Dos Salões de Arte Contemporânea à Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul: os caminhos e descaminhos de uma coleção de arte (1967 a 2002)
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-18102021-094342/ |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo estudar a coleção de obras de arte reunidas através da realização dos Salões de Arte Contemporânea de São Caetano do Sul, levados a cabo entre 1967 e 1988. O conjunto que compõe o núcleo inicial do acervo da Pinacoteca Municipal da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul. Este estudo se baseou em duas linhas teóricas, que versam sobre os Estudos de proveniência e os processos de musealização da arte contemporânea. Através dele foi possível vislumbrar os caminhos da política cultural que instituiu os salões de arte no município analisado, e as razões da opção pela arte contemporânea de então, um movimento vanguardista que correspondia à identidade que se estava a construir para a cidade. Na segunda parte do trabalho, problematizamos a musealização da arte contemporânea, considerando os aspectos impostos pela materialidade e pela poética contemporâneas, já que estas afetam a conservação e a preservação das obras. Também através da análise dos salões realizados conseguimos reconstituir a coleção que teria sido formada pelos prêmios-aquisição e compará-la ao acervo que sobreviveu, além de tratarmos do hiato formado entre a realização do último Salão de Arte Contemporânea (1988) e a inauguração da Pinacoteca Municipal (2002). |
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Dos Salões de Arte Contemporânea à Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul: os caminhos e descaminhos de uma coleção de arte (1967 a 2002) From the Contemporary Art Salons to the Municipal Pinacoteca of São Caetano do Sul: the paths and deviations of an art collection (1967 a 2002).Contemporary Art Salon; Municipal Pinacoteca of São Caetano do Sul; São Caetano do Sul Pro-Memory Foundation; Provenance Research; Musealization.A presente dissertação tem como objetivo estudar a coleção de obras de arte reunidas através da realização dos Salões de Arte Contemporânea de São Caetano do Sul, levados a cabo entre 1967 e 1988. O conjunto que compõe o núcleo inicial do acervo da Pinacoteca Municipal da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul. Este estudo se baseou em duas linhas teóricas, que versam sobre os Estudos de proveniência e os processos de musealização da arte contemporânea. Através dele foi possível vislumbrar os caminhos da política cultural que instituiu os salões de arte no município analisado, e as razões da opção pela arte contemporânea de então, um movimento vanguardista que correspondia à identidade que se estava a construir para a cidade. Na segunda parte do trabalho, problematizamos a musealização da arte contemporânea, considerando os aspectos impostos pela materialidade e pela poética contemporâneas, já que estas afetam a conservação e a preservação das obras. Também através da análise dos salões realizados conseguimos reconstituir a coleção que teria sido formada pelos prêmios-aquisição e compará-la ao acervo que sobreviveu, além de tratarmos do hiato formado entre a realização do último Salão de Arte Contemporânea (1988) e a inauguração da Pinacoteca Municipal (2002).This dissertation aims to study the collection of works of art gathered through the realization of the Contemporary Art Salons of São Caetano do Sul, carried out between 1967 and 1988. The set that forms the initial core of the Foundation\'s Municipal Pinacoteca collection Pró-Memória de São Caetano do Sul. This study was based on two theoretical lines which deal with the provenance reserach and the musealization processes of contemporary art. Through it, it was possible to glimpse the paths of the cultural policies that instituted the art salons in the analyzed city, and the reasons for opting for contemporary art at the time, an avant-garde movement that corresponded to the identity that was being built for the city. In the second part of the study, we discuss the musealization of contemporary art, considering the aspects imposed by contemporary materiality and poetics, as these affect the conservation and preservation of the works. Also through the analysis of the exhibitions, we were able to reconstitute the collection that would have been formed by the prêmios-aquisição and compare it to the collection that survived, as well as dealing with the gap formed between the last Contemporary Art Salon (1988) and the inauguration of the Municipal Pinacoteca (2002).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMagalhães, Ana GonçalvesIafrate, Monica2021-08-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-18102021-094342/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-08-06T12:58:05Zoai:teses.usp.br:tde-18102021-094342Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-08-06T12:58:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A presente dissertação tem como objetivo estudar a coleção de obras de arte reunidas através da realização dos Salões de Arte Contemporânea de São Caetano do Sul, levados a cabo entre 1967 e 1988. O conjunto que compõe o núcleo inicial do acervo da Pinacoteca Municipal da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul. Este estudo se baseou em duas linhas teóricas, que versam sobre os Estudos de proveniência e os processos de musealização da arte contemporânea. Através dele foi possível vislumbrar os caminhos da política cultural que instituiu os salões de arte no município analisado, e as razões da opção pela arte contemporânea de então, um movimento vanguardista que correspondia à identidade que se estava a construir para a cidade. Na segunda parte do trabalho, problematizamos a musealização da arte contemporânea, considerando os aspectos impostos pela materialidade e pela poética contemporâneas, já que estas afetam a conservação e a preservação das obras. Também através da análise dos salões realizados conseguimos reconstituir a coleção que teria sido formada pelos prêmios-aquisição e compará-la ao acervo que sobreviveu, além de tratarmos do hiato formado entre a realização do último Salão de Arte Contemporânea (1988) e a inauguração da Pinacoteca Municipal (2002). |
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