Estudo comparativo dos efeitos biopsicossociais de dois programas de atividade física para idosas em Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daca, Timóteo Salvador Lucas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-11012016-102134/
Resumo: INTRODUÇÃO: A atividade física (AF) é reconhecida como uma boa alternativa de prevenção de doenças e promoção do bem-estar físico, mental e social das populações. Não obstante esse consenso, os programas de AF para idosos têm dificuldades para encontrar métodos que sejam capazes de proporcionar, simultaneamente, eficácia nos efeitos desejados e permanência dos participantes. OBJETIVO: comparar a aquisição, a retenção e a permanência dos efeitos biopsicossociais de dois modelos de intervenção de AF para idosas em Moçambique. MÉTODO: um grupo de 69 mulheres idosas com idade igual ou superior a 60 anos participaram do estudo, tendo sido criteriosamente selecionadas e aleatoriamente distribuídas para dois grupos: Formal (prática de atividades físicas formais) e Lúdico (prática de atividades lúdicas). A intervenção foi realizada em duas fases e as aulas tiveram frequência de 3 vezes por semana em dias alternados (segundas, quartas e sextas feiras), sessões diárias de uma hora de duração e orientadas por monitores credenciados. Na primeira fase (Fase 1) que durou 12 semanas, o Grupo Formal (n=35) realizou sessões de 20 minutos de trabalho aeróbio em cicloergômetro com intensidade de esforço controlada de 65 à 85% da frequência cardíaca máxima (FCmáx.), mais 8 exercícios de resistência muscular com 15 repetições máximas (RM) enquanto o Grupo Lúdico (n=34) realizou atividades físicas de caráter lúdico compostas por jogos, atividades recreativas ativas incluindo danças tradicionais. Na segunda fase (Fase 2) que durou 8 semanas, cada grupo foi subdividido em dois subgrupos que combinados resultaram na formação de 4 subgrupos: Formal (n=18/14); Lúdico (n=17/15); Formal + Lúdico (ForLuD; n=17/14) e Lúdico + Formal (LudFor; n=17/16). Um dos subgrupos continuou a realizar o mesmo tipo de atividade da fase 1 (retenção), enquanto o outro realizou AF que antes não tinha realizado (permanência). Antes do início da intervenção e no final de cada fase as participantes foram submetidas aos mesmos testes (pré; pós1 e pós2) que incluía: (1) antropometria (peso, altura, perímetro da cintura e porcentagem da gordura por bioimpedância); (2) fatores de risco de doença cardiovascular (pressão arterial sistólica e diastólica; glicemia; colesterol, lipoproteína de alta densidade e triglicerídeos); (3) teste de aptidão física de Rikli e Jones (1999) (sentar e levantar; rosca; sentar e alcançar; agilidade e caminhada); (4) nível da atividade física habitual (acelerômetro por 7 dias) e (5) variáveis psicossociais (autoeficácia; autopercepção do desempenho; autoestima, autoimagem e motivação intrínseca). Os dados foram analisados no SPSS.20 com 95% de intervalo de confiança e obedeceu aos pressupostos da normalidade de dados (ANOVA mista) e não normalidade (Mann-Whitney, Wilcoxon e Qui quadrado). RESULTADOS: As participantes apresentaram elevada prevalência de risco de saúde no início do estudo, quadro que permaneceu até o final da intervenção. Na fase de aquisição ambos os grupos melhoraram a capacidade cardiorrespiratória e aumentaram o nível de confiança em continuar a participar do programa. Na retenção e na permanência todos os subgrupos diminuíram a porcentagem de gordura corporal e melhoraram a agilidade. Não houve diferença estatisticamente significante na comparação intergrupos (na aquisição) e intersubgrupos (na retenção e na permanência). CONCLUSÃO: Os dois modelos de intervenção foram similares nos efeitos biopsicossociais da AF, o que permite sugerir que o modelo lúdico é uma alternativa real e viável de programa de intervenção para idosas moçambicanas, consideradas as condições culturais, sociais e econômicas do país
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spelling Estudo comparativo dos efeitos biopsicossociais de dois programas de atividade física para idosas em MoçambiqueComparative study of biopsychosocial effects of two physical activity programs in Mozambican older womenAtividade física; Idosos; Promoção da saúdeElderly;Health Promotion; Physical activityINTRODUÇÃO: A atividade física (AF) é reconhecida como uma boa alternativa de prevenção de doenças e promoção do bem-estar físico, mental e social das populações. Não obstante esse consenso, os programas de AF para idosos têm dificuldades para encontrar métodos que sejam capazes de proporcionar, simultaneamente, eficácia nos efeitos desejados e permanência dos participantes. OBJETIVO: comparar a aquisição, a retenção e a permanência dos efeitos biopsicossociais de dois modelos de intervenção de AF para idosas em Moçambique. MÉTODO: um grupo de 69 mulheres idosas com idade igual ou superior a 60 anos participaram do estudo, tendo sido criteriosamente selecionadas e aleatoriamente distribuídas para dois grupos: Formal (prática de atividades físicas formais) e Lúdico (prática de atividades lúdicas). A intervenção foi realizada em duas fases e as aulas tiveram frequência de 3 vezes por semana em dias alternados (segundas, quartas e sextas feiras), sessões diárias de uma hora de duração e orientadas por monitores credenciados. Na primeira fase (Fase 1) que durou 12 semanas, o Grupo Formal (n=35) realizou sessões de 20 minutos de trabalho aeróbio em cicloergômetro com intensidade de esforço controlada de 65 à 85% da frequência cardíaca máxima (FCmáx.), mais 8 exercícios de resistência muscular com 15 repetições máximas (RM) enquanto o Grupo Lúdico (n=34) realizou atividades físicas de caráter lúdico compostas por jogos, atividades recreativas ativas incluindo danças tradicionais. Na segunda fase (Fase 2) que durou 8 semanas, cada grupo foi subdividido em dois subgrupos que combinados resultaram na formação de 4 subgrupos: Formal (n=18/14); Lúdico (n=17/15); Formal + Lúdico (ForLuD; n=17/14) e Lúdico + Formal (LudFor; n=17/16). Um dos subgrupos continuou a realizar o mesmo tipo de atividade da fase 1 (retenção), enquanto o outro realizou AF que antes não tinha realizado (permanência). Antes do início da intervenção e no final de cada fase as participantes foram submetidas aos mesmos testes (pré; pós1 e pós2) que incluía: (1) antropometria (peso, altura, perímetro da cintura e porcentagem da gordura por bioimpedância); (2) fatores de risco de doença cardiovascular (pressão arterial sistólica e diastólica; glicemia; colesterol, lipoproteína de alta densidade e triglicerídeos); (3) teste de aptidão física de Rikli e Jones (1999) (sentar e levantar; rosca; sentar e alcançar; agilidade e caminhada); (4) nível da atividade física habitual (acelerômetro por 7 dias) e (5) variáveis psicossociais (autoeficácia; autopercepção do desempenho; autoestima, autoimagem e motivação intrínseca). Os dados foram analisados no SPSS.20 com 95% de intervalo de confiança e obedeceu aos pressupostos da normalidade de dados (ANOVA mista) e não normalidade (Mann-Whitney, Wilcoxon e Qui quadrado). RESULTADOS: As participantes apresentaram elevada prevalência de risco de saúde no início do estudo, quadro que permaneceu até o final da intervenção. Na fase de aquisição ambos os grupos melhoraram a capacidade cardiorrespiratória e aumentaram o nível de confiança em continuar a participar do programa. Na retenção e na permanência todos os subgrupos diminuíram a porcentagem de gordura corporal e melhoraram a agilidade. Não houve diferença estatisticamente significante na comparação intergrupos (na aquisição) e intersubgrupos (na retenção e na permanência). CONCLUSÃO: Os dois modelos de intervenção foram similares nos efeitos biopsicossociais da AF, o que permite sugerir que o modelo lúdico é uma alternativa real e viável de programa de intervenção para idosas moçambicanas, consideradas as condições culturais, sociais e econômicas do paísINTRODUCTION: Physical activity (PA) is recognized as a good alternative to prevent disease and to promote populations physical, mental and social well being. Beside this agreement, PA programs for the elderly have faced difficulties to find methods that can congregate the efficacy of the effects and the permanence of people on the program. OBJECTIVE: the aim of this study was to compare the acquisition, retention and permanence of biopsychosocial effects of two types of PA program for Mozambican older women. METHOD: 69 older women (>=60 years old) were randomlly distributed to two groups: FAG (formal activity group) and LAG (ludic activity group). The intervention program was carried out in two phases with 3 practice sessions (one hour of duration) per week (Mondays, Wednesdays and Fridays), and were oriented by credited trainers. The first phase of the study lasted 12 weeks and the participants of FAG (n=35) practiced 20 min of aerobic work on the treadmill with standard intensity control procedure (65 to 85% HR max) followed by 8 muscular endurance exercises with 15 maxim repetitions (RM). On the other hand participants of LAG (n=34) practiced games, dance and recreational activities. On the second phase, the study had 8 weeks of practice, and both groups were further divided into 2 sub-groups whose combination resulted in 4 sub-groups: Formal activity (FFAG; n=18/14); Ludic activity (LLAG; n=17/15); Formal+Ludic activity (FLAG; n=17/14) and Ludic+Formal activity (LFAG; n=17/16). Two of the sub-groups continued to practice the same activity of the first phase and another two sub-groups changed to the activities practiced by the other group in the first phase. The participants were submitted to the anthropometry test batteries (weight, height, west and body fat) and risk factor of cardiovascular disease test (systolic blood press and diastolic blood press; glycemic; cholesterol; high-density lipoprotein and triglycerides). Additionally they were submitted to fitness test (chair stand; arm curl; chair sit-and-reach; 8-foot up-and-go and 6-minute walk), physical activity level test (by accelerometer for seven consecutive days) and psychosocial factors test (self-efficacy; self-perception skill, self-esteem; self-image and intrinsic motivation). The data were analyzed by SPSS.20 with 95% of confidence interval. When normality criterion was achieved parametric test was used (mixed ANOVA) and nonparametric tests (Mann-Whitney, Wilcoxon and X square tests) were used when normality criterion was not achieved. RESULTS: the participants showed high level of health risk factor from the beginning to the end of the intervention. In the acquisition all groups improved the cardiorespiratory fitness and the level of the confidence to continue on the PA program. In the retention and permanence, all sub-groups reduced the level of body fat and improved agility. Inter-group comparisons reveled no statistical difference between groups (acquisition) and sub-groups (retention and permanence). CONCLUSION: The two types of PA program were similar in acquisition, retention and permanence of the biopsychosocial effects. Thus, it can be suggested that the ludic model of PA program is a real and viable alternative program for Mozambican older women, especially taking into account the cultural, social and economic conditions of the countryBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, António Manuel Machado Prista eTani, GoDaca, Timóteo Salvador Lucas2015-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-11012016-102134/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-11012016-102134Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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