O método colorimétrico da 1,10-fenantrolina na determinação do ferro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Valdomiro Corrêa de
Data de Publicação: 1965
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20231122-092956/
Resumo: O presente trabalho relata o estudo feito sôbre o método espectrofotométrico de determinação do ferro, baseado na reação desse elemento na forma divalente com a 1,10-fenantrolina. Assim, foram abordados diversos aspectos do método, bem como a sua aplicação na determinação ao elemento em aprêço em alguns materiais. Dentre os itens estudados, encontram-se os seguintes: a) Estudo das soluções redutoras de ácido ascórbico, hidroquinona e cloridrato de hidroxilamina; b) Escolha do comprimento de onda e do filtro; c) Estudo das soluções tampões; d) Estudo da velocidade da reação; e) Estudo da concentração de 1,10-fenantrolina; f) Influência de diversos íons; g) Amplitude, exatidão e precisão ao método; h) Aplicações do método na determinação do ferro, em vegetais, rochas, adubos, argilas e refratários. Pelos diversos estudos realizados, foi possível estabelecer uma série de conclusões, que veio possibilitar uma criteriosa aplicação ao método. Assim, foi verificado que o ácido ascórbico, juntamente com o citrato de sódio, são mais efetivos, pois, além de aumentarem a velocidade de formação da ferroina, eliminam a interferência do alumínio e do fósforo nas diversas formas de seus ânions. Quanto aos outros íons interferentes, os estudos demonstraram que os cátions zinco, cobre, cobalto e vanádio, quando em grandes quantidades, interferem de uma maneira apreciável na formação do complexo ferro-fenantrolina. O método, conforme técnica preconizada, pode ser empregado na determinação de 0,5 a 40 ppm de ferro, com o exatidão e precisão equivalentes para as diversas amplitudes de concentração. Finalmente, a eficiência ao método foi verificada na determinação do elemento em questão, em vegetais, rochas, adubos, argilas e refratários.
id USP_29be264f610b415931a86167e1ff93cd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20231122-092956
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O método colorimétrico da 1,10-fenantrolina na determinação do ferroNot availableCOLORIMETRIAFERROO presente trabalho relata o estudo feito sôbre o método espectrofotométrico de determinação do ferro, baseado na reação desse elemento na forma divalente com a 1,10-fenantrolina. Assim, foram abordados diversos aspectos do método, bem como a sua aplicação na determinação ao elemento em aprêço em alguns materiais. Dentre os itens estudados, encontram-se os seguintes: a) Estudo das soluções redutoras de ácido ascórbico, hidroquinona e cloridrato de hidroxilamina; b) Escolha do comprimento de onda e do filtro; c) Estudo das soluções tampões; d) Estudo da velocidade da reação; e) Estudo da concentração de 1,10-fenantrolina; f) Influência de diversos íons; g) Amplitude, exatidão e precisão ao método; h) Aplicações do método na determinação do ferro, em vegetais, rochas, adubos, argilas e refratários. Pelos diversos estudos realizados, foi possível estabelecer uma série de conclusões, que veio possibilitar uma criteriosa aplicação ao método. Assim, foi verificado que o ácido ascórbico, juntamente com o citrato de sódio, são mais efetivos, pois, além de aumentarem a velocidade de formação da ferroina, eliminam a interferência do alumínio e do fósforo nas diversas formas de seus ânions. Quanto aos outros íons interferentes, os estudos demonstraram que os cátions zinco, cobre, cobalto e vanádio, quando em grandes quantidades, interferem de uma maneira apreciável na formação do complexo ferro-fenantrolina. O método, conforme técnica preconizada, pode ser empregado na determinação de 0,5 a 40 ppm de ferro, com o exatidão e precisão equivalentes para as diversas amplitudes de concentração. Finalmente, a eficiência ao método foi verificada na determinação do elemento em questão, em vegetais, rochas, adubos, argilas e refratários.Not availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCatani, Renato AmilcareBittencourt, Valdomiro Corrêa de1965-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20231122-092956/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-07T14:00:57Zoai:teses.usp.br:tde-20231122-092956Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-07T14:00:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O método colorimétrico da 1,10-fenantrolina na determinação do ferro
Not available
title O método colorimétrico da 1,10-fenantrolina na determinação do ferro
spellingShingle O método colorimétrico da 1,10-fenantrolina na determinação do ferro
Bittencourt, Valdomiro Corrêa de
COLORIMETRIA
FERRO
title_short O método colorimétrico da 1,10-fenantrolina na determinação do ferro
title_full O método colorimétrico da 1,10-fenantrolina na determinação do ferro
title_fullStr O método colorimétrico da 1,10-fenantrolina na determinação do ferro
title_full_unstemmed O método colorimétrico da 1,10-fenantrolina na determinação do ferro
title_sort O método colorimétrico da 1,10-fenantrolina na determinação do ferro
author Bittencourt, Valdomiro Corrêa de
author_facet Bittencourt, Valdomiro Corrêa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catani, Renato Amilcare
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Valdomiro Corrêa de
dc.subject.por.fl_str_mv COLORIMETRIA
FERRO
topic COLORIMETRIA
FERRO
description O presente trabalho relata o estudo feito sôbre o método espectrofotométrico de determinação do ferro, baseado na reação desse elemento na forma divalente com a 1,10-fenantrolina. Assim, foram abordados diversos aspectos do método, bem como a sua aplicação na determinação ao elemento em aprêço em alguns materiais. Dentre os itens estudados, encontram-se os seguintes: a) Estudo das soluções redutoras de ácido ascórbico, hidroquinona e cloridrato de hidroxilamina; b) Escolha do comprimento de onda e do filtro; c) Estudo das soluções tampões; d) Estudo da velocidade da reação; e) Estudo da concentração de 1,10-fenantrolina; f) Influência de diversos íons; g) Amplitude, exatidão e precisão ao método; h) Aplicações do método na determinação do ferro, em vegetais, rochas, adubos, argilas e refratários. Pelos diversos estudos realizados, foi possível estabelecer uma série de conclusões, que veio possibilitar uma criteriosa aplicação ao método. Assim, foi verificado que o ácido ascórbico, juntamente com o citrato de sódio, são mais efetivos, pois, além de aumentarem a velocidade de formação da ferroina, eliminam a interferência do alumínio e do fósforo nas diversas formas de seus ânions. Quanto aos outros íons interferentes, os estudos demonstraram que os cátions zinco, cobre, cobalto e vanádio, quando em grandes quantidades, interferem de uma maneira apreciável na formação do complexo ferro-fenantrolina. O método, conforme técnica preconizada, pode ser empregado na determinação de 0,5 a 40 ppm de ferro, com o exatidão e precisão equivalentes para as diversas amplitudes de concentração. Finalmente, a eficiência ao método foi verificada na determinação do elemento em questão, em vegetais, rochas, adubos, argilas e refratários.
publishDate 1965
dc.date.none.fl_str_mv 1965-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20231122-092956/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20231122-092956/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257220743430144