Projetos de vida e projetos vitais: um estudo sobre projetos de jovens estudantes em condição de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hurtado, Daniela Haertel
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05022013-104615/
Resumo: A presente investigação tem como objetivo identificar os projetos de vida e projetos vitais éticos dos jovens estudantes com idade entre 16 e 18, anos em condição de vulnerabilidade social, de instituição pública de Ensino Médio do estado de São Paulo, buscando compreender as principais características destes projetos, e, se eles podem influenciar os demais objetivos e aspirações e a percepção de sentido e significado de suas vidas. Para tanto, esta pesquisa partiu do conceito de projeto de vida (BRONK, 2010; MARIANO; SAVAGE, 2009) e dos conceitos de projeto vital e projeto vital ético de Damon e seus colaboradores (DAMON; MENON; BRONK, 2003; DAMON 2003; DAMON 2009a; DAMON 2009b). Em suma, o projeto de vida e o projeto vital correspondem a objetivos de vida de longo prazo, orientados para o futuro e significativos para o sujeito, que podem motivar e conferir sentido à existência desse sujeito. Entretanto, o projeto vital difere do projeto de vida porque corresponde a uma meta essencial na identidade do sujeito que visa beneficiar o mundo e a sociedade. O projeto vital, sobretudo o projeto vital ético, é um projeto que possui uma orientação moral que implica o devotamento a uma causa significativa e ética, com uma preocupação em fazer diferença no mundo através de ações éticas e cidadãs. Para atingir o objetivo proposto neste trabalho, foi realizada uma pesquisa com 90 sujeitos estudantes de uma escola pública da zona leste da cidade de São Paulo, inserida num bairro cujo índice de desenvolvimento humano (IDH) está abaixo da média. Em conjunto com a análise dos indicadores econômicos e sociais da região onde a escola estava localizada, foi possível identificar a presença da condição de vulnerabilidade social analisando-se outros fatores qualitativos da região onde a pesquisa foi realizada. Para atingir os objetivos aos quais esta pesquisa se propôs aplicou-se um questionário sobre projetos de vida, a escala de objetivos de vida (ROBERT; ROBINS, 2000) e a escala de sentido de vida (STEGER et. al., 2006). Os resultados da pesquisa demonstraram uma baixa presença de jovens estudantes com projetos vitais, mas confirmou o fato de que os projetos vitais éticos influenciam suas vidas no que diz respeito aos seus objetivos e ao sentido que eles atribuem a elas.
id USP_2b514d6d4b2337246687f358e9fc3b83
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05022013-104615
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Projetos de vida e projetos vitais: um estudo sobre projetos de jovens estudantes em condição de vulnerabilidade social da cidade de São PauloPurpose: a Study on Young Students Purposes Coping with Social Vulnerable Conditions in the City of Sao Paulojuventudeprojetos de vidaprojetos vitaisPurposevulnerabilidadeVulnerabilityYouthA presente investigação tem como objetivo identificar os projetos de vida e projetos vitais éticos dos jovens estudantes com idade entre 16 e 18, anos em condição de vulnerabilidade social, de instituição pública de Ensino Médio do estado de São Paulo, buscando compreender as principais características destes projetos, e, se eles podem influenciar os demais objetivos e aspirações e a percepção de sentido e significado de suas vidas. Para tanto, esta pesquisa partiu do conceito de projeto de vida (BRONK, 2010; MARIANO; SAVAGE, 2009) e dos conceitos de projeto vital e projeto vital ético de Damon e seus colaboradores (DAMON; MENON; BRONK, 2003; DAMON 2003; DAMON 2009a; DAMON 2009b). Em suma, o projeto de vida e o projeto vital correspondem a objetivos de vida de longo prazo, orientados para o futuro e significativos para o sujeito, que podem motivar e conferir sentido à existência desse sujeito. Entretanto, o projeto vital difere do projeto de vida porque corresponde a uma meta essencial na identidade do sujeito que visa beneficiar o mundo e a sociedade. O projeto vital, sobretudo o projeto vital ético, é um projeto que possui uma orientação moral que implica o devotamento a uma causa significativa e ética, com uma preocupação em fazer diferença no mundo através de ações éticas e cidadãs. Para atingir o objetivo proposto neste trabalho, foi realizada uma pesquisa com 90 sujeitos estudantes de uma escola pública da zona leste da cidade de São Paulo, inserida num bairro cujo índice de desenvolvimento humano (IDH) está abaixo da média. Em conjunto com a análise dos indicadores econômicos e sociais da região onde a escola estava localizada, foi possível identificar a presença da condição de vulnerabilidade social analisando-se outros fatores qualitativos da região onde a pesquisa foi realizada. Para atingir os objetivos aos quais esta pesquisa se propôs aplicou-se um questionário sobre projetos de vida, a escala de objetivos de vida (ROBERT; ROBINS, 2000) e a escala de sentido de vida (STEGER et. al., 2006). Os resultados da pesquisa demonstraram uma baixa presença de jovens estudantes com projetos vitais, mas confirmou o fato de que os projetos vitais éticos influenciam suas vidas no que diz respeito aos seus objetivos e ao sentido que eles atribuem a elas.This present investigation is aimed at identifying purposes and ethical purposes of young students between 16 and 18 years old who cope with social vulnerable conditions in a public High School in the State of Sao Paulo, trying to understand the main characteristics of those purposes and whether they can have any influence on those people´s lives. For such, this research adopted the concept of purpose (BRONK, 2010; MARIANO; SAVAGE, 2009) and the concept of purpose and ethical purpose, as defined by Damon and his collaborators (DAMON; MENON; BRONK, 2003; DAMON 2003; DAMON 2009a; DAMON 2009b). In short, purposes refer to enduring, future-minded goals in life, meaningful for the people, capable of motivating and fulfilling their lives. However, the concept of purpose as defined by Damon differs from the concept of purpose as defined by other autors, as the former is stable and indicates intention of having consequences to the world beyond the self, consisting of family, community or society. Ethical purpose, however, consists of a long-term, stable and generalized goal in life, but with moral orientation that implies dedication to a significant, ethical cause, with a sense of purpose to make a difference in the world, by means of ethical and civic actions. In order to achieve the objective set in this work, we surveyed 90 students in a public school on the East side of the City of Sao Paulo, located at a neighborhood whose human development index (HDI) is lower than average. Combining the analysis of social and economic indexes for the region where the school was located, it was possible to identify the presence of social vulnerable conditions. For such, we distributed a survey on purposes, scale of purpose in life (ROBERT; ROBINS, 2000) and meaning in life questionnaire (STEGER et. al., 2006). Our survey results show there is a small number of students with purpose, but confirmed that ethical purpose influences their lives when it comes to goals and the meaning those goals can have in their lives.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAraújo, Ulisses Ferreira deHurtado, Daniela Haertel2012-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05022013-104615/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-05022013-104615Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projetos de vida e projetos vitais: um estudo sobre projetos de jovens estudantes em condição de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo
Purpose: a Study on Young Students Purposes Coping with Social Vulnerable Conditions in the City of Sao Paulo
title Projetos de vida e projetos vitais: um estudo sobre projetos de jovens estudantes em condição de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo
spellingShingle Projetos de vida e projetos vitais: um estudo sobre projetos de jovens estudantes em condição de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo
Hurtado, Daniela Haertel
juventude
projetos de vida
projetos vitais
Purpose
vulnerabilidade
Vulnerability
Youth
title_short Projetos de vida e projetos vitais: um estudo sobre projetos de jovens estudantes em condição de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo
title_full Projetos de vida e projetos vitais: um estudo sobre projetos de jovens estudantes em condição de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo
title_fullStr Projetos de vida e projetos vitais: um estudo sobre projetos de jovens estudantes em condição de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo
title_full_unstemmed Projetos de vida e projetos vitais: um estudo sobre projetos de jovens estudantes em condição de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo
title_sort Projetos de vida e projetos vitais: um estudo sobre projetos de jovens estudantes em condição de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo
author Hurtado, Daniela Haertel
author_facet Hurtado, Daniela Haertel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Ulisses Ferreira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Hurtado, Daniela Haertel
dc.subject.por.fl_str_mv juventude
projetos de vida
projetos vitais
Purpose
vulnerabilidade
Vulnerability
Youth
topic juventude
projetos de vida
projetos vitais
Purpose
vulnerabilidade
Vulnerability
Youth
description A presente investigação tem como objetivo identificar os projetos de vida e projetos vitais éticos dos jovens estudantes com idade entre 16 e 18, anos em condição de vulnerabilidade social, de instituição pública de Ensino Médio do estado de São Paulo, buscando compreender as principais características destes projetos, e, se eles podem influenciar os demais objetivos e aspirações e a percepção de sentido e significado de suas vidas. Para tanto, esta pesquisa partiu do conceito de projeto de vida (BRONK, 2010; MARIANO; SAVAGE, 2009) e dos conceitos de projeto vital e projeto vital ético de Damon e seus colaboradores (DAMON; MENON; BRONK, 2003; DAMON 2003; DAMON 2009a; DAMON 2009b). Em suma, o projeto de vida e o projeto vital correspondem a objetivos de vida de longo prazo, orientados para o futuro e significativos para o sujeito, que podem motivar e conferir sentido à existência desse sujeito. Entretanto, o projeto vital difere do projeto de vida porque corresponde a uma meta essencial na identidade do sujeito que visa beneficiar o mundo e a sociedade. O projeto vital, sobretudo o projeto vital ético, é um projeto que possui uma orientação moral que implica o devotamento a uma causa significativa e ética, com uma preocupação em fazer diferença no mundo através de ações éticas e cidadãs. Para atingir o objetivo proposto neste trabalho, foi realizada uma pesquisa com 90 sujeitos estudantes de uma escola pública da zona leste da cidade de São Paulo, inserida num bairro cujo índice de desenvolvimento humano (IDH) está abaixo da média. Em conjunto com a análise dos indicadores econômicos e sociais da região onde a escola estava localizada, foi possível identificar a presença da condição de vulnerabilidade social analisando-se outros fatores qualitativos da região onde a pesquisa foi realizada. Para atingir os objetivos aos quais esta pesquisa se propôs aplicou-se um questionário sobre projetos de vida, a escala de objetivos de vida (ROBERT; ROBINS, 2000) e a escala de sentido de vida (STEGER et. al., 2006). Os resultados da pesquisa demonstraram uma baixa presença de jovens estudantes com projetos vitais, mas confirmou o fato de que os projetos vitais éticos influenciam suas vidas no que diz respeito aos seus objetivos e ao sentido que eles atribuem a elas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05022013-104615/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05022013-104615/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090397214867456