Tabagismo sob a ótica da promoção de saúde: \"meu filho como fumante passivo\"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elmôr, Maisa Rose Domênico
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-09052024-182154/
Resumo: Introdução: Na atualidade sabe-se, com absoluta certeza, que o tabagismo é fator de risco, em graus variáveis, para todos os sistemas do organismo humano. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o tabagismo é a maior causa isolada evitável de doença e de morte. Aliada a estas idéias, a promoção de saúde tem buscado, em todo o mundo, um novo paradigma sobre questões de saúde-doença na sociedade. Estudos científicos confirmam que 90% dos fumantes adquirem o vício na adolescência e ainda mais, que pais fumantes têm forte influência sobre os filhos. Neste cenário, desponta a figura do fumante como agente do fumo passivo que, além de provocar danos ao seu organismo, transforma o ambiente dos não-fumantes, expondo-os aos agravos de saúde decorrentes da poluição tabágica. A preocupação em reconhecer os discursos de mães fumantes que fazem de seus filhos fumantes passivos busca oferecer subsídios para lidar com essas questões e contribuir na implantação de projetos de prevenção. Objetivo: O presente trabalho pretende construir os Discursos do sujeito coletivo que expressam as representações sociais de mães fumantes frente ao tabagismo passivo de seus filhos. Com isso, pretende promover momentos de reflexão que poderão servir de apoio nas ações preventivas e de controle do hábito de fumar. Metodologia: A metodologia empregada, com base qualitativa, esteve apoiada na técnica de análise dos depoimentos e montagem dos Discursos do sujeito coletivo, proposta por Lefèvre e colaboradores (2000). Resultados: Os depoimentos colhidos de 15 mães fumantes com filhos na faixa etária de 11 a 14 anos permitiram a compreensão da concepção do senso comum desse público alvo pesquisado. As idéias centrais obtidas à partir da aplicação do questionário permitiram a constatação de uma dependência ao vício que as impede, mesmo diante do conhecimento dos prejuízos ou da preocupação com os filhos, de parar de fumar. Alguns depoimentos destacaram a angústia do mau exemplo frente ao filho e a preocupação com a possibilidade do tabagismo ser \"a porta de entrada para as drogas\". O conceito de fumante passivo e os agravos à saúde a que está sujeito por ser fumante, sob o ponto de vista epidemiológico, apresentou-se como uma visão superficial e distante. E, ainda pior, nem todas as mães fizeram menção a esta preocupação. Conclusão: Não obstantes todas as ações políticas e sociais voltadas ao combate e prevenção do fumo, nos mais diferentes níveis de penetração na sociedade, cabe ressaltar a importância de projetos educativos e permanentes nas escolas. O binômio legislação-educação tão defendido nas instâncias governamentais, não governamentais e científicas pode ser reforçado com a parceria da Secretaria da Saúde e da Educação na implantação desses projetos. Fazendo uso das metodologias e estratégias educacionais propostas pelos PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais - as escolas servirão como um importante centro das ações de promoção da saúde e de controle do tabagismo, não apenas formando e melhorando a qualidade de vida de seus alunos como também do seu entorno.
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Neste cenário, desponta a figura do fumante como agente do fumo passivo que, além de provocar danos ao seu organismo, transforma o ambiente dos não-fumantes, expondo-os aos agravos de saúde decorrentes da poluição tabágica. A preocupação em reconhecer os discursos de mães fumantes que fazem de seus filhos fumantes passivos busca oferecer subsídios para lidar com essas questões e contribuir na implantação de projetos de prevenção. Objetivo: O presente trabalho pretende construir os Discursos do sujeito coletivo que expressam as representações sociais de mães fumantes frente ao tabagismo passivo de seus filhos. Com isso, pretende promover momentos de reflexão que poderão servir de apoio nas ações preventivas e de controle do hábito de fumar. Metodologia: A metodologia empregada, com base qualitativa, esteve apoiada na técnica de análise dos depoimentos e montagem dos Discursos do sujeito coletivo, proposta por Lefèvre e colaboradores (2000). Resultados: Os depoimentos colhidos de 15 mães fumantes com filhos na faixa etária de 11 a 14 anos permitiram a compreensão da concepção do senso comum desse público alvo pesquisado. As idéias centrais obtidas à partir da aplicação do questionário permitiram a constatação de uma dependência ao vício que as impede, mesmo diante do conhecimento dos prejuízos ou da preocupação com os filhos, de parar de fumar. Alguns depoimentos destacaram a angústia do mau exemplo frente ao filho e a preocupação com a possibilidade do tabagismo ser \"a porta de entrada para as drogas\". O conceito de fumante passivo e os agravos à saúde a que está sujeito por ser fumante, sob o ponto de vista epidemiológico, apresentou-se como uma visão superficial e distante. E, ainda pior, nem todas as mães fizeram menção a esta preocupação. Conclusão: Não obstantes todas as ações políticas e sociais voltadas ao combate e prevenção do fumo, nos mais diferentes níveis de penetração na sociedade, cabe ressaltar a importância de projetos educativos e permanentes nas escolas. O binômio legislação-educação tão defendido nas instâncias governamentais, não governamentais e científicas pode ser reforçado com a parceria da Secretaria da Saúde e da Educação na implantação desses projetos. Fazendo uso das metodologias e estratégias educacionais propostas pelos PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais - as escolas servirão como um importante centro das ações de promoção da saúde e de controle do tabagismo, não apenas formando e melhorando a qualidade de vida de seus alunos como também do seu entorno.Introduction: It is known for sure today that smoking is a risk factor in varying degrees to all systems of the human body. WHO states that smoking is the major avoidable isolated cause of iIIness and death. Thus health promotion has, accordingly, sought all over the world for a new paradigm on ill-health issues in society. Scientific studies have confirmed that 90% of the smokers acquire the dependence in adolescence and also that parents exert strong influence on their children. In this scenario emerges the image of the passive smoker. Smoking causes damages to the smoker himself but also changes the environment of the non-smokers exposing them to the resulting health damages of smoking pollution. The concern in recognizing the discourse of smoking mothers that tum their children into passive smokers seeks to offer the elements to deal with such issues and contribute to the implementation of prevention projects. Objective: The present study aims at the construction of the Discourses of the collective subject that express the social representation of smoking mothers in terms of their children\'s passive smoking. It intends, in this way, to promote reflection moments that may serve as basis for the preventive actions and control of the smoking habit. Methodology: The qualitative methodology used was based on the analysis of statements and construction of Discourses of the collective subject proposed by Lefèvre and collaborators (2000). Results: The statements gathered form 15 smoking mothers with children between 11 and 14 years old allowed the understanding of the concept of common sense of the researched target public. The central ideas obtained with the questionnaire permitted the observation of dependence to the vice that prevents them from quitting smoking despite the knowledge of harm and concern with their children. Some statements stressed the anguish of the bad example before the child and the concern with possibility of smoking being the \"gateway to drugs\". From an epidemiological point of view the concept of passive smoker and the possible harms to his health presented themselves as both superficial and distant. And amazingly, not all mothers mentioned such worry. Conclusion: Despite the presence of all the political and social action geared at the smoking habit combat and prevention it is important to emphasize the significance of permanent educative projects in schools. The legislation-education element, so much defended in governmental, non-governmental and scientific spheres may be strengthened by the partnership with the Health and Education Authorities in the implementation of such projects. By making use of the educational methodologies and strategies proposed by the National Curricular Parameters the schools will serve as an important center of health promotion and smoking control actions not only forming but also bettering the quality of life of its students and their environments.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPStewien, Glacilda Telles de MenezesElmôr, Maisa Rose Domênico2002-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-09052024-182154/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-10T13:13:02Zoai:teses.usp.br:tde-09052024-182154Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-10T13:13:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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