Análise de parâmetros geométricos de curvas verticais de vias, à luz do Sistema de Posicionamento Global - GPS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-28022018-145639/ |
Resumo: | Este trabalho visa localizar os pontos de proibição de ultrapassagem em uma rodovia, buscando conhecer e avaliar de forma prática e precisa os locais das marcações das faixas de sinalização horizontal, analisando-se um método moderno baseado nas informações dos satélites artificiais do Sistema de Posicionamento Global - GPS, e os métodos clássicos de levantamentos topográficos utilizados. Apresenta-se uma revisão dos principais conceitos relacionados ao perfil longitudinal, à distância de visibilidade nas curvas verticais e aos métodos utilizados para levantamento. Os resultados gráficos permitiram uma avaliação dos perfis e das marcações, obtendo-se um resultado satisfatório na avaliação do método moderno. |
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Análise de parâmetros geométricos de curvas verticais de vias, à luz do Sistema de Posicionamento Global - GPSAnalysis of geometric parameters of vertical turns of roads in the light of Global Positioning System - GPSGPSGPSLongitudinal profileMarcação - rodoviáriaMarking - highwayPerfil longitudinalEste trabalho visa localizar os pontos de proibição de ultrapassagem em uma rodovia, buscando conhecer e avaliar de forma prática e precisa os locais das marcações das faixas de sinalização horizontal, analisando-se um método moderno baseado nas informações dos satélites artificiais do Sistema de Posicionamento Global - GPS, e os métodos clássicos de levantamentos topográficos utilizados. Apresenta-se uma revisão dos principais conceitos relacionados ao perfil longitudinal, à distância de visibilidade nas curvas verticais e aos métodos utilizados para levantamento. Os resultados gráficos permitiram uma avaliação dos perfis e das marcações, obtendo-se um resultado satisfatório na avaliação do método moderno.This work has the objective to locate the points of no passing lanes on a road, trying to know and evaluate in a practical and accurate way the places of horizontal signalization, analyzing a modern method based in collected information from the artificial satellites of the Global Positioning System - GPS, and classic methods of surveying. A review of the main concepts related to the longitudinal profile, of the sight distance in vertical turns, and to the methods used to surveying the graphic results permitted the evolution of profiles and marking, obtaining a satisfactory result in the evolution of the modern method.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSegantine, Paulo César LimaMarques, Artur Pantoja1997-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-28022018-145639/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-28022018-145639Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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