História do corpo através da dança da ciranda: Lia de Itamaracá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teller, Sonia
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-18022010-170313/
Resumo: Excluídas da vida pública, da política, do direito à cidadania, da história, pelo menos nos séculos que precederam o XIX e até meados do nosso século, há, no entanto um lugar privilegiado, onde as mulheres são reconhecidas e transpuseram o limiar da vida privada: a dança, lugar onde seu corpo \"fala\". O presente trabalho visa fazer uma história do corpo da mulher, via dança, especificamente a dança da ciranda presidida por Lia do Itamaracá. O propósito é analisar as especificidades quanto ao corpo e imaginário que fixou do feminino e verificar até que ponto a ciranda produz um corpo Outro que não o do biopoder tal como formulou Foucault. Enfim, a exemplo de José Carlos de Paula, gostaríamos de buscar a efetivação das ações libertárias que se configurariam como quebra dos limites da corporeidade imposta socialmente.
id USP_27cadbad20d9953d22e9f0c5cfa1e777
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18022010-170313
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling História do corpo através da dança da ciranda: Lia de ItamaracáHistory of the body through the dance of ciranda: Lia de ItamaracáCirandaCirandaCultura popularDançaDanceLia de ItamaracáLia do ItamaracáPopular cultureTeatroTheaterExcluídas da vida pública, da política, do direito à cidadania, da história, pelo menos nos séculos que precederam o XIX e até meados do nosso século, há, no entanto um lugar privilegiado, onde as mulheres são reconhecidas e transpuseram o limiar da vida privada: a dança, lugar onde seu corpo \"fala\". O presente trabalho visa fazer uma história do corpo da mulher, via dança, especificamente a dança da ciranda presidida por Lia do Itamaracá. O propósito é analisar as especificidades quanto ao corpo e imaginário que fixou do feminino e verificar até que ponto a ciranda produz um corpo Outro que não o do biopoder tal como formulou Foucault. Enfim, a exemplo de José Carlos de Paula, gostaríamos de buscar a efetivação das ações libertárias que se configurariam como quebra dos limites da corporeidade imposta socialmente.Although women were excluded from the public life, politics, the right of citizenship and History, at least in the centuries that preceded the 19th and the first half of the 20th century there is, nevertheless, a situation in which they were recognized in a very privileged way and that went beyond their private lives: dance, the language of the body. This paper aims to trace the history of the womans body through dance, specifically the ciranda (a popular dance) by Lia do Itamaraçá. The objective is to analyze what is determined in the feminine by the body and what is imaginary and from this point of view verify whether the ciranda produces a body Other, different from the bio-power as stated by Foucault. Finally, we would like to find the libertarian actions effectuation that would shape as the breakage of the corporeity limits imposed by society.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSevcenko, NicolauTeller, Sonia2009-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-18022010-170313/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:01Zoai:teses.usp.br:tde-18022010-170313Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv História do corpo através da dança da ciranda: Lia de Itamaracá
History of the body through the dance of ciranda: Lia de Itamaracá
title História do corpo através da dança da ciranda: Lia de Itamaracá
spellingShingle História do corpo através da dança da ciranda: Lia de Itamaracá
Teller, Sonia
Ciranda
Ciranda
Cultura popular
Dança
Dance
Lia de Itamaracá
Lia do Itamaracá
Popular culture
Teatro
Theater
title_short História do corpo através da dança da ciranda: Lia de Itamaracá
title_full História do corpo através da dança da ciranda: Lia de Itamaracá
title_fullStr História do corpo através da dança da ciranda: Lia de Itamaracá
title_full_unstemmed História do corpo através da dança da ciranda: Lia de Itamaracá
title_sort História do corpo através da dança da ciranda: Lia de Itamaracá
author Teller, Sonia
author_facet Teller, Sonia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sevcenko, Nicolau
dc.contributor.author.fl_str_mv Teller, Sonia
dc.subject.por.fl_str_mv Ciranda
Ciranda
Cultura popular
Dança
Dance
Lia de Itamaracá
Lia do Itamaracá
Popular culture
Teatro
Theater
topic Ciranda
Ciranda
Cultura popular
Dança
Dance
Lia de Itamaracá
Lia do Itamaracá
Popular culture
Teatro
Theater
description Excluídas da vida pública, da política, do direito à cidadania, da história, pelo menos nos séculos que precederam o XIX e até meados do nosso século, há, no entanto um lugar privilegiado, onde as mulheres são reconhecidas e transpuseram o limiar da vida privada: a dança, lugar onde seu corpo \"fala\". O presente trabalho visa fazer uma história do corpo da mulher, via dança, especificamente a dança da ciranda presidida por Lia do Itamaracá. O propósito é analisar as especificidades quanto ao corpo e imaginário que fixou do feminino e verificar até que ponto a ciranda produz um corpo Outro que não o do biopoder tal como formulou Foucault. Enfim, a exemplo de José Carlos de Paula, gostaríamos de buscar a efetivação das ações libertárias que se configurariam como quebra dos limites da corporeidade imposta socialmente.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-18022010-170313/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-18022010-170313/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090822261440512