Uma contribuição à mensuração de resultado de agências bancárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jocineiro Oliveira dos
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-22062022-141757/
Resumo: Uma contribuição a mensuração de resultado de agências bancárias tem a finalidade de apresentar uma abordagem diferente para o problema da avaliação dos recursos financeiros remunerados, captados e aplicados pelas agendas no contexto de centro de lucro. A indústria bancária, com sua estrutura multidivisional e com uma diversidade de produtos oferecidos pelas unidades estratégicas de negócios, apresenta sérios problemas de planejamento, controle e coordenação. A informação a respeito da lucratividade é um instrumento de auxílio a gestão de suas inúmeras agendas. O sistema de informação contábil, com sua metodologia, seus avanços e suas diversas especializações, apresenta, atualmente, um corpo bem desenvolvido de métodos e técnicas para avaliação de divisões ou de seus gestores. O alto grau de regulamentação do Sistema Financeiro e as suposições que envolvem a mensuração da rentabilidade dos produtos são fatores que tem provocado grandes discussões sobre o critério contábil mais adequado para a avaliação das agências. O critério adotado pode alterar completamente a classificação de uma agência, transformando uma agência superavitária em deficitária ou vice-versa. A avaliação das agências bancárias facilita o processo de formulação de estratégias separadamente para unidades com posições competitivas, condições de mercado e desempenho muito distintas. Além disso, a Administração Central pode alocar recursos mais eficazmente entre as agências bancárias ao compará-las no contexto de uma carteira de investimento. O estudo pretende apresentar elementos necessários para auxiliar os gestores na implementação da demonstração de resultado divisional, analisando os principais fatores que afetam o processo de mensuração da rentabilidade dos produtos, fornecendo, dessa forma, subsídios para uma adequada implementação da demonstração.
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