A física da música no Renascimento: uma abordagem histórico-espistemológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/D.81.2010.tde-22022011-102757 |
Resumo: | Este trabalho objetiva pesquisar sob uma perspectiva histórico-epistemológica o desenvolvimento da acústica musical no Renascimento. Tal investigação será especialmente focada na busca de indicadores da importância da verificação experimental na produção do conhecimento acústico nesse período. Com o intuito de extrair os indicadores mencionados, assim analisou-se tratados teórico-musicais desse período sob uma perspectiva das relações entre a física, a matemática e a música. Do ponto de vista educacional, o presente projeto pretende, por meio de uma exposição didática no museu Estação Ciência, reproduzir estruturalmente experimentos esclarecedores de conceitos acústicos emergentes na Revolução Científica, fazendo uso de recursos modernos. Como resultado bibliográfico de tais reflexões, foi organizada uma discussão sobre um conjunto de estratégias de ensino sobre a relação entre física, matemática e música, sob uma perspectiva histórico-epistemológica. Além disso, o presente trabalho relatou o processo de desenvolvimento de uma exposição didática sobre a relação entre a matemática, a física e a música. Tal exposição busca reconstruir os principais experimentos da história da acústica musical responsáveis pela consolidação da teoria que conhecemos atualmente, evidenciando os indicadores da importância da verificação experimental na produção do conhecimento acústico na história da ciência. Neste sentido, torna-se fundamental que a pesquisa historiográfica forneça subsídios teóricos para a fundamentação da transição de uma ciência musical centrada em um dogmatismo aritmético para uma ciência musical, que tem a verificação experimental como critério relevante de falseamento de suas teorias. Desta forma, o presente trabalho pretende apresentar a exposição didática que será realizada no museu Estação Ciência, reproduzindo por escrito sua estrutura, experimentos e painéis que visam esclarecer conceitos acústicos emergentes na Grécia Antiga e suas transformações ao longo da Revolução Científica. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis A física da música no Renascimento: uma abordagem histórico-espistemológica The physics of music in the Renaissance: a historical epistemological approach 2010-12-14Oscar Joao AbdounurAdriana Cesar de Mattos MarafonLuis Carlos de MenezesRafael Andrade PereiraUniversidade de São PauloEnsino de CiênciasUSPBR Acústica Musical Divulgação Científica Empiricism Epistemologia Histórica Experimentação Exposição Exposition Historical Epistemology Musical Acoustic Scientific Divulgation Este trabalho objetiva pesquisar sob uma perspectiva histórico-epistemológica o desenvolvimento da acústica musical no Renascimento. Tal investigação será especialmente focada na busca de indicadores da importância da verificação experimental na produção do conhecimento acústico nesse período. Com o intuito de extrair os indicadores mencionados, assim analisou-se tratados teórico-musicais desse período sob uma perspectiva das relações entre a física, a matemática e a música. Do ponto de vista educacional, o presente projeto pretende, por meio de uma exposição didática no museu Estação Ciência, reproduzir estruturalmente experimentos esclarecedores de conceitos acústicos emergentes na Revolução Científica, fazendo uso de recursos modernos. Como resultado bibliográfico de tais reflexões, foi organizada uma discussão sobre um conjunto de estratégias de ensino sobre a relação entre física, matemática e música, sob uma perspectiva histórico-epistemológica. Além disso, o presente trabalho relatou o processo de desenvolvimento de uma exposição didática sobre a relação entre a matemática, a física e a música. Tal exposição busca reconstruir os principais experimentos da história da acústica musical responsáveis pela consolidação da teoria que conhecemos atualmente, evidenciando os indicadores da importância da verificação experimental na produção do conhecimento acústico na história da ciência. Neste sentido, torna-se fundamental que a pesquisa historiográfica forneça subsídios teóricos para a fundamentação da transição de uma ciência musical centrada em um dogmatismo aritmético para uma ciência musical, que tem a verificação experimental como critério relevante de falseamento de suas teorias. Desta forma, o presente trabalho pretende apresentar a exposição didática que será realizada no museu Estação Ciência, reproduzindo por escrito sua estrutura, experimentos e painéis que visam esclarecer conceitos acústicos emergentes na Grécia Antiga e suas transformações ao longo da Revolução Científica. This project aims to research under a historic-epistemological perspective the development of musical acoustic in the Renaissance. This research will be especially focused in the search for indicators of the importance of experimental verification in the production of acoustic knowledge of that time. Therefore, it becomes essential that the historiografical search provide theoretical subsidies for reasoning of the transition from a science musical centered on a dogmatism arithmetic to a science musical, which has a verification test as a relevant criterion of distorted from their theories. In order to extract the indicators mentioned, the aim is to analyze well-treated theoretical music of this period under the prospect of relations between the physics, mathematics and music. From an educational overview, this project intends, through a didactic exhibition at the museum \"Estação Ciência\", to reproduce structurally clarifying experiments of acustical concepts emerged in the Scientific Revolution, making use of modern resources. As a result of such bibliographic thoughts, it is intended to discuss various teaching strategies on the development of the relationship between physics, mathematics and music, on a perspective historic-epistemological. Then this project aims to describe the process of the development of a didactic exposition about the relation between mathematics, physics and music under a historicepistemological perspective. Such exposition intends to reconstruct the main experiments of the acoustics musical history, which are responsible for the consolidation of the theory that is currently known, evidencing the points of the importance on the experimental verification in the production of the acoustic knowledge, in the history of science. In this direction, it is extremely important that this research provides theoretical subsidies to the implementation of a transition between a centered musical science and an arithmetical dogmatism for a musical science which has the experimental verification as a relevant criteria of falsifiability of its theories. In doing so, this project intends to present the didatic exposition that will be carried out in the museum \"Estação Ciência\", reproducing, in writing, its structure, experiments and panels that aim to clarify emergent acoustic concepts in Old Greece and its transformations throughout the Scientific Revolution. https://doi.org/10.11606/D.81.2010.tde-22022011-102757info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:50:35Zoai:teses.usp.br:tde-22022011-102757Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:07:08.472273Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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