Simulação hardware in the loop de um motor de combustão Flex.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maggio, André Vinícius Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-22102019-102323/
Resumo: No presente trabalho, foi desenvolvida uma simulação hardware in the loop (HIL) de um motor de combustão Flex, com a finalidade de auxiliar as fases de teste e de elaboração do sistema de controle utilizado no motor, chamado de ECU (Engine Control Unit). Para tanto, foi feito um trabalho de análise, otimização e implementação dos modelos que representam o motor de combustão Flex, assim como dos seus sensores e atuadores, com o intuito de viabilizar sua simulação em tempo real, permitindo a sua interação com a ECU. Foi utilizado como objeto de estudo o motor EA111 VHT (Very High Torque) 1.6l do veículo GOL total Flex 2008, a partir do qual foram conduzidos diversos testes em dinamômetro, com o intuito de identificar os parâmetros intrínsecos presentes nos modelos selecionados. A partir dos dados coletados foi feita a análise do desempenho dos modelos identificados, obedecendo métricas preestabelecidas, e os modelos foram implementados em ambiente LabCar, onde foi validada a simulação em tempo real, comparando-se os valores obtidos com os valores dos testes conduzidos no motor real. Obtendo como resultado final: uma simulação capaz de emular as características relevantes do motor interagindo em tempo real com a ECU.
id USP_287a0e131fe8b75f0fc5a9fd6cfa50fa
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22102019-102323
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Simulação hardware in the loop de um motor de combustão Flex.Flex fuel engine hardware in the loop simulation.Automotive engine simulationAutomotive sensors and actuatorsBiocombustíveisEngine Control Unit (ECU)Flex-fuel engineGeometria e modelagem computacionalHardware in the loop simulation (HIL)Motor FLEXMotores de combustão internaReal Time simulationSensores e atuadores automotivosSimulaçãoSimulação de motores automotivosSimulação em tempo realSimulação Hardware in the loop (HIL)Sistemas dinâmicosUnidade de controle do motor (ECU)No presente trabalho, foi desenvolvida uma simulação hardware in the loop (HIL) de um motor de combustão Flex, com a finalidade de auxiliar as fases de teste e de elaboração do sistema de controle utilizado no motor, chamado de ECU (Engine Control Unit). Para tanto, foi feito um trabalho de análise, otimização e implementação dos modelos que representam o motor de combustão Flex, assim como dos seus sensores e atuadores, com o intuito de viabilizar sua simulação em tempo real, permitindo a sua interação com a ECU. Foi utilizado como objeto de estudo o motor EA111 VHT (Very High Torque) 1.6l do veículo GOL total Flex 2008, a partir do qual foram conduzidos diversos testes em dinamômetro, com o intuito de identificar os parâmetros intrínsecos presentes nos modelos selecionados. A partir dos dados coletados foi feita a análise do desempenho dos modelos identificados, obedecendo métricas preestabelecidas, e os modelos foram implementados em ambiente LabCar, onde foi validada a simulação em tempo real, comparando-se os valores obtidos com os valores dos testes conduzidos no motor real. Obtendo como resultado final: uma simulação capaz de emular as características relevantes do motor interagindo em tempo real com a ECU.A hardware in the loop simulation (HIL) for a Flex fuel engine was developed, at this work, to improve and assist the ECU (Engine Control Unit) development phases. In order to make the HIL simulation, a work of analysis, optimization and implementation was performed based on the Flex fuel engine models, as its sensors and actuators, with the goal of performing HIL simulation in real time, allowing the interaction between the ECU and HIL simulation. The study object was the EA111 VHT (Very High Torque) 1.6l engine from the vehicle GOL 2008 total Flex. Tests were performed at this motor, in order to identify the intrinsic parameters, present in the selected models. From the collected data, the identified models were analyzed, obeying pre-established metrics, implementing the models in the LabCar tool, were the HIL simulation was validated in real time by comparing the values obtained with the simulation to the tests performed at the real engine. The final result is obtained: a HIL simulation capable of emulating the engine\'s relevant characteristics, interacting in real time with the ECU.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJusto Filho, João FranciscoLagana, Armando Antonio MariaMaggio, André Vinícius Oliveira2019-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-22102019-102323/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T23:46:57Zoai:teses.usp.br:tde-22102019-102323Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T23:46:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulação hardware in the loop de um motor de combustão Flex.
Flex fuel engine hardware in the loop simulation.
title Simulação hardware in the loop de um motor de combustão Flex.
spellingShingle Simulação hardware in the loop de um motor de combustão Flex.
Maggio, André Vinícius Oliveira
Automotive engine simulation
Automotive sensors and actuators
Biocombustíveis
Engine Control Unit (ECU)
Flex-fuel engine
Geometria e modelagem computacional
Hardware in the loop simulation (HIL)
Motor FLEX
Motores de combustão interna
Real Time simulation
Sensores e atuadores automotivos
Simulação
Simulação de motores automotivos
Simulação em tempo real
Simulação Hardware in the loop (HIL)
Sistemas dinâmicos
Unidade de controle do motor (ECU)
title_short Simulação hardware in the loop de um motor de combustão Flex.
title_full Simulação hardware in the loop de um motor de combustão Flex.
title_fullStr Simulação hardware in the loop de um motor de combustão Flex.
title_full_unstemmed Simulação hardware in the loop de um motor de combustão Flex.
title_sort Simulação hardware in the loop de um motor de combustão Flex.
author Maggio, André Vinícius Oliveira
author_facet Maggio, André Vinícius Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Justo Filho, João Francisco
Lagana, Armando Antonio Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Maggio, André Vinícius Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Automotive engine simulation
Automotive sensors and actuators
Biocombustíveis
Engine Control Unit (ECU)
Flex-fuel engine
Geometria e modelagem computacional
Hardware in the loop simulation (HIL)
Motor FLEX
Motores de combustão interna
Real Time simulation
Sensores e atuadores automotivos
Simulação
Simulação de motores automotivos
Simulação em tempo real
Simulação Hardware in the loop (HIL)
Sistemas dinâmicos
Unidade de controle do motor (ECU)
topic Automotive engine simulation
Automotive sensors and actuators
Biocombustíveis
Engine Control Unit (ECU)
Flex-fuel engine
Geometria e modelagem computacional
Hardware in the loop simulation (HIL)
Motor FLEX
Motores de combustão interna
Real Time simulation
Sensores e atuadores automotivos
Simulação
Simulação de motores automotivos
Simulação em tempo real
Simulação Hardware in the loop (HIL)
Sistemas dinâmicos
Unidade de controle do motor (ECU)
description No presente trabalho, foi desenvolvida uma simulação hardware in the loop (HIL) de um motor de combustão Flex, com a finalidade de auxiliar as fases de teste e de elaboração do sistema de controle utilizado no motor, chamado de ECU (Engine Control Unit). Para tanto, foi feito um trabalho de análise, otimização e implementação dos modelos que representam o motor de combustão Flex, assim como dos seus sensores e atuadores, com o intuito de viabilizar sua simulação em tempo real, permitindo a sua interação com a ECU. Foi utilizado como objeto de estudo o motor EA111 VHT (Very High Torque) 1.6l do veículo GOL total Flex 2008, a partir do qual foram conduzidos diversos testes em dinamômetro, com o intuito de identificar os parâmetros intrínsecos presentes nos modelos selecionados. A partir dos dados coletados foi feita a análise do desempenho dos modelos identificados, obedecendo métricas preestabelecidas, e os modelos foram implementados em ambiente LabCar, onde foi validada a simulação em tempo real, comparando-se os valores obtidos com os valores dos testes conduzidos no motor real. Obtendo como resultado final: uma simulação capaz de emular as características relevantes do motor interagindo em tempo real com a ECU.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-22102019-102323/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-22102019-102323/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257285645041664