Valores e sentimentos subjacentes à discriminação racial: um estudo na perspectiva dos modelos organizadores do pensamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bouças, Sandra Regina da Silva Brugnoli
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04082011-142108/
Resumo: Diante da violência moral promovida pela prática da discriminação racial no ambiente escolar, a presente pesquisa tem como objetivo investigar a representação que estudantes têm de tal prática, bem como os valores e sentimentos subjacentes a ela. Utilizando como referencial teórico-metodológico a Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento, foi apresentado um conflito representando tal violência moral a 120 estudantes entre meninos e meninas do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas uma municipal e outra estadual da cidade de São Paulo. O conflito apresentado foi dividido em três situações, sob a forma de dez questões, que abrangem aspectos relacionados aos pensamentos, sentimentos e ações dos protagonistas. Das respostas às questões relacionadas à ação, foram extraídos os modelos organizadores com os quais, posteriormente, foram relacionados e analisados os sentimentos apresentados. A partir dos resultados obtidos, deparamo-nos com inúmeras possibilidades de reflexões, que suscitam discussões sobre os seguintes aspectos: o funcionamento psíquico do indivíduo submetido à prática da discriminação racial, suas implicações no processo educativo e a importância da intervenção consciente do (a) educador (a).
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