Costurando geometrias. Ensaio experimental em busca de iguais diferentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pappalardo, Miriam Andraus
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-07032016-153112/
Resumo: Por meio da construção de sistemas paramétricas e dinâmicos, esta pesquisa propõe estudo experimental baseado em possibilidades de geração de formas e análise de suas variações. O aporte tem como inspiração o princípio de mutação (conceito que vem do contexto das ciências naturais e estudos do âmbito biológico), que introduz recursos interessantes para o desenvolvimento de metodologias, quando incorporado ao processo de criação, ensino e projeto, tendo em vista o universo do designe da arquitetura. A pesquisa defende também a relevância do fazer artesanal (analógico) e empírico, como procedimento e estratégia, em favor da construção do conhecimento, a ação mecânica (e orgânica) da mão, como instrumento que informa a mente e agencia possibilidades de intervenção e compreensão de processos. O trabalho baseia-se na proposição de derivações orientadas por regras (arbitrárias ou randômicas). Inicialmente, algumas \"imposições\" são preestabelecidas, posteriormente, flexibilizadas ou questionadas, abrindo espaço para o desenvolvimento de outras/novas variáveis. Ações/decisões que operam como dispositivos capazes de sugerir padrões invariáveis, garantindo certo controle, organização e sistematização. Manipulando, tridimensionalmente, linhas, planos e volumes, experimenta-se, fisicamente, formas geométricas e seus desdobramentos no espaço. Utilizando técnicas e materiais diversos, como tecido, cerâmica ou fundição, o início do processo parte de módulos geométricos (flexíveis) recortados em tecido e agregados através de costura. Alguns dos volumes gerados foram mergulhados em porcelana líquida e queimados em forno cerâmico, outros mergulhados em resina, látex ou parafina e uma única peça foi fundida em bronze. Testando limites e materialidade, investiga-se inflexões e deformações, rastros, memória física. Percebe-se relações/ações entre o bidimensional (forma plana original) e cada topologia resultante. O processo estabelece e corrompe sistemas, simultaneamente, observando como cada forma sugere, prenuncia ou se revela em outra. Descobre e estabelece relações, considera o que permanece ou persiste e o que se transforma, o que se afirma e o que se altera, permitindo a construção de uma possível linhagem ou o devi r de algum novo gênero. Sem expectativa de desfecho previamente dado, a busca de um resultado objetivo final não é a meta principal.
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A pesquisa defende também a relevância do fazer artesanal (analógico) e empírico, como procedimento e estratégia, em favor da construção do conhecimento, a ação mecânica (e orgânica) da mão, como instrumento que informa a mente e agencia possibilidades de intervenção e compreensão de processos. O trabalho baseia-se na proposição de derivações orientadas por regras (arbitrárias ou randômicas). Inicialmente, algumas \"imposições\" são preestabelecidas, posteriormente, flexibilizadas ou questionadas, abrindo espaço para o desenvolvimento de outras/novas variáveis. Ações/decisões que operam como dispositivos capazes de sugerir padrões invariáveis, garantindo certo controle, organização e sistematização. Manipulando, tridimensionalmente, linhas, planos e volumes, experimenta-se, fisicamente, formas geométricas e seus desdobramentos no espaço. Utilizando técnicas e materiais diversos, como tecido, cerâmica ou fundição, o início do processo parte de módulos geométricos (flexíveis) recortados em tecido e agregados através de costura. Alguns dos volumes gerados foram mergulhados em porcelana líquida e queimados em forno cerâmico, outros mergulhados em resina, látex ou parafina e uma única peça foi fundida em bronze. Testando limites e materialidade, investiga-se inflexões e deformações, rastros, memória física. Percebe-se relações/ações entre o bidimensional (forma plana original) e cada topologia resultante. O processo estabelece e corrompe sistemas, simultaneamente, observando como cada forma sugere, prenuncia ou se revela em outra. Descobre e estabelece relações, considera o que permanece ou persiste e o que se transforma, o que se afirma e o que se altera, permitindo a construção de uma possível linhagem ou o devi r de algum novo gênero. Sem expectativa de desfecho previamente dado, a busca de um resultado objetivo final não é a meta principal.Through the construction of parametric and dynamic systems, the purpose of this research isto achieve an experimental study based on possibilities of generative forms and the analysis of their variations. The inspiration is to pursue the principie of mutation (concept that comes from the context of natural sciences and studies of the biological spectrum), that introduce interesting resources to the development of methodologies, when incorporated to creative process, teaching and project in itself, regarding the universe of architecture and design. This research also supports the relevancy of analogic and empirical craftwork, as strategy and procedure, in favour of knowledge construction, the mechanical (and organic) action of the hand, as an instrument that feeds the mind and opens possibilities of intervention and comprehension of processes. The work is sustained by the proposition of derivations based on rules (arbitrary or randomized). lnitially, some \"impositions\" are pre-determined, later released, or questioned, giving room to the development of other/new variables. Actions/decisions that operate as devices, suggesting variable patterns but assuring certain contrai, organization and system. Manipulating three-dimensionally, lines, plans and volumes, it is possible to experiment geometrical forms that unfold in space. Making use of diverse materiais and technics, like fabric, ceramic and casting. The process starts with (flexible) geometric modules, cut out of fabric and sewed together. Some of these volumes were immersed in liquid parcela in and fired in a ceramic kiln, others were immersed in resin, latex, o r wax, a unique piece was cast in bronze. Testing limits and materiality, we can investigate inflections and deformations, vestiges and physical memory. Relations/actions are understood between the two-dimensional (original flat shape) and each resulting topology. The process simultaneously establishes and corrupts systems, observing how each form suggests, foretells or reveals itself in a different one. Disclose and determinate relations, considering what remains or perseveres and what is transformed, what settles and what changes, allowing the construction of a possible lineage, or the becoming of some kind of new gender. No previous expectation of a final outcome is given and the quest for a specific target is not the main goal.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJorge, Luis AntonioPappalardo, Miriam Andraus2015-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-07032016-153112/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:03:48Zoai:teses.usp.br:tde-07032016-153112Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:03:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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