Novo muralismo: a pintura pública das últimas décadas na metrópole paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Yara Amaral Gurgel de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-20102017-203933/
Resumo: Novo-muralismo: A pintura pública das últimas décadas na metrópole paulistana trata de uma apresentação reflexiva sobre a produção da Nova Escola como Arte Urbana e os afetos que se desdobram da mesma nos corpos da cidade, por meio de investigações no campo das pinturas urbanas e seus processos de desenvolvimento, realizadas em São Paulo, nas décadas de 2000e 2010, por Highraff, Milo, Paulo Ito,e Yá!. O estudo desenvolve-se a partir da vivência destes atores em seus ambientes de ação, com foco nas intervenções que produzem e nos impactos resultantes. Aborda também três experiências em arte-educação e projetos sociais que tem como fundamento um conjunto de recursos expressivos oriundos da pintura mural, as quais: Educação com Arte - intermediada pela ONG CENPEC, na Fundação Casa; Jovens Urbanos, também promovida pelo CENPEC, em diversos bairros periféricos com alto índice de vulnerabilidade e, por último, Fábrica de Cultura, através da ONG POIESIS, na Brasilândia. Com base na noção de Novo Muralismo utilizada,de modo geral, para caracterizaras obras cujo grupo de artistas rompe com a estética pictórica mural do hip hop, o estudo traz uma diversidade de referências, estilos e técnicas que dá continuidade à história da pintura de rua influenciado pelo muralismo latino-americano.O conteúdo, pouco discutido no âmbito acadêmico, evidencia o potencial transformador deste meio,através da avaliação do antes e depois da intervenção no espaço público. Por meio de registros visuais ilustrativos das obras e de alguns procedimentos são desenvolvidos rebatimentos conceituais que explicitam e comentamas expressões de distintas visões de mundo e de pensamento crítico, multiplicando o espectro a partir do qual é possível intervir poética e performativamente na construção de espaços de interação sensível, de comunicação e de manifestação no campo social - arte de rua, arte direta. A relação corpo-espaço coletivo,nas diferentes poéticas da esfera pública,passa por variadas estratégias,como artivismo, site specific, muralismo,que transformam substancialmente a paisagem urbana de São Paulo.
id USP_2aab095ee481df58d546753d53318542
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20102017-203933
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Novo muralismo: a pintura pública das últimas décadas na metrópole paulistaNuevo muralismo: la pintura pública de las últimas décadas en la metrópoli paulistanaArte CallejeroArte de ruaArte urbanaArte urbanoArtivismoArtivismoCorpo e espaçoCuerpo y espacioGraffitiGraffitiNovo muralismoNuevo muralismoPaisagem urbanaPaisaje urbanoPinturaPinturaSingularidadesSingularidadesNovo-muralismo: A pintura pública das últimas décadas na metrópole paulistana trata de uma apresentação reflexiva sobre a produção da Nova Escola como Arte Urbana e os afetos que se desdobram da mesma nos corpos da cidade, por meio de investigações no campo das pinturas urbanas e seus processos de desenvolvimento, realizadas em São Paulo, nas décadas de 2000e 2010, por Highraff, Milo, Paulo Ito,e Yá!. O estudo desenvolve-se a partir da vivência destes atores em seus ambientes de ação, com foco nas intervenções que produzem e nos impactos resultantes. Aborda também três experiências em arte-educação e projetos sociais que tem como fundamento um conjunto de recursos expressivos oriundos da pintura mural, as quais: Educação com Arte - intermediada pela ONG CENPEC, na Fundação Casa; Jovens Urbanos, também promovida pelo CENPEC, em diversos bairros periféricos com alto índice de vulnerabilidade e, por último, Fábrica de Cultura, através da ONG POIESIS, na Brasilândia. Com base na noção de Novo Muralismo utilizada,de modo geral, para caracterizaras obras cujo grupo de artistas rompe com a estética pictórica mural do hip hop, o estudo traz uma diversidade de referências, estilos e técnicas que dá continuidade à história da pintura de rua influenciado pelo muralismo latino-americano.O conteúdo, pouco discutido no âmbito acadêmico, evidencia o potencial transformador deste meio,através da avaliação do antes e depois da intervenção no espaço público. Por meio de registros visuais ilustrativos das obras e de alguns procedimentos são desenvolvidos rebatimentos conceituais que explicitam e comentamas expressões de distintas visões de mundo e de pensamento crítico, multiplicando o espectro a partir do qual é possível intervir poética e performativamente na construção de espaços de interação sensível, de comunicação e de manifestação no campo social - arte de rua, arte direta. A relação corpo-espaço coletivo,nas diferentes poéticas da esfera pública,passa por variadas estratégias,como artivismo, site specific, muralismo,que transformam substancialmente a paisagem urbana de São Paulo.Nuevo Muralismo: La pintura pública de las últimas décadas en la metrópoli paulistana es una presentación reflexiva sobre la producción de la Nueva Escuela como Arte Urbano y los afectos que se despliegan de la misma en los cuerpos de la ciudad, mediante investigaciones en el campo de las pinturas urbanas y sus procesos de desarrollo, realizadas en São Paulo, en las décadas de 2000 y 2010, por Highraff, Milo, Paulo Ito, y Yá!. El estudio se desarrolla a partir de la vivencia de estos actores en sus ambientes de acción, y está enfocado en las intervenciones que producen y sus impactos. Aborda también tres experiencias en arte-educación y proyectos sociales fundamentados en un conjunto de recursos expresivos oriundos de la pintura mural: Educação com Arte (Educación con Arte) intermediada por la ONG CENPEC en la Fundação Casa (Fundación Casa); Jovens Urbanos (Jóvenes Urbanos), igualmente promovida por CENPEC en diferentes barrios periféricos de São Paulo con alto nivel de vulnerabilidad, y, por último, Fábrica de Cultura, desarrollada por la ONG POIESIS en el barrio Brasilândia. Basados en la noción de Nuevo Muralismo utilizada, de modo general, para caracterizar las obras cuyo grupo de artistas rompe con la estética pictórica mural del hip hop, el estudio aporta una diversidad de referencias, estilos y técnicas lo que da continuación a la historia de la pintura callejera influida por el muralismo latinoamericano. El contenido, poco discutido en el ámbito académico, pone de relieve el potencial transformador de este medio, a través de la evaluación del antes y del después de las intervenciones en el espacio público. A partir de registros visuales ilustrativos de las obras y de algunos procedimientos, se desarrollan debates conceptuales que explicitan y comentan las expresiones de distintas visiones de mundo y de pensamiento crítico de modo a multiplicar el espectro desde el cual es posible intervenir poética y performativamente en la construcción de espacios de interacción sensibles, de comunicación y de manifestación en el campo social arte callejero, arte directo. La relación cuerpo-espacio colectivo, en las diferentes poéticas de la esfera pública, transita por variadas estrategias, como, por ejemplo, el artivismo, site specific, muralismo, que transforman substancialmente el paisaje urbano de São Paulo.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLara, Arthur HunoldBarros, Yara Amaral Gurgel de2017-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-20102017-203933/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-20102017-203933Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Novo muralismo: a pintura pública das últimas décadas na metrópole paulista
Nuevo muralismo: la pintura pública de las últimas décadas en la metrópoli paulistana
title Novo muralismo: a pintura pública das últimas décadas na metrópole paulista
spellingShingle Novo muralismo: a pintura pública das últimas décadas na metrópole paulista
Barros, Yara Amaral Gurgel de
Arte Callejero
Arte de rua
Arte urbana
Arte urbano
Artivismo
Artivismo
Corpo e espaço
Cuerpo y espacio
Graffiti
Graffiti
Novo muralismo
Nuevo muralismo
Paisagem urbana
Paisaje urbano
Pintura
Pintura
Singularidades
Singularidades
title_short Novo muralismo: a pintura pública das últimas décadas na metrópole paulista
title_full Novo muralismo: a pintura pública das últimas décadas na metrópole paulista
title_fullStr Novo muralismo: a pintura pública das últimas décadas na metrópole paulista
title_full_unstemmed Novo muralismo: a pintura pública das últimas décadas na metrópole paulista
title_sort Novo muralismo: a pintura pública das últimas décadas na metrópole paulista
author Barros, Yara Amaral Gurgel de
author_facet Barros, Yara Amaral Gurgel de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lara, Arthur Hunold
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Yara Amaral Gurgel de
dc.subject.por.fl_str_mv Arte Callejero
Arte de rua
Arte urbana
Arte urbano
Artivismo
Artivismo
Corpo e espaço
Cuerpo y espacio
Graffiti
Graffiti
Novo muralismo
Nuevo muralismo
Paisagem urbana
Paisaje urbano
Pintura
Pintura
Singularidades
Singularidades
topic Arte Callejero
Arte de rua
Arte urbana
Arte urbano
Artivismo
Artivismo
Corpo e espaço
Cuerpo y espacio
Graffiti
Graffiti
Novo muralismo
Nuevo muralismo
Paisagem urbana
Paisaje urbano
Pintura
Pintura
Singularidades
Singularidades
description Novo-muralismo: A pintura pública das últimas décadas na metrópole paulistana trata de uma apresentação reflexiva sobre a produção da Nova Escola como Arte Urbana e os afetos que se desdobram da mesma nos corpos da cidade, por meio de investigações no campo das pinturas urbanas e seus processos de desenvolvimento, realizadas em São Paulo, nas décadas de 2000e 2010, por Highraff, Milo, Paulo Ito,e Yá!. O estudo desenvolve-se a partir da vivência destes atores em seus ambientes de ação, com foco nas intervenções que produzem e nos impactos resultantes. Aborda também três experiências em arte-educação e projetos sociais que tem como fundamento um conjunto de recursos expressivos oriundos da pintura mural, as quais: Educação com Arte - intermediada pela ONG CENPEC, na Fundação Casa; Jovens Urbanos, também promovida pelo CENPEC, em diversos bairros periféricos com alto índice de vulnerabilidade e, por último, Fábrica de Cultura, através da ONG POIESIS, na Brasilândia. Com base na noção de Novo Muralismo utilizada,de modo geral, para caracterizaras obras cujo grupo de artistas rompe com a estética pictórica mural do hip hop, o estudo traz uma diversidade de referências, estilos e técnicas que dá continuidade à história da pintura de rua influenciado pelo muralismo latino-americano.O conteúdo, pouco discutido no âmbito acadêmico, evidencia o potencial transformador deste meio,através da avaliação do antes e depois da intervenção no espaço público. Por meio de registros visuais ilustrativos das obras e de alguns procedimentos são desenvolvidos rebatimentos conceituais que explicitam e comentamas expressões de distintas visões de mundo e de pensamento crítico, multiplicando o espectro a partir do qual é possível intervir poética e performativamente na construção de espaços de interação sensível, de comunicação e de manifestação no campo social - arte de rua, arte direta. A relação corpo-espaço coletivo,nas diferentes poéticas da esfera pública,passa por variadas estratégias,como artivismo, site specific, muralismo,que transformam substancialmente a paisagem urbana de São Paulo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-20102017-203933/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-20102017-203933/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257184969162752