Orelhas de elefante, olhos de coruja, dentes de javali: maravilhoso e descritivo em Yvain ou le chevalier au lion, de Chrétien de Troyes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luis Claudio Kinker Caliendo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.8.2009.tde-22022010-163214
Resumo: No final do século XII, Chrétien de Troyes considerado por muitos críticos o maior poeta francês da chamada Idade Média compõe um poema narrativo Yvain ou le Chevalier au Lion no qual se percebem elementos tidos como característicos do gênero maravilhoso, tais quais objetos mágicos e seres extraordinários, como monstros e gigantes. Esses elementos entre outros fatores levaram boa parte da crítica a enxergar na poesia medieval, durante muito tempo, uma certa ingenuidade, típica de uma infância da literatura. Rejeitando uma perspectiva evolucionista, o presente trabalho pretende olhar para esse texto antigo respeitando sua alteridade, mas, ao mesmo tempo, trazendo-o para o centro dos debates atuais relativos à literatura. Um olhar atento ao poema permite constatar a íntima relação entre o maravilhoso e o descritivo, a qual constitui o objeto deste estudo. Por meio da leitura do retrato de um camponês monstruoso tomado em sua textualidade, evitando-se uma separação artificial entre forma e conteúdo , promove-se um deslocamento do conceito de maravilhoso, não mais visto como conjunto de motivos, mas como um efeito provocado por operações discursivas.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Orelhas de elefante, olhos de coruja, dentes de javali: maravilhoso e descritivo em Yvain ou le chevalier au lion, de Chrétien de Troyes Elephant ears, owl eyes, boar teeth: marvelous and descriptive in Chrétien de Troyes\' Yvain ou le Chevalier au Lion 2009-10-21Veronica Galindez JorgeMaria Lúcia Dias MendesAdma Fadul MuhanaLuis Claudio Kinker CaliendoUniversidade de São PauloLetras (Língua e Literatura Francesa)USPBR "Literatura" medieval Chrétien de Troyes Chrétien de Troyes Descrição Description Descriptive Descritivo Maravilhoso Marvelous Medieval "literature" Medieval poetry Poesia medieval No final do século XII, Chrétien de Troyes considerado por muitos críticos o maior poeta francês da chamada Idade Média compõe um poema narrativo Yvain ou le Chevalier au Lion no qual se percebem elementos tidos como característicos do gênero maravilhoso, tais quais objetos mágicos e seres extraordinários, como monstros e gigantes. Esses elementos entre outros fatores levaram boa parte da crítica a enxergar na poesia medieval, durante muito tempo, uma certa ingenuidade, típica de uma infância da literatura. Rejeitando uma perspectiva evolucionista, o presente trabalho pretende olhar para esse texto antigo respeitando sua alteridade, mas, ao mesmo tempo, trazendo-o para o centro dos debates atuais relativos à literatura. Um olhar atento ao poema permite constatar a íntima relação entre o maravilhoso e o descritivo, a qual constitui o objeto deste estudo. Por meio da leitura do retrato de um camponês monstruoso tomado em sua textualidade, evitando-se uma separação artificial entre forma e conteúdo , promove-se um deslocamento do conceito de maravilhoso, não mais visto como conjunto de motivos, mas como um efeito provocado por operações discursivas. At the end of the twelfth century, Chrétien de Troyes considered by many critics the greatest French poet of the so-called Middle Ages produced a narrative poem Yvain ou le Chevalier au Lion in which one perceives elements considered characteristic of the genre known as marvelous, such as magical objects and extraordinary beings, like monsters and giants. These elements among other factors led much of the criticism to see in medieval poetry, for a long time, some innocence, typical of a childhood of literature. Rejecting an evolutionary perspective, this study aims at looking at this ancient text respecting its otherness, but at the same time, bringing it to the center of current literature debates. A close look at the poem brings out the intimate relationship between the marvelous and the descriptive, main subject of the present study. Through the reading of the portrait of a monstrous peasant taken in its textuality, avoiding an artificial separation between form and content a shift is promoted in the concept of marvelous, no longer seen as a set of motifs, but as an effect of discursive operations. https://doi.org/10.11606/D.8.2009.tde-22022010-163214info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:50:35Zoai:teses.usp.br:tde-22022010-163214Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:07:07.832855Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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