Tendência do processo de evolução dos sistemas de administração da produção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azzolini Júnior, Walther
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-21102015-162319/
Resumo: A evolução da tecnologia da informação, tanto em hardware quanto em software, na última década, proporcionou ao mundo globalizado mudanças significativas na Gestão das organizações privadas e governamentais, permitindo a integração do fluxo de informações de operação ao fluxo de informações de gestão dos processos de produção, através de uma linguagem de programação específica como o CAD e CAM. Como resultado desse processo de evolução, a partir da década de 90, surgiram os Sistemas Integrados de Gestão (ERP - Enterprise Resource Planning) os quais passaram a incorporar os processos de negócio das empresas induzindo-as a mudanças significativas no ambiente de operação, desde os procedimentos mais simples até os mais complexos. É nesse contexto que pesquisadores e profissionais envolvidos com a implantação de tais sistemas constataram que o custo de aquisição, incluindo investimentos em inovações tecnológicas e treinamento, necessários à operação desses sistemas, por si só não garantiu o custo benefício e o retorno dos investimentos realizados, resultados esses não compatíveis com as expectativas geradas no período de implantação, causando em alguns casos perda de eficiência e frustração por parte dos usuários desses sistemas. Tal evidência induziu o autor do presente trabalho ao objetivo geral de elucidar as causas dos insucessos, partindo para a pesquisa descritiva de diferentes empresas, de segmentos distintos, que implantaram os sistemas ERP de diferentes fornecedores disponíveis no mercado. A pesquisa descritiva de campo permitiu esclarecer no âmbito de operação dessas empresas as suas peculiaridades quanto à estrutura do departamento de planejamento e controle da produção e sua integração com suas técnicas auxiliares. Nesse contexto foi possível avaliar a implantação desses sistemas pelas unidades produtivas pesquisadas que tiveram o objetivo de garantir ganhos significativos quanto à redução do tempo de resposta ao atendimento das necessidades dos clientes, com a possibilidade do apontamento de indicadores de desempenho mais precisos, direcionando a pesquisa para a avaliação do papel do PCP como agente facilitador do processo de implantação e como responsável pela aderência ou não desses sistemas ao sistema produtivo. Logo, um estudo mais aprofundado dos conceitos elucidados na literatura quanto aos tempos de processo e, conseqüentemente, aos tempos de resposta de todo o processo de fabricação, enfatizou a necessidade de se estudar a evolução do processo de manufatura ao longo das últimas décadas. A condução da pesquisa ao estudo das fases inerentes ao processo de evolução da manufatura nas últimas décadas, apontou para a divisão do processo de evolução em quatro fases: 1. Manufatura em Massa; 2. Manufatura Enxuta; 3. Manufatura Ágil; 4. Manufatura Responsiva. Nesse cenário, um dos objetivos específicos do trabalho é o de apontar as deficiências dos sistemas ERP em operação nas empresas que tiveram como meta reduções significativas de tempo de processo, com base no estudo das fases descritas, das técnicas auxiliares do PCP e da relação da função tempo com o contexto atual, além dos sistemas de gestão integrada. A revisão bibliográfica detalhada e cinco estudos de caso aqui apresentados formam o corpo deste trabalho.
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Como resultado desse processo de evolução, a partir da década de 90, surgiram os Sistemas Integrados de Gestão (ERP - Enterprise Resource Planning) os quais passaram a incorporar os processos de negócio das empresas induzindo-as a mudanças significativas no ambiente de operação, desde os procedimentos mais simples até os mais complexos. É nesse contexto que pesquisadores e profissionais envolvidos com a implantação de tais sistemas constataram que o custo de aquisição, incluindo investimentos em inovações tecnológicas e treinamento, necessários à operação desses sistemas, por si só não garantiu o custo benefício e o retorno dos investimentos realizados, resultados esses não compatíveis com as expectativas geradas no período de implantação, causando em alguns casos perda de eficiência e frustração por parte dos usuários desses sistemas. Tal evidência induziu o autor do presente trabalho ao objetivo geral de elucidar as causas dos insucessos, partindo para a pesquisa descritiva de diferentes empresas, de segmentos distintos, que implantaram os sistemas ERP de diferentes fornecedores disponíveis no mercado. A pesquisa descritiva de campo permitiu esclarecer no âmbito de operação dessas empresas as suas peculiaridades quanto à estrutura do departamento de planejamento e controle da produção e sua integração com suas técnicas auxiliares. Nesse contexto foi possível avaliar a implantação desses sistemas pelas unidades produtivas pesquisadas que tiveram o objetivo de garantir ganhos significativos quanto à redução do tempo de resposta ao atendimento das necessidades dos clientes, com a possibilidade do apontamento de indicadores de desempenho mais precisos, direcionando a pesquisa para a avaliação do papel do PCP como agente facilitador do processo de implantação e como responsável pela aderência ou não desses sistemas ao sistema produtivo. Logo, um estudo mais aprofundado dos conceitos elucidados na literatura quanto aos tempos de processo e, conseqüentemente, aos tempos de resposta de todo o processo de fabricação, enfatizou a necessidade de se estudar a evolução do processo de manufatura ao longo das últimas décadas. A condução da pesquisa ao estudo das fases inerentes ao processo de evolução da manufatura nas últimas décadas, apontou para a divisão do processo de evolução em quatro fases: 1. Manufatura em Massa; 2. Manufatura Enxuta; 3. Manufatura Ágil; 4. Manufatura Responsiva. Nesse cenário, um dos objetivos específicos do trabalho é o de apontar as deficiências dos sistemas ERP em operação nas empresas que tiveram como meta reduções significativas de tempo de processo, com base no estudo das fases descritas, das técnicas auxiliares do PCP e da relação da função tempo com o contexto atual, além dos sistemas de gestão integrada. A revisão bibliográfica detalhada e cinco estudos de caso aqui apresentados formam o corpo deste trabalho.The evolution of the technology of information, both in hardware and software, during the last decade, have provided to the globalized world significant changes in the Management of private and governmental organizations, allowing the integration of the flow of information of operation with the flow of information of production management processes, by means of specific programming language as CAD and CAM. As a result of this cycle of evolution, which started in the 90\'s, the ERP - Enterprise Resource Planning - was incorporated to the processes of business in companies leading them to significant changes in the operation environment, from the most simple to the most complex procedures. It is in this context that researchers and professionals, involved with the implantation of such systems, had evidenced that the acquisition cost, including investments in technological innovations and training so necessary to the systems operation, did not guarantee the cost benefits and the return of the investments. These results were not compatible with the expectations generated in the implantation period causing, in some cases, loss of efficiency and frustration on the part of the users of these systems. Such evidences lead the author of the present paper to the general objective of elucidating the causes of the failures. The work started from the descriptive research of different companies of distinct segments, which had implanted ERP systems of different available suppliers in the market. The descriptive field research allowed the clarifying of some peculiarities in the scope of operation of the companies as to the structure of their planning department and production control and the integration with supporting techniques. In this context it was possible to evaluate the implantation of these systems, in the considered productive units, which had aimed at guaranteeing significant profits as to the reduction of time of response to customer needs, with the possibility of pointing to more precise performance indicators, thus directing the research to the evaluation of the role of PCP as a facilitator agent in the implantation process and as a responsible one for the observance or not of these systems to the productive scheme. As a result, a broaden study of the concepts, focused on the specific literature, referring to the time of processing and, consequently, to the time of response of all the manufacturing procedures, emphasized the necessity of studying the evolution of the manufacturing process during the last decades. The conduction of the research to the study of inherent phases of the evolution process of manufacturing in the last decades, pointed to the division of the of evolution process in four phases: 1. Mass Manufacturing; 2. Lean Manufacturing (just in time); 3. Agile Manufacturing; 4. Responsive Manufacturing. In this scenario, one of the specific targets of this work is to spot the deficiencies of ERP systems currently in use in the companies which had as a goal significant reductions of processing time, based on the study of the mentioned paradigms, the PCP supporting techniques, and the relation of the function time with the current context, besides the systems of integrated management. The detailed bibliographical revision and five case studies, herein presented, compose the corpus of this work.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPorto, Arthur José VieiraAzzolini Júnior, Walther2004-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-21102015-162319/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-21102015-162319Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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