Educação pós-operatória: construção e validação de uma tecnologia educativa para pacientes submetidos à cirurgia ortognática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristina Silva Sousa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.7.2011.tde-15022012-125232
Resumo: A cirurgia ortognática consiste na correção de deformidades dentofaciais e visa à melhora do paciente no sentido estético, funcional e anatômico da estrutura da face. Dado o aumento da prevalência desta modalidade cirúrgica e a carência de informações destinadas ao paciente submetido a esse procedimento, este estudo teve por objetivo a construção e a validação de um material educativo. A trajetória metodológica envolveu cinco fases: revisão integrativa sobre as complicações cirúrgicas; busca na Internet sobre blogs e comunidades virtuais de pacientes submetidos a cirurgia ortognática para conhecer a população e sua necessidade de informação; realização de um grupo focal com pacientes submetidos a cirurgia ortognática para levantamento das necessidades de educação perioperatória; informação dos juízes sobre orientação feita ao paciente; construção do material educativo e validação do conteúdo técnico junto a juízes quanto a pertinência e categorias de avaliação de um material educativo aplicando a técnica Delphi; e posteriormente a clareza de conteúdo foi validada junto aos pacientes em pós-operatório de cirurgia ortognática. Os resultados referentes ao conhecimento da população demonstraram a necessidade de informação dos internautas quanto à: dúvidas e medos relativos ao procedimento, recuperação, alteração da estética facial, arrependimento após procedimento. No grupo focal, os pacientes expuseram dificuldades vivenciadas pelo edema facial e parestesia, discutiram tempo de recuperação da cirurgia, questões de autoimagem, resultados estéticos e propuseram melhor momento para entrega do material. Na primeira rodada da técnica Delphi, os juízes citaram orientações pertinentes ao período perioperatório, destacando-se: higiene oral, parestesia, edema facial, dificuldade respiratória e mastigatória, alteração da voz e movimentos musculares pós-operatórios e dieta liquida. A segunda rodada da técnica Delphi consistiu na avaliação do material educativo pelos juízes, que resultou 38,2% (84) concordo e 61,3% (135) concordo totalmente para as seis categorias do instrumento. Realizadas as correções sugeridas pelos juízes um novo material foi submetido à avaliação na terceira rodada da técnica Delphi e obtidos 30,9% (68) concordo e 68,6% (151) concordo totalmente, dando como finalizado esta fase. Submetido ao paciente para avaliar compreensão, obteve-se 33,8% (176) concordo e 59,6% (310) concordo totalmente, sem sugestões para alterações do texto e foi mantido o material apresentado. Conclui-se que a construção do material educativo é um processo que envolve profissionais e público alvo para alcançar níveis elevados de aceitação e aderência do material, sendo que este deve ser utilizado como forma complementar de orientação ao paciente.
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Dado o aumento da prevalência desta modalidade cirúrgica e a carência de informações destinadas ao paciente submetido a esse procedimento, este estudo teve por objetivo a construção e a validação de um material educativo. A trajetória metodológica envolveu cinco fases: revisão integrativa sobre as complicações cirúrgicas; busca na Internet sobre blogs e comunidades virtuais de pacientes submetidos a cirurgia ortognática para conhecer a população e sua necessidade de informação; realização de um grupo focal com pacientes submetidos a cirurgia ortognática para levantamento das necessidades de educação perioperatória; informação dos juízes sobre orientação feita ao paciente; construção do material educativo e validação do conteúdo técnico junto a juízes quanto a pertinência e categorias de avaliação de um material educativo aplicando a técnica Delphi; e posteriormente a clareza de conteúdo foi validada junto aos pacientes em pós-operatório de cirurgia ortognática. Os resultados referentes ao conhecimento da população demonstraram a necessidade de informação dos internautas quanto à: dúvidas e medos relativos ao procedimento, recuperação, alteração da estética facial, arrependimento após procedimento. No grupo focal, os pacientes expuseram dificuldades vivenciadas pelo edema facial e parestesia, discutiram tempo de recuperação da cirurgia, questões de autoimagem, resultados estéticos e propuseram melhor momento para entrega do material. Na primeira rodada da técnica Delphi, os juízes citaram orientações pertinentes ao período perioperatório, destacando-se: higiene oral, parestesia, edema facial, dificuldade respiratória e mastigatória, alteração da voz e movimentos musculares pós-operatórios e dieta liquida. A segunda rodada da técnica Delphi consistiu na avaliação do material educativo pelos juízes, que resultou 38,2% (84) concordo e 61,3% (135) concordo totalmente para as seis categorias do instrumento. Realizadas as correções sugeridas pelos juízes um novo material foi submetido à avaliação na terceira rodada da técnica Delphi e obtidos 30,9% (68) concordo e 68,6% (151) concordo totalmente, dando como finalizado esta fase. Submetido ao paciente para avaliar compreensão, obteve-se 33,8% (176) concordo e 59,6% (310) concordo totalmente, sem sugestões para alterações do texto e foi mantido o material apresentado. Conclui-se que a construção do material educativo é um processo que envolve profissionais e público alvo para alcançar níveis elevados de aceitação e aderência do material, sendo que este deve ser utilizado como forma complementar de orientação ao paciente. The orthognathic surgery consists of correcting dental facial deformities and aims to improve esthetical, functional and anatomical features of the structure of the patients face. Given the increased prevalence of this surgical modality and a lack of information available to patients undergoing this procedure, this study presents the construction and validation of educational material. The methodological trajectory involved five phases: integrative review on surgical complications; search on the internet on blogs and virtual communities of patients undergoing orthognathic surgeries aiming to know the population and its need of information; a focal group with patients undergoing the procedure to identify the need of perioperative education; experts information concerning guidance provided to patients; construction of educational material and validation of technical content by experts concerning the relevance and categories of validation of education material using the Delphi technique; clarity of content was validated with patients in the postoperative period. The results concerning knowledge of the population show the need to inform Internet users about doubts and fear related to the procedure, recovery, changes in facial esthetics, regret after the procedure. Patients exposed in the focal group the difficulties experienced given the facial edema and paresthesia, discussed time of surgery recovery, self-image issues, aesthetical results and suggested the most opportune time to provide the material. In the first round of the Delphi technique, experts cited guidance related to the perioperative period and the following stood out: oral care, paresthesia, facial edema, difficulty breathing and chewing, changes in voice and muscle movements after the surgery and liquid diet. The second round of the Delphi technique consisted of the evaluation of the educational material by experts: 38.2% (84) agreed and 61.3% (135) totally agreed with the instruments six categories. The material with the corrections suggested by the experts was submitted to evaluation in the third round of the Delphi technique and 30.9% (68) agreed and 68.6% totally agreed with it and this phase was completed. When the instrument was submitted to patients to evaluate understanding, 33.8% (176) agreed and 59.6% (310) totally agreed; no suggestions to change the text were suggested and this was considered the final version. The conclusion is that the construction of educational material is a process that involves professionals and the target public to achieve high levels of acceptance and adherence to material, which should be used as an adjuvant to guidance provided to patients. https://doi.org/10.11606/D.7.2011.tde-15022012-125232info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:59:53Zoai:teses.usp.br:tde-15022012-125232Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:41:10.640081Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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