Usinas de açúcar: habitação e patrimônio industrial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriela Campagnol
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.18.2008.tde-06022009-151443
Resumo: Estuda a emergência, características - implantação e arquitetura - e transformações do espaço organizado pela agroindústria do açúcar e do álcool para seus trabalhadores, através de levantamentos de campo em três regiões tradicionais de produção no Brasil: zona da mata de Pernambuco, norte fluminense e interior de São Paulo. Estuda e compara outros assentamentos constituídos em regiões produtoras de açúcar em Cuba e Estados Unidos. Realiza estudos comparativos em diferentes núcleos fabris com o intuito de verificar padrões e características específicas nos assentamentos açucareiros. Busca desvendar a ação do poder privado, no caso as usinas de açúcar, na construção do território. Paralelamente, analisa as origens dessa ação, a difusão da prática e o processo de desmonte e abandono que vem ocorrendo. Aborda, ainda, como conseqüência destas transformações, questões vinculadas ao patrimônio industrial.
id USP_2bfdd4664ae758b3c6eff47191914ecf
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06022009-151443
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Usinas de açúcar: habitação e patrimônio industrial Sugar mills: residential provision and industrial heritage 2008-08-25Carlos Roberto Monteiro de AndradeMaria Stella Martins BrescianiSarah FeldmanJose Tavares Correia de LiraCibele Saliba RizekGabriela CampagnolUniversidade de São PauloArquitetura e UrbanismoUSPBR Architecture Arquitetura Company towns Habitação Housing Industrial heritage Núcleos fabris Patrimônio industrial Sugar mills Usinas de açúcar Estuda a emergência, características - implantação e arquitetura - e transformações do espaço organizado pela agroindústria do açúcar e do álcool para seus trabalhadores, através de levantamentos de campo em três regiões tradicionais de produção no Brasil: zona da mata de Pernambuco, norte fluminense e interior de São Paulo. Estuda e compara outros assentamentos constituídos em regiões produtoras de açúcar em Cuba e Estados Unidos. Realiza estudos comparativos em diferentes núcleos fabris com o intuito de verificar padrões e características específicas nos assentamentos açucareiros. Busca desvendar a ação do poder privado, no caso as usinas de açúcar, na construção do território. Paralelamente, analisa as origens dessa ação, a difusão da prática e o processo de desmonte e abandono que vem ocorrendo. Aborda, ainda, como conseqüência destas transformações, questões vinculadas ao patrimônio industrial. This dissertation investigates the origins, development, and spatial organization - plan, architecture and collective spaces - of several sugar mills located in three traditional sugar regions in Brazil: Pernambuco, Rio de Janeiro, and Sao Paulo. The study also investigates other sugar settlements located in Cuba and United States. The comparative study in different sugar mills, attempts to discover common models and, on the other hand, distinguishing characteristics specific to each mill. The dissertation interrogates the influence of the sugar industry\'s action on the construction and planning of the territories in which the mills are located. To that end, the study analyzes the origins and development of those actions. Finally, the dissertation considers the more recent history of sugar mills reduction and elimination of residential provision and discusses questions specific to these aspects of industrial heritage. https://doi.org/10.11606/T.18.2008.tde-06022009-151443info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:18:26Zoai:teses.usp.br:tde-06022009-151443Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:12:17.496706Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Usinas de açúcar: habitação e patrimônio industrial
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Sugar mills: residential provision and industrial heritage
title Usinas de açúcar: habitação e patrimônio industrial
spellingShingle Usinas de açúcar: habitação e patrimônio industrial
Gabriela Campagnol
title_short Usinas de açúcar: habitação e patrimônio industrial
title_full Usinas de açúcar: habitação e patrimônio industrial
title_fullStr Usinas de açúcar: habitação e patrimônio industrial
title_full_unstemmed Usinas de açúcar: habitação e patrimônio industrial
title_sort Usinas de açúcar: habitação e patrimônio industrial
author Gabriela Campagnol
author_facet Gabriela Campagnol
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlos Roberto Monteiro de Andrade
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Stella Martins Bresciani
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sarah Feldman
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Jose Tavares Correia de Lira
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Cibele Saliba Rizek
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriela Campagnol
contributor_str_mv Carlos Roberto Monteiro de Andrade
Maria Stella Martins Bresciani
Sarah Feldman
Jose Tavares Correia de Lira
Cibele Saliba Rizek
description Estuda a emergência, características - implantação e arquitetura - e transformações do espaço organizado pela agroindústria do açúcar e do álcool para seus trabalhadores, através de levantamentos de campo em três regiões tradicionais de produção no Brasil: zona da mata de Pernambuco, norte fluminense e interior de São Paulo. Estuda e compara outros assentamentos constituídos em regiões produtoras de açúcar em Cuba e Estados Unidos. Realiza estudos comparativos em diferentes núcleos fabris com o intuito de verificar padrões e características específicas nos assentamentos açucareiros. Busca desvendar a ação do poder privado, no caso as usinas de açúcar, na construção do território. Paralelamente, analisa as origens dessa ação, a difusão da prática e o processo de desmonte e abandono que vem ocorrendo. Aborda, ainda, como conseqüência destas transformações, questões vinculadas ao patrimônio industrial.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.18.2008.tde-06022009-151443
url https://doi.org/10.11606/T.18.2008.tde-06022009-151443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Arquitetura e Urbanismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502504078114816