O exercício da cidadania desde a infância como inédito viável: saberes e sabores da experiência da EMEF Presidente Campos Salles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Delma Lúcia de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14122018-085630/
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo investigar sob quais condições é possível promover o exercício da cidadania desde a infância no contexto da escola pública. O pressuposto assumido nesse estudo foi a noção das crianças como grupo social com interesses específicos, capazes de expressar sua visão sobre o que significa viver a cidadania e de participar em decisões sobre assuntos que as envolvam, propondo soluções criativas em diálogos com os adultos. Buscou-se estudar a experiência de transformação curricular em uma escola da rede pública municipal, em São Paulo, que se apresenta com uma proposta de formação cidadã desde a infância. Adotou-se como perspectiva metodológica a abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso inspirado pelas orientações etnográficas. O percurso da pesquisa e a construção da metodologia estabeleceram coerência entre fundamentos que permitissem enfatizar a sintonia entre ética e pesquisa. A produção de dados envolveu leitura de documentos institucionais, o registro em diário de campo, observações participantes e entrevistas com trinta e nove crianças, três adolescentes e nove adultos. A literatura no que se refere à pesquisa com crianças subsidiou todo o processo investigativo, dando ênfase aos aspectos éticos, tais como: participação voluntária, consentimento dos pais e deles próprios e privacidade. Os fundamentos da pedagogia de Paulo Freire foram a principal base de sustentação teórico-prática da pesquisa. Os resultados obtidos revelaram que é plenamente viável a realização de propostas na educação escolar que proporcionem à criança participar ativamente da construção de sua cidadania. Para tanto, conclui-se que a escola pesquisada criou condições concretas em parceria com a comunidade local, para superar situaçõeslimites, e descobrir inéditos viáveis, configurando-se em uma escola inovadora, sem muros e sem paredes. Rompeu com um ensino tradicional, abriu espaço para que o currículo da educação básica fosse repensado, com vistas a formular metodologias que respeitassem a cultura, o tempo, o espaço e as características do ser criança e considerassem a ludicidade, a música, a brincadeira, entre outras linguagens. Pelas vozes das crianças, a cidadania desde a infância foi traduzida em exercício dos direitos, ações propositivas para a vida em sociedade e a aprendizagem da democracia por meio da participação delas em Assembleias de Estudantes, Rodas de Conversas, Comissões Mediadoras, Conselho de Escola e República de Estudantes. Em coerência com os princípios metodológicos, a pesquisa foi avaliada pelos participantes e os estudantes apresentaram importantes indicações para novos estudos sobre escolas públicas e privadas. Por fim, a pesquisa anunciou outro mundo possível na perspectiva das crianças, que apresentaram o princípio ético da vida como um bem precioso em comum.
id USP_2ad9447443b716a62c3ddecebf861f48
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14122018-085630
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O exercício da cidadania desde a infância como inédito viável: saberes e sabores da experiência da EMEF Presidente Campos SallesCitizenship since childhood as unpublished and feasible: knowledge and flavors lived in EMEF Presidente Campos Salles experienceChildhoodCidadania (formação)Citizenship (formation)Crianças (pesquisa)Escola inovadoraInédito viávelInfânciaInnovative schoolScientific study with childrenUnpublished feasibleA presente pesquisa teve por objetivo investigar sob quais condições é possível promover o exercício da cidadania desde a infância no contexto da escola pública. O pressuposto assumido nesse estudo foi a noção das crianças como grupo social com interesses específicos, capazes de expressar sua visão sobre o que significa viver a cidadania e de participar em decisões sobre assuntos que as envolvam, propondo soluções criativas em diálogos com os adultos. Buscou-se estudar a experiência de transformação curricular em uma escola da rede pública municipal, em São Paulo, que se apresenta com uma proposta de formação cidadã desde a infância. Adotou-se como perspectiva metodológica a abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso inspirado pelas orientações etnográficas. O percurso da pesquisa e a construção da metodologia estabeleceram coerência entre fundamentos que permitissem enfatizar a sintonia entre ética e pesquisa. A produção de dados envolveu leitura de documentos institucionais, o registro em diário de campo, observações participantes e entrevistas com trinta e nove crianças, três adolescentes e nove adultos. A literatura no que se refere à pesquisa com crianças subsidiou todo o processo investigativo, dando ênfase aos aspectos éticos, tais como: participação voluntária, consentimento dos pais e deles próprios e privacidade. Os fundamentos da pedagogia de Paulo Freire foram a principal base de sustentação teórico-prática da pesquisa. Os resultados obtidos revelaram que é plenamente viável a realização de propostas na educação escolar que proporcionem à criança participar ativamente da construção de sua cidadania. Para tanto, conclui-se que a escola pesquisada criou condições concretas em parceria com a comunidade local, para superar situaçõeslimites, e descobrir inéditos viáveis, configurando-se em uma escola inovadora, sem muros e sem paredes. Rompeu com um ensino tradicional, abriu espaço para que o currículo da educação básica fosse repensado, com vistas a formular metodologias que respeitassem a cultura, o tempo, o espaço e as características do ser criança e considerassem a ludicidade, a música, a brincadeira, entre outras linguagens. Pelas vozes das crianças, a cidadania desde a infância foi traduzida em exercício dos direitos, ações propositivas para a vida em sociedade e a aprendizagem da democracia por meio da participação delas em Assembleias de Estudantes, Rodas de Conversas, Comissões Mediadoras, Conselho de Escola e República de Estudantes. Em coerência com os princípios metodológicos, a pesquisa foi avaliada pelos participantes e os estudantes apresentaram importantes indicações para novos estudos sobre escolas públicas e privadas. Por fim, a pesquisa anunciou outro mundo possível na perspectiva das crianças, que apresentaram o princípio ético da vida como um bem precioso em comum.The present research aimed to investigate under what conditions it is possible to promote the exercise of citizenship from childhood in the context of the public school. The assumption assumed in this study was the notion of children as a social group with specific interests, capable of expressing their vision about what it means to live citizenship and to participate in decisions on subjects that involve them, proposing creative solutions in dialogues with adults. We sought to study the experience of curricular transformation in a school of the municipal public network, in São Paulo, which presents itself with a proposal of citizen training from childhood. The qualitative approach was adopted as a methodological perspective, through a case study inspired by the ethnographic orientations. The course of the research and the construction of the methodology established coherence among foundations that allowed to emphasize the harmony between ethics and research. Data production involved reading institutional documents, field journaling, participant observations and interviews with thirtynine children, three adolescents, and nine adults. The literature regarding research with children subsidized the entire investigative process, emphasizing ethical aspects such as: voluntary participation, consent of parents and themselves and privacy. The fundamentals of Paulo Freire\'s pedagogy were the main basis for theoretical and practical support of the research. The results showed that it is fully feasible to make proposals in school education that allow children to participate actively in the construction of their citizenship. In order to do so, we conclude that the researched school created concrete conditions in partnership with the local community, to overcome \"limiting situations\", and to discover \"viable unpublished\", being configured in an innovative school, \"without walls\". It broke with a traditional teaching, opened space for the basic education curriculum to be rethought, with a view to formulating methodologies that respected the culture, time, space and characteristics of \"being a child\" and considered playfulness, music, games, among other languages. Through the voices of children, citizenship from childhood has been translated into the exercise of rights, propositional actions for life in society and the learning of democracy through their participation in Student Assemblies, Circle Conversation, Mediation Commissions, School Council and Republic of students. Consistent with the methodological principles, the research was evaluated by the participants and the students presented important indications for new studies on public and private schools. Finally, the research announced \"another possible world\" from the perspective of children, who presented the ethical principle of life as a precious commodity in common.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCatani, Afranio MendesMesquita, Delma Lúcia de2018-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14122018-085630/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-14122018-085630Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O exercício da cidadania desde a infância como inédito viável: saberes e sabores da experiência da EMEF Presidente Campos Salles
Citizenship since childhood as unpublished and feasible: knowledge and flavors lived in EMEF Presidente Campos Salles experience
title O exercício da cidadania desde a infância como inédito viável: saberes e sabores da experiência da EMEF Presidente Campos Salles
spellingShingle O exercício da cidadania desde a infância como inédito viável: saberes e sabores da experiência da EMEF Presidente Campos Salles
Mesquita, Delma Lúcia de
Childhood
Cidadania (formação)
Citizenship (formation)
Crianças (pesquisa)
Escola inovadora
Inédito viável
Infância
Innovative school
Scientific study with children
Unpublished feasible
title_short O exercício da cidadania desde a infância como inédito viável: saberes e sabores da experiência da EMEF Presidente Campos Salles
title_full O exercício da cidadania desde a infância como inédito viável: saberes e sabores da experiência da EMEF Presidente Campos Salles
title_fullStr O exercício da cidadania desde a infância como inédito viável: saberes e sabores da experiência da EMEF Presidente Campos Salles
title_full_unstemmed O exercício da cidadania desde a infância como inédito viável: saberes e sabores da experiência da EMEF Presidente Campos Salles
title_sort O exercício da cidadania desde a infância como inédito viável: saberes e sabores da experiência da EMEF Presidente Campos Salles
author Mesquita, Delma Lúcia de
author_facet Mesquita, Delma Lúcia de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catani, Afranio Mendes
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Delma Lúcia de
dc.subject.por.fl_str_mv Childhood
Cidadania (formação)
Citizenship (formation)
Crianças (pesquisa)
Escola inovadora
Inédito viável
Infância
Innovative school
Scientific study with children
Unpublished feasible
topic Childhood
Cidadania (formação)
Citizenship (formation)
Crianças (pesquisa)
Escola inovadora
Inédito viável
Infância
Innovative school
Scientific study with children
Unpublished feasible
description A presente pesquisa teve por objetivo investigar sob quais condições é possível promover o exercício da cidadania desde a infância no contexto da escola pública. O pressuposto assumido nesse estudo foi a noção das crianças como grupo social com interesses específicos, capazes de expressar sua visão sobre o que significa viver a cidadania e de participar em decisões sobre assuntos que as envolvam, propondo soluções criativas em diálogos com os adultos. Buscou-se estudar a experiência de transformação curricular em uma escola da rede pública municipal, em São Paulo, que se apresenta com uma proposta de formação cidadã desde a infância. Adotou-se como perspectiva metodológica a abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso inspirado pelas orientações etnográficas. O percurso da pesquisa e a construção da metodologia estabeleceram coerência entre fundamentos que permitissem enfatizar a sintonia entre ética e pesquisa. A produção de dados envolveu leitura de documentos institucionais, o registro em diário de campo, observações participantes e entrevistas com trinta e nove crianças, três adolescentes e nove adultos. A literatura no que se refere à pesquisa com crianças subsidiou todo o processo investigativo, dando ênfase aos aspectos éticos, tais como: participação voluntária, consentimento dos pais e deles próprios e privacidade. Os fundamentos da pedagogia de Paulo Freire foram a principal base de sustentação teórico-prática da pesquisa. Os resultados obtidos revelaram que é plenamente viável a realização de propostas na educação escolar que proporcionem à criança participar ativamente da construção de sua cidadania. Para tanto, conclui-se que a escola pesquisada criou condições concretas em parceria com a comunidade local, para superar situaçõeslimites, e descobrir inéditos viáveis, configurando-se em uma escola inovadora, sem muros e sem paredes. Rompeu com um ensino tradicional, abriu espaço para que o currículo da educação básica fosse repensado, com vistas a formular metodologias que respeitassem a cultura, o tempo, o espaço e as características do ser criança e considerassem a ludicidade, a música, a brincadeira, entre outras linguagens. Pelas vozes das crianças, a cidadania desde a infância foi traduzida em exercício dos direitos, ações propositivas para a vida em sociedade e a aprendizagem da democracia por meio da participação delas em Assembleias de Estudantes, Rodas de Conversas, Comissões Mediadoras, Conselho de Escola e República de Estudantes. Em coerência com os princípios metodológicos, a pesquisa foi avaliada pelos participantes e os estudantes apresentaram importantes indicações para novos estudos sobre escolas públicas e privadas. Por fim, a pesquisa anunciou outro mundo possível na perspectiva das crianças, que apresentaram o princípio ético da vida como um bem precioso em comum.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14122018-085630/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14122018-085630/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256979250085888