O negócio de Pernambuco: financiamento, comércio e transporte na segunda metade do século XVIII

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Felipe Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8137/tde-28082019-143032/
Resumo: A segunda metade do século XVIII foi um momento de crescimento econômico. A produção industrial e o consumo das populações europeias aumentaram. Da mesma forma, as colônias da América acompanharam essa conjuntura elevando suas exportações de gêneros tropicais. A pesquisa investiga justamente uma dessas colônias, a capitania de Pernambuco, que teve um papel de relevo nesse cenário. Procurou-se, sobretudo, preencher duas lacunas que a historiografia ainda não havia se interessado. Objetivou-se reconstituir os indicadores gerais de exportação e analisar o comércio ultramarino do ponto de vista dos agentes em um período marcado por duas transformações: a instalação de uma companhia monopolista e a ascensão da cultura algodoeira, comparando a situação de um mercado com monopólio com uma situação de comércio livre. Utilizando documentos ainda inéditos para o local e o recorte temporal proposto - tais como os registros de carga de mais de 1.400 embarcações, 753 passaportes de navios, 1.414 registros notariais, 107 letras de risco e 236 processos judiciais, entre outros foi possível realizar séries originais de exportação dos principais produtos da capitania: algodão, açúcar e couramas, assim como de seus preços. Possibilitou uma análise verticalizada das formas de fazer comércio sociedade mercantis, comissários residentes e itinerantes contribuindo para o levantamento de parte do grupo mercantil atuante entre Pernambuco e Lisboa e ainda descortinou a hierarquia dos proprietários de embarcações. A investigação em torno dos agentes e da forma como eles organizavam o negócio colonial levou a uma apreciação sobre as principais regulações econômicas da época, o tabelamento do preço do açúcar e dos fretes, e de seus desdobramentos nos ramos do comércio e do transporte. Para tal, foi utilizado e relativizado o conceito de custos de transação, tão em voga na literatura neo-institucionalista. As principais conclusões do trabalho apontam para a importância do crédito metropolitano que financiava parte das atividades econômicas de exportação de Pernambuco e, necessariamente, reforça a substancial presença dos mercadores reinóis como participantes ativos do negócio colonial.
id USP_29de9339313df04405ec1348e1c59e93
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28082019-143032
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O negócio de Pernambuco: financiamento, comércio e transporte na segunda metade do século XVIIIThe business of Pernambuco: financing, trade and shipping in the second half of the eighteenth centuryColonial shippingColonial tradeComércio colonialCreditCréditoEndividamentoIndebtednessPernambuco in the 18th centuryPernambuco no Século XVIIITransporte colonialA segunda metade do século XVIII foi um momento de crescimento econômico. A produção industrial e o consumo das populações europeias aumentaram. Da mesma forma, as colônias da América acompanharam essa conjuntura elevando suas exportações de gêneros tropicais. A pesquisa investiga justamente uma dessas colônias, a capitania de Pernambuco, que teve um papel de relevo nesse cenário. Procurou-se, sobretudo, preencher duas lacunas que a historiografia ainda não havia se interessado. Objetivou-se reconstituir os indicadores gerais de exportação e analisar o comércio ultramarino do ponto de vista dos agentes em um período marcado por duas transformações: a instalação de uma companhia monopolista e a ascensão da cultura algodoeira, comparando a situação de um mercado com monopólio com uma situação de comércio livre. Utilizando documentos ainda inéditos para o local e o recorte temporal proposto - tais como os registros de carga de mais de 1.400 embarcações, 753 passaportes de navios, 1.414 registros notariais, 107 letras de risco e 236 processos judiciais, entre outros foi possível realizar séries originais de exportação dos principais produtos da capitania: algodão, açúcar e couramas, assim como de seus preços. Possibilitou uma análise verticalizada das formas de fazer comércio sociedade mercantis, comissários residentes e itinerantes contribuindo para o levantamento de parte do grupo mercantil atuante entre Pernambuco e Lisboa e ainda descortinou a hierarquia dos proprietários de embarcações. A investigação em torno dos agentes e da forma como eles organizavam o negócio colonial levou a uma apreciação sobre as principais regulações econômicas da época, o tabelamento do preço do açúcar e dos fretes, e de seus desdobramentos nos ramos do comércio e do transporte. Para tal, foi utilizado e relativizado o conceito de custos de transação, tão em voga na literatura neo-institucionalista. As principais conclusões do trabalho apontam para a importância do crédito metropolitano que financiava parte das atividades econômicas de exportação de Pernambuco e, necessariamente, reforça a substancial presença dos mercadores reinóis como participantes ativos do negócio colonial.The second half of the eighteenth century was a time of economic growth. Industrial production and consumption of European populations have increased. In the same way, the colonies of America followed this conjuncture raising their exports of tropical goods. The research investigates one of these colonies, the captaincy of Pernambuco, which played a major role in this scenario. It was sought above all to fill two gaps that historiography had not yet interested. The aim was to reconstitute general export indicators and analyze overseas trade from the agents\' point of view in a period marked by two transformations: the installation of a monopoly company and the rise of the cotton culture, comparing the situation of a monopoly market with a free trade situation. Using documents still not used for the location and the proposed time cut - such as cargo records of more than 1,400 vessels, 753 ship passports, 1,414 notarial records, 107 sea loans and 236 legal proceedings, among others - it was possible to carry out series of export of the main products of the captaincy: cotton, sugar and leathers, as well as their prices. It enabled a vertical analysis of the ways of doing business - merchant society, resident and itinerant commissars - contributing to the survey of part of the mercantile group that operates between Pernambuco and Lisbon and also uncovered the hierarchy of ship owners. The investigation of the agents and the way they organized the colonial business led to an appreciation of the main economic regulations of the time, the sugar price and freight price regulation, and their influence in the branches of commerce and transportation. For this, the concept of transaction costs, so popular in neo-institutionalism literature, has been used and relativized. The main conclusions of the study endorse the importance of the metropolitan credit that financed part of Pernambuco\'s economic export activities and, necessarily, reinforces the substantial presence of the metropolitan merchants as active participants in the colonial business.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMenz, Maximiliano MacMelo, Felipe Souza2017-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8137/tde-28082019-143032/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T23:49:57Zoai:teses.usp.br:tde-28082019-143032Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T23:49:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O negócio de Pernambuco: financiamento, comércio e transporte na segunda metade do século XVIII
The business of Pernambuco: financing, trade and shipping in the second half of the eighteenth century
title O negócio de Pernambuco: financiamento, comércio e transporte na segunda metade do século XVIII
spellingShingle O negócio de Pernambuco: financiamento, comércio e transporte na segunda metade do século XVIII
Melo, Felipe Souza
Colonial shipping
Colonial trade
Comércio colonial
Credit
Crédito
Endividamento
Indebtedness
Pernambuco in the 18th century
Pernambuco no Século XVIII
Transporte colonial
title_short O negócio de Pernambuco: financiamento, comércio e transporte na segunda metade do século XVIII
title_full O negócio de Pernambuco: financiamento, comércio e transporte na segunda metade do século XVIII
title_fullStr O negócio de Pernambuco: financiamento, comércio e transporte na segunda metade do século XVIII
title_full_unstemmed O negócio de Pernambuco: financiamento, comércio e transporte na segunda metade do século XVIII
title_sort O negócio de Pernambuco: financiamento, comércio e transporte na segunda metade do século XVIII
author Melo, Felipe Souza
author_facet Melo, Felipe Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menz, Maximiliano Mac
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Felipe Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Colonial shipping
Colonial trade
Comércio colonial
Credit
Crédito
Endividamento
Indebtedness
Pernambuco in the 18th century
Pernambuco no Século XVIII
Transporte colonial
topic Colonial shipping
Colonial trade
Comércio colonial
Credit
Crédito
Endividamento
Indebtedness
Pernambuco in the 18th century
Pernambuco no Século XVIII
Transporte colonial
description A segunda metade do século XVIII foi um momento de crescimento econômico. A produção industrial e o consumo das populações europeias aumentaram. Da mesma forma, as colônias da América acompanharam essa conjuntura elevando suas exportações de gêneros tropicais. A pesquisa investiga justamente uma dessas colônias, a capitania de Pernambuco, que teve um papel de relevo nesse cenário. Procurou-se, sobretudo, preencher duas lacunas que a historiografia ainda não havia se interessado. Objetivou-se reconstituir os indicadores gerais de exportação e analisar o comércio ultramarino do ponto de vista dos agentes em um período marcado por duas transformações: a instalação de uma companhia monopolista e a ascensão da cultura algodoeira, comparando a situação de um mercado com monopólio com uma situação de comércio livre. Utilizando documentos ainda inéditos para o local e o recorte temporal proposto - tais como os registros de carga de mais de 1.400 embarcações, 753 passaportes de navios, 1.414 registros notariais, 107 letras de risco e 236 processos judiciais, entre outros foi possível realizar séries originais de exportação dos principais produtos da capitania: algodão, açúcar e couramas, assim como de seus preços. Possibilitou uma análise verticalizada das formas de fazer comércio sociedade mercantis, comissários residentes e itinerantes contribuindo para o levantamento de parte do grupo mercantil atuante entre Pernambuco e Lisboa e ainda descortinou a hierarquia dos proprietários de embarcações. A investigação em torno dos agentes e da forma como eles organizavam o negócio colonial levou a uma apreciação sobre as principais regulações econômicas da época, o tabelamento do preço do açúcar e dos fretes, e de seus desdobramentos nos ramos do comércio e do transporte. Para tal, foi utilizado e relativizado o conceito de custos de transação, tão em voga na literatura neo-institucionalista. As principais conclusões do trabalho apontam para a importância do crédito metropolitano que financiava parte das atividades econômicas de exportação de Pernambuco e, necessariamente, reforça a substancial presença dos mercadores reinóis como participantes ativos do negócio colonial.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8137/tde-28082019-143032/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8137/tde-28082019-143032/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257439721750528