Roda de bordar: atenção distendida em espirais na formação de professores de arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-10032021-223225/ |
Resumo: | Esta pesquisa tem como foco a instauração de percursos formativos em arte por meio do bordado como linguagem e campo de explorações, buscando entender as características dessa linguagem e seu potencial na formação de professores de arte. A proposta foi construída a partir do estudo dos elementos do bordado e da rememoração das trajetórias formativas do próprio pesquisador, além da observação de contextos de produção, em que o bordado surge como militância e criação coletiva e individual de significados. A organização e estruturação da pesquisa utilizam a espiral como forma e dinâmica, revitalizando em seu cerne os fundamentos de uma forma de pensar cíclica, integrada e integradora. A partir da espiral, a tese retoma cada um desses elementos (trajetórias formativas e contextos de produção), traçando reflexões, aprofundando essas experiências e cotejando-as com conceitos, proposições e ideias, tendo como referencial: a arte de bordar como uma prática de tempo alongado e atenção distendida; a arte popular como estratégia decolonial e atualização constante de tradições; a formação de professores em arte, como o desenvolvimento de uma postura crítica e autoral, a partir da construção de uma práxis docente. O percurso formativo contou com a participação de 16 professoras de diferentes níveis de aprendizagem e teve como objetivo construir pontes, através dos bordados realizados nos encontros, entre o ensino aprendizagem da arte, o cotidiano dessas professoras, seus desafios e o próprio significado da prática docente em arte, estabelecendo um lugar de encontro e partilha de saberes, criando espaços e momentos que contribuíssem para o desenvolvimento de identidades das professoras como autoras de suas práticas artístico-pedagógicas. |
id |
USP_2a5300c4eccdabae5ba5d018a718b155 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-10032021-223225 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Roda de bordar: atenção distendida em espirais na formação de professores de arte-art teachingBordadoEmbroideryEnsino de arteEspiralFormação docentespiralteaching trainingEsta pesquisa tem como foco a instauração de percursos formativos em arte por meio do bordado como linguagem e campo de explorações, buscando entender as características dessa linguagem e seu potencial na formação de professores de arte. A proposta foi construída a partir do estudo dos elementos do bordado e da rememoração das trajetórias formativas do próprio pesquisador, além da observação de contextos de produção, em que o bordado surge como militância e criação coletiva e individual de significados. A organização e estruturação da pesquisa utilizam a espiral como forma e dinâmica, revitalizando em seu cerne os fundamentos de uma forma de pensar cíclica, integrada e integradora. A partir da espiral, a tese retoma cada um desses elementos (trajetórias formativas e contextos de produção), traçando reflexões, aprofundando essas experiências e cotejando-as com conceitos, proposições e ideias, tendo como referencial: a arte de bordar como uma prática de tempo alongado e atenção distendida; a arte popular como estratégia decolonial e atualização constante de tradições; a formação de professores em arte, como o desenvolvimento de uma postura crítica e autoral, a partir da construção de uma práxis docente. O percurso formativo contou com a participação de 16 professoras de diferentes níveis de aprendizagem e teve como objetivo construir pontes, através dos bordados realizados nos encontros, entre o ensino aprendizagem da arte, o cotidiano dessas professoras, seus desafios e o próprio significado da prática docente em arte, estabelecendo um lugar de encontro e partilha de saberes, criando espaços e momentos que contribuíssem para o desenvolvimento de identidades das professoras como autoras de suas práticas artístico-pedagógicas.This research focuses on the instauration of formative paths in arts using embroidery as a language and a field of exploration. It seeks the understanding of the characteristics of this language and its potential to form art teachers. The proposal was built from the study of the embroidery\'s elements and the remembrance of the formative trajectory of the researcher himself, as well as the observation of the production\'s context, in which the embroidery surfaces as a form of activism, besides a collective and individual creation of meanings. The organization and the structure of the research utilize the spiral as form and dynamic, revitalizing in its core the fundaments of a cyclic way of thinking, integrated and integrative. From the spiral, the thesis brings back each one of these elements (formative trajectory and contexts of production), drawing reflections, deepen the experiences and linking it to concepts, prepositions and ideas, using as point of reference: the art of embroidery as a practice of the extended time and attention; the popular art as a decolonial practice and a constant update of traditions; the formation of art teachers as a development of a critic and authored posture, starting from the construction of a faculty praxis. The formative path counted with 16 teachers with different levels of learning and had as its objective the construction of bridges through the embroidery that were made during the reunions, between the teaching and learning of arts, the daily life of the teachers, their challenges and their own meaning of the art\'s faculty, which creates a point of encounter and sharing of knowledge that can contribute to the develop of the teacher\'s identities as authors of their own artistic-pedagogical practices.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMattar, SumayaAzevedo, Vinicius Souza de2020-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-10032021-223225/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-11T05:28:02Zoai:teses.usp.br:tde-10032021-223225Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-11T05:28:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Roda de bordar: atenção distendida em espirais na formação de professores de arte - |
title |
Roda de bordar: atenção distendida em espirais na formação de professores de arte |
spellingShingle |
Roda de bordar: atenção distendida em espirais na formação de professores de arte Azevedo, Vinicius Souza de art teaching Bordado Embroidery Ensino de arte Espiral Formação docente spiral teaching training |
title_short |
Roda de bordar: atenção distendida em espirais na formação de professores de arte |
title_full |
Roda de bordar: atenção distendida em espirais na formação de professores de arte |
title_fullStr |
Roda de bordar: atenção distendida em espirais na formação de professores de arte |
title_full_unstemmed |
Roda de bordar: atenção distendida em espirais na formação de professores de arte |
title_sort |
Roda de bordar: atenção distendida em espirais na formação de professores de arte |
author |
Azevedo, Vinicius Souza de |
author_facet |
Azevedo, Vinicius Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mattar, Sumaya |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Vinicius Souza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
art teaching Bordado Embroidery Ensino de arte Espiral Formação docente spiral teaching training |
topic |
art teaching Bordado Embroidery Ensino de arte Espiral Formação docente spiral teaching training |
description |
Esta pesquisa tem como foco a instauração de percursos formativos em arte por meio do bordado como linguagem e campo de explorações, buscando entender as características dessa linguagem e seu potencial na formação de professores de arte. A proposta foi construída a partir do estudo dos elementos do bordado e da rememoração das trajetórias formativas do próprio pesquisador, além da observação de contextos de produção, em que o bordado surge como militância e criação coletiva e individual de significados. A organização e estruturação da pesquisa utilizam a espiral como forma e dinâmica, revitalizando em seu cerne os fundamentos de uma forma de pensar cíclica, integrada e integradora. A partir da espiral, a tese retoma cada um desses elementos (trajetórias formativas e contextos de produção), traçando reflexões, aprofundando essas experiências e cotejando-as com conceitos, proposições e ideias, tendo como referencial: a arte de bordar como uma prática de tempo alongado e atenção distendida; a arte popular como estratégia decolonial e atualização constante de tradições; a formação de professores em arte, como o desenvolvimento de uma postura crítica e autoral, a partir da construção de uma práxis docente. O percurso formativo contou com a participação de 16 professoras de diferentes níveis de aprendizagem e teve como objetivo construir pontes, através dos bordados realizados nos encontros, entre o ensino aprendizagem da arte, o cotidiano dessas professoras, seus desafios e o próprio significado da prática docente em arte, estabelecendo um lugar de encontro e partilha de saberes, criando espaços e momentos que contribuíssem para o desenvolvimento de identidades das professoras como autoras de suas práticas artístico-pedagógicas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-10032021-223225/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-10032021-223225/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256905950429184 |