Processo de criação de estratégia em pequenas empresas de base tecnológica: proposta de modelo contemplando as fases de desenvolvimento de empresas do setor de fabricação de equipamentos médico-odontológicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-21092006-165908/ |
Resumo: | Este estudo teve o objetivo geral de analisar o processo e propor um modelo representativo da criação de estratégias em pequenas empresas de base tecnológica. A estratégia empresarial é uma área de significativa importância para os estudos administrativos, tendo em vista o impacto das decisões e ações estratégicas para o sucesso ou insucesso das empresas. Além disso, a teoria sobre estratégia está fortemente fundamentada em estudos realizados em empresas de grande porte, maduras, podendo, portanto, apresentar viés quando considerada a sua aplicação em empresas de pequeno porte e as em fase de desenvolvimento. Foi realizado um trabalho de campo cuja natureza foi a de pesquisa aplicada, com objetivo de pesquisa descritiva e a forma de abordagem do problema própria de pesquisa qualitativa. O procedimento técnico utilizado foi o estudo de caso, sendo investigadas cinco empresas de pequeno porte e uma de médio porte, conforme classificação pelo número de empregados. Todas são empresas de base tecnológica e estão localizadas no pólo tecnológico de São Carlos, em São Carlos-SP. A conclusão geral da pesquisa realizada revelou que as estratégias dessas empresas, apesar de integrarem ações de conteúdo e de processo, são criadas evoluindo através de três estágios típicos, de acordo com um padrão de evolução que ao longo do tempo tende a priorizar os aspectos de macro-orientação e de conteúdo em detrimento dos aspectos de micro-orientação e de processo |
id |
USP_2b0d801802cc81dfc1ad1993b29e9084 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-21092006-165908 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Processo de criação de estratégia em pequenas empresas de base tecnológica: proposta de modelo contemplando as fases de desenvolvimento de empresas do setor de fabricação de equipamentos médico-odontológicos Strategic process in small technology-based companies: proposal of a model with the development phases of small manufacturing companies from the medical and dental sectorempreendedorismoentrepreneurshipestratégiapequenas empresas de base tecnológicaplanejamento estratégicopólos de tecnologiasmall businessstrategic planningtechnology-based companiestechnopolisEste estudo teve o objetivo geral de analisar o processo e propor um modelo representativo da criação de estratégias em pequenas empresas de base tecnológica. A estratégia empresarial é uma área de significativa importância para os estudos administrativos, tendo em vista o impacto das decisões e ações estratégicas para o sucesso ou insucesso das empresas. Além disso, a teoria sobre estratégia está fortemente fundamentada em estudos realizados em empresas de grande porte, maduras, podendo, portanto, apresentar viés quando considerada a sua aplicação em empresas de pequeno porte e as em fase de desenvolvimento. Foi realizado um trabalho de campo cuja natureza foi a de pesquisa aplicada, com objetivo de pesquisa descritiva e a forma de abordagem do problema própria de pesquisa qualitativa. O procedimento técnico utilizado foi o estudo de caso, sendo investigadas cinco empresas de pequeno porte e uma de médio porte, conforme classificação pelo número de empregados. Todas são empresas de base tecnológica e estão localizadas no pólo tecnológico de São Carlos, em São Carlos-SP. A conclusão geral da pesquisa realizada revelou que as estratégias dessas empresas, apesar de integrarem ações de conteúdo e de processo, são criadas evoluindo através de três estágios típicos, de acordo com um padrão de evolução que ao longo do tempo tende a priorizar os aspectos de macro-orientação e de conteúdo em detrimento dos aspectos de micro-orientação e de processoThe aim of this study was to analyze the process and to propose a model which represents the strategic process in technology-based small companies. The business strategy is an area of significant importance to the management studies due the impacts of the strategic decisions to drive the companies to success. Besides, the theory of strategy is strongly created through studies about strategic actions developed in large and stable companies, which can bring biases when considered its application to developing small-sized companies. A field study was done with the nature of applied research, descriptive and of qualitative approach, through a multiple-case study with a sample of five small-sized companies and one medium-sized company, accordingly the number of employees. All the companies are technology-based companies from the São Carlos technopolis, Brazil. The conclusion revealed that, although the strategies integrate actions of content and process, they are created passing through three typical phases accordingly to an evolution standard which, as time goes by, tends to favor the content aspects and macro orientation instead of emergent actions and the micro focusBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPEscrivao Filho, EdmundoPerussi Filho, Sergio2006-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-21092006-165908/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:50Zoai:teses.usp.br:tde-21092006-165908Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de criação de estratégia em pequenas empresas de base tecnológica: proposta de modelo contemplando as fases de desenvolvimento de empresas do setor de fabricação de equipamentos médico-odontológicos Strategic process in small technology-based companies: proposal of a model with the development phases of small manufacturing companies from the medical and dental sector |
title |
Processo de criação de estratégia em pequenas empresas de base tecnológica: proposta de modelo contemplando as fases de desenvolvimento de empresas do setor de fabricação de equipamentos médico-odontológicos |
spellingShingle |
Processo de criação de estratégia em pequenas empresas de base tecnológica: proposta de modelo contemplando as fases de desenvolvimento de empresas do setor de fabricação de equipamentos médico-odontológicos Perussi Filho, Sergio empreendedorismo entrepreneurship estratégia pequenas empresas de base tecnológica planejamento estratégico pólos de tecnologia small business strategic planning technology-based companies technopolis |
title_short |
Processo de criação de estratégia em pequenas empresas de base tecnológica: proposta de modelo contemplando as fases de desenvolvimento de empresas do setor de fabricação de equipamentos médico-odontológicos |
title_full |
Processo de criação de estratégia em pequenas empresas de base tecnológica: proposta de modelo contemplando as fases de desenvolvimento de empresas do setor de fabricação de equipamentos médico-odontológicos |
title_fullStr |
Processo de criação de estratégia em pequenas empresas de base tecnológica: proposta de modelo contemplando as fases de desenvolvimento de empresas do setor de fabricação de equipamentos médico-odontológicos |
title_full_unstemmed |
Processo de criação de estratégia em pequenas empresas de base tecnológica: proposta de modelo contemplando as fases de desenvolvimento de empresas do setor de fabricação de equipamentos médico-odontológicos |
title_sort |
Processo de criação de estratégia em pequenas empresas de base tecnológica: proposta de modelo contemplando as fases de desenvolvimento de empresas do setor de fabricação de equipamentos médico-odontológicos |
author |
Perussi Filho, Sergio |
author_facet |
Perussi Filho, Sergio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Escrivao Filho, Edmundo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perussi Filho, Sergio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
empreendedorismo entrepreneurship estratégia pequenas empresas de base tecnológica planejamento estratégico pólos de tecnologia small business strategic planning technology-based companies technopolis |
topic |
empreendedorismo entrepreneurship estratégia pequenas empresas de base tecnológica planejamento estratégico pólos de tecnologia small business strategic planning technology-based companies technopolis |
description |
Este estudo teve o objetivo geral de analisar o processo e propor um modelo representativo da criação de estratégias em pequenas empresas de base tecnológica. A estratégia empresarial é uma área de significativa importância para os estudos administrativos, tendo em vista o impacto das decisões e ações estratégicas para o sucesso ou insucesso das empresas. Além disso, a teoria sobre estratégia está fortemente fundamentada em estudos realizados em empresas de grande porte, maduras, podendo, portanto, apresentar viés quando considerada a sua aplicação em empresas de pequeno porte e as em fase de desenvolvimento. Foi realizado um trabalho de campo cuja natureza foi a de pesquisa aplicada, com objetivo de pesquisa descritiva e a forma de abordagem do problema própria de pesquisa qualitativa. O procedimento técnico utilizado foi o estudo de caso, sendo investigadas cinco empresas de pequeno porte e uma de médio porte, conforme classificação pelo número de empregados. Todas são empresas de base tecnológica e estão localizadas no pólo tecnológico de São Carlos, em São Carlos-SP. A conclusão geral da pesquisa realizada revelou que as estratégias dessas empresas, apesar de integrarem ações de conteúdo e de processo, são criadas evoluindo através de três estágios típicos, de acordo com um padrão de evolução que ao longo do tempo tende a priorizar os aspectos de macro-orientação e de conteúdo em detrimento dos aspectos de micro-orientação e de processo |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-07-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-21092006-165908/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-21092006-165908/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257248608288768 |