Currículo e prática dos professores de arte (fundamental - anos finais e ensino médio) na rede estadual paulista: possibilidades e limites

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes Neto, Pedro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12042019-102227/
Resumo: Esta pesquisa visa a estudar a diversidade de configurações e perspectivas filosóficas, políticas e pedagógicas na prática cotidiana de professores de Arte da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Para além disso, discutiremos a relação entre a pluralidade de práticas que ocorrem nas escolas e as expectativas dos documentos oficiais para o ensino de Arte. A pesquisa parte de uma caracterização geral dos professores de Arte indicando: número de profissionais, formações específicas e contextos de trabalhos para situar a análise das formas de compreensão, desenvolvimento e apropriação da proposta vigente. Por fim, procuramos levantar hipóteses de como estão organizados o ensino e os processos de aprendizagem em Arte, buscando possibilidades e limites dentro do que é determinado pelo atual currículo oficial de estrutura do ensino oficial regido pelo Estado de São Paulo.
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