perfis conceituais de ensinar e aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Esdras Viggiano de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-12022009-140818/
Resumo: A noção de perfil conceitual nos permite conceber que um conceito pode ser representado de diversas maneiras, as quais são chamadas de zonas do perfil conceitual. Cada conceito é utilizado a partir dos contextos estabelecidos na interação humana. Nesta direção, nos propomos realizar o levantamento dos perfis conceituais de ensinar e de aprender de licenciandos em Física, procurando estabelecer a relação entre estes perfis. Para tanto, construímos um questionário com questões que fornecessem marcas de delineamento de contextos, de forma a procurar identificar o uso das zonas de perfil conceitual em cada um desses. O Referencial Teórico foi constituído a partir ampliação da noção de perfil conceitual proposta por Mortimer (1995), nas idéias de Bernstein (1996) sobre contexto e significado, nos estudos sobre conceitos na psicologia da aprendizagem e de algumas considerações baseadas na psicologia histórico-cultural. Estabelecemos categorias, relacionadas a ensinar e a aprender, que foram utilizadas na construção e análise do questionário. Estabelecemos relações entre as respostas referentes ao questionário com ênfase na categoria Concepções de Educação para investigar a constituição dos perfis conceituais de ensinar e de aprender e a relação destas, que hipoteticamente ocorre em um perfil conceitual de ensinar-aprender.
id USP_27bb0100cfe64a2397ba5d8d55972851
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12022009-140818
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma proposta de levantamento de perfis conceituais de ensinar e aprenderA proposal of conceptual profiles assessment of to learn and to teach1. Perfil conceitual2. Ensino e aprendizagem3. Associações Contextuais4. Formação de professores5. Ensino de FísicaConceptual profilecontextsteaching-learningto learnto teachtraining teachers.A noção de perfil conceitual nos permite conceber que um conceito pode ser representado de diversas maneiras, as quais são chamadas de zonas do perfil conceitual. Cada conceito é utilizado a partir dos contextos estabelecidos na interação humana. Nesta direção, nos propomos realizar o levantamento dos perfis conceituais de ensinar e de aprender de licenciandos em Física, procurando estabelecer a relação entre estes perfis. Para tanto, construímos um questionário com questões que fornecessem marcas de delineamento de contextos, de forma a procurar identificar o uso das zonas de perfil conceitual em cada um desses. O Referencial Teórico foi constituído a partir ampliação da noção de perfil conceitual proposta por Mortimer (1995), nas idéias de Bernstein (1996) sobre contexto e significado, nos estudos sobre conceitos na psicologia da aprendizagem e de algumas considerações baseadas na psicologia histórico-cultural. Estabelecemos categorias, relacionadas a ensinar e a aprender, que foram utilizadas na construção e análise do questionário. Estabelecemos relações entre as respostas referentes ao questionário com ênfase na categoria Concepções de Educação para investigar a constituição dos perfis conceituais de ensinar e de aprender e a relação destas, que hipoteticamente ocorre em um perfil conceitual de ensinar-aprender.The notion of conceptual profile allows us to conceive that a concept could be represented in several different ways, which are called zones of the conceptual profile. Each concept is used in contexts established in human interactions. Then, we propose to assess the conceptual profile of to teach and to learn of the pre-service Physics teachers, trying to relate those conceptual profiles. To achieve this target we build a questionnaire with questions that address contexts of concept´s use, trying to identify which conceptual profile zone is used in the specific situation. The theoretical referential was weaved with the amplified notion of Mortimers original proposal of conceptual profile (1995), with Bernsteins ideas about meaning and context, with studies about concept of the Psychology of learning and with some considerations based on the cultural-historic psychology. We proposed categories related with the two concepts to teach and to learn that were used to built and to analyze data. Data were related through the category of Concepts of Education to research the existence of those conceptual profiles and if there is a more complex conceptual profile of teaching-learning.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMattos, Cristiano Rodrigues deSouza, Esdras Viggiano de2008-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-12022009-140818/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:57Zoai:teses.usp.br:tde-12022009-140818Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de levantamento de perfis conceituais de ensinar e aprender
A proposal of conceptual profiles assessment of to learn and to teach
title Uma proposta de levantamento de perfis conceituais de ensinar e aprender
spellingShingle Uma proposta de levantamento de perfis conceituais de ensinar e aprender
Souza, Esdras Viggiano de
1. Perfil conceitual
2. Ensino e aprendizagem
3. Associações Contextuais
4. Formação de professores
5. Ensino de Física
Conceptual profile
contexts
teaching-learning
to learn
to teach
training teachers.
title_short Uma proposta de levantamento de perfis conceituais de ensinar e aprender
title_full Uma proposta de levantamento de perfis conceituais de ensinar e aprender
title_fullStr Uma proposta de levantamento de perfis conceituais de ensinar e aprender
title_full_unstemmed Uma proposta de levantamento de perfis conceituais de ensinar e aprender
title_sort Uma proposta de levantamento de perfis conceituais de ensinar e aprender
author Souza, Esdras Viggiano de
author_facet Souza, Esdras Viggiano de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Cristiano Rodrigues de
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Esdras Viggiano de
dc.subject.por.fl_str_mv 1. Perfil conceitual
2. Ensino e aprendizagem
3. Associações Contextuais
4. Formação de professores
5. Ensino de Física
Conceptual profile
contexts
teaching-learning
to learn
to teach
training teachers.
topic 1. Perfil conceitual
2. Ensino e aprendizagem
3. Associações Contextuais
4. Formação de professores
5. Ensino de Física
Conceptual profile
contexts
teaching-learning
to learn
to teach
training teachers.
description A noção de perfil conceitual nos permite conceber que um conceito pode ser representado de diversas maneiras, as quais são chamadas de zonas do perfil conceitual. Cada conceito é utilizado a partir dos contextos estabelecidos na interação humana. Nesta direção, nos propomos realizar o levantamento dos perfis conceituais de ensinar e de aprender de licenciandos em Física, procurando estabelecer a relação entre estes perfis. Para tanto, construímos um questionário com questões que fornecessem marcas de delineamento de contextos, de forma a procurar identificar o uso das zonas de perfil conceitual em cada um desses. O Referencial Teórico foi constituído a partir ampliação da noção de perfil conceitual proposta por Mortimer (1995), nas idéias de Bernstein (1996) sobre contexto e significado, nos estudos sobre conceitos na psicologia da aprendizagem e de algumas considerações baseadas na psicologia histórico-cultural. Estabelecemos categorias, relacionadas a ensinar e a aprender, que foram utilizadas na construção e análise do questionário. Estabelecemos relações entre as respostas referentes ao questionário com ênfase na categoria Concepções de Educação para investigar a constituição dos perfis conceituais de ensinar e de aprender e a relação destas, que hipoteticamente ocorre em um perfil conceitual de ensinar-aprender.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-12022009-140818/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-12022009-140818/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256886504587264