Efeito de interferência contextual na aquisição de estabilidade de movimentos compensatórios a perturbações imprevisíveis do equilíbrio corporal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Takazono, Patricia Sayuri
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-28052019-104929/
Resumo: O treinamento de respostas posturais reativas por perturbações posturais é um paradigma inovador para prevenir quedas. Entretanto, há carência de informação sobre como organizar a prática para obter os maiores benefícios. O objetivo deste experimento foi comparar os efeitos de sequências de perturbações posturais com baixa (BIC) versus alta (AIC) interferência contextual na aquisição de estabilidade de movimentos compensatórios de braços e pernas em indivíduos jovens saudáveis. Trinta e oito participantes foram distribuídos de forma pseudoaleatória em 3 grupos: AIC, BIC, e controle (CON). A tarefa consistiu em recuperar o equilíbrio corporal após perturbações imprevisíveis da base de apoio no sentido mediolateral, para ambos os lados em diferentes velocidades (20, 30 e 40 cm/s [o/s]). Os grupos experimentais realizaram sessão única com 24 tentativas de prática para cada uma das seguintes modalidades de perturbação postural: rotação, translação e combinação translação-rotação. O grupo CON permitiu a avaliação das primeiras respostas às perturbações posturais e foi usado como linha de base das respostas posturais sem treinamento para comparação com os grupos experimentais. Os participantes foram avaliados em pós-teste, retenção e transferência para os seguintes contextos: (1) tarefa dual de contagem regressiva durante perturbações, e (2) velocidade mais alta do que aquelas treinadas (50 cm/s [o/s]). Os movimentos compensatórios de braços e pernas foram avaliados utilizando a escala CALM e cinemática. Os resultados mostraram o seguinte: (a) o treinamento levou a escores de estabilidade mais altos; (b) os ganhos por treinamento perturbatório foram evidentes em perturbações mais desafiadoras à manutenção da postura ereta; (c) perturbações repetitivas induziram efeitos imediatos, porém não persistentes e generalizáveis; e (d) perturbações aleatorizadas induziram ganhos persistentes e generalizáveis de estabilidade de movimentos compensatórios. Como conclusão, o treinamento perturbatório do equilíbrio corporal com alta em comparação com baixa interferência contextual se mostrou mais efetivo em promover ganhos mais persistentes e transferíveis de estabilidade de movimentos compensatórios
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A tarefa consistiu em recuperar o equilíbrio corporal após perturbações imprevisíveis da base de apoio no sentido mediolateral, para ambos os lados em diferentes velocidades (20, 30 e 40 cm/s [o/s]). Os grupos experimentais realizaram sessão única com 24 tentativas de prática para cada uma das seguintes modalidades de perturbação postural: rotação, translação e combinação translação-rotação. O grupo CON permitiu a avaliação das primeiras respostas às perturbações posturais e foi usado como linha de base das respostas posturais sem treinamento para comparação com os grupos experimentais. Os participantes foram avaliados em pós-teste, retenção e transferência para os seguintes contextos: (1) tarefa dual de contagem regressiva durante perturbações, e (2) velocidade mais alta do que aquelas treinadas (50 cm/s [o/s]). Os movimentos compensatórios de braços e pernas foram avaliados utilizando a escala CALM e cinemática. Os resultados mostraram o seguinte: (a) o treinamento levou a escores de estabilidade mais altos; (b) os ganhos por treinamento perturbatório foram evidentes em perturbações mais desafiadoras à manutenção da postura ereta; (c) perturbações repetitivas induziram efeitos imediatos, porém não persistentes e generalizáveis; e (d) perturbações aleatorizadas induziram ganhos persistentes e generalizáveis de estabilidade de movimentos compensatórios. Como conclusão, o treinamento perturbatório do equilíbrio corporal com alta em comparação com baixa interferência contextual se mostrou mais efetivo em promover ganhos mais persistentes e transferíveis de estabilidade de movimentos compensatóriosPerturbation-based training of reactive postural responses is an innovative paradigm for preventing falls. However, there is scarce information on how to organize the practice to obtain the greatest benefits. The objective of this experiment was to compare different schedules of postural perturbations, with low (BIC) versus high (AIC) contextual interference, on the acquisition of stability of arm and leg compensatory movements in healthy young individuals. Thirty-eight participants were distributed pseudorandomly in three groups: AIC, BIC, and control (CON). The task consisted in recovering body balance after unpredictable perturbations through support base displacements in mediolateral direction, for both sides in different speeds (20, 30 e 40 cm/s [o/s]). The experimental groups performed a single session with 24 practice trials for each of the following modalities of postural perturbation: rotation, translation and combination translation-rotation. The CON group allowed the evaluation of the first responses to postural perturbations was used as a baseline of postural responses without training for comparison with the experimental groups. Participants were evaluated in post-test, retention and transfer to the following contexts: (1) dual task, of counting down during perturbations; and (2) speed higher than those trained (50 cm/s [o/s]). The compensatory arm and leg movements were evaluated using the CALM scale and kinematics. Results showed the following: (a) training led to higher stability scores; (b) gains from perturbation training were evident in the most challenging perturbations to stance; (c) repetitive perturbations induced immediate but not persistent and generalizable effects; and (d) random perturbations induced persistent and generalizable gains in stability of compensatory movements. In conclusion, perturbation-based balance training with high as compared to low contextual interference was shown to be more effective in promoting more persistent and transferable compensatory movement stability gainsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTeixeira, Luis AugustoTakazono, Patricia Sayuri2019-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-28052019-104929/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-06-07T18:06:38Zoai:teses.usp.br:tde-28052019-104929Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-06-07T18:06:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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