O olho e a mão: Walter Gropius

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigo Mendes de Souza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.16.2014.tde-16102014-164444
Resumo: Os estatutos, programas, disciplinas e exercícios dos alunos do curso preliminar da Bauhaus Vorkurs sob diretoria de W. Gropius são analisados neste trabalho a partir das teorias da Puravisualidade Sichtbarkeit e da Objetividade Sachlichkeit. Autores como K. Fiedler, A. Riegl, H. Wölfflin, entre outros, estabelecem as divisas da primeira corrente estética. A segunda, expressa por G. Semper, é usualmente associada à Bauhaus devido à sua abordagem da função. O objetivo é mostrar que, para uma compreensão mais ampla da pedagogia da Bauhaus, são necessários outros modos de análise, que não excluam os preceitos funcionalistas e sim os complementem. Desta forma, conceitos como função, técnica, plasmação, clarificação formal e visualidade são empregados para compreender tanto a prática quanto a teoria pedagógica da Bauhaus. No recorte desta pesquisa, Gropius, fundador e diretor da escola, é considerado por sua interlocução com os três docentes que ministraram o curso preliminar sob sua direção Johannes Itten, Josef Albers e Lazslo Moholy-­-Nagy. Estes diálogos não ocorrem necessariamente sob os mesmos tópicos e por isso são necessários para o entendimento integral do curso. Itten, introdutor do curso, estabelece como tema a definição dos elementos objetivos da atividade artística e seu domínio. Em um segundo momento, Albers e Moholy-­-Nagy reafirmam as conquistas de Itten, a quem substituem em um segundo momento, porém com um aprofundamento das questões vinculadas à indústria, caras à concepção de Gropius sobre o papel a ser desempenhado pela Bauhaus
id USP_2d1eae0ed0117140d1f211592f718491
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16102014-164444
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis O olho e a mão: Walter Gropius The hand and the eye: Walter Gropius 2014-05-06Mário Henrique Simão D\'AgostinoMonica Junqueira de CamargoRicardo Nascimento FabbriniRodrigo Mendes de SouzaUniversidade de São PauloArquitetura e UrbanismoUSPBR Abstracionism Abstracionismo Art history Arte moderna Artistic education Bauhaus Bauhaus Desenho Desenho industrial Design Educação artística Estética do projeto Esthetics project Gropius Walter 1883-1969 História da arte Industrial design Modern art Modernism Modernismo Os estatutos, programas, disciplinas e exercícios dos alunos do curso preliminar da Bauhaus Vorkurs sob diretoria de W. Gropius são analisados neste trabalho a partir das teorias da Puravisualidade Sichtbarkeit e da Objetividade Sachlichkeit. Autores como K. Fiedler, A. Riegl, H. Wölfflin, entre outros, estabelecem as divisas da primeira corrente estética. A segunda, expressa por G. Semper, é usualmente associada à Bauhaus devido à sua abordagem da função. O objetivo é mostrar que, para uma compreensão mais ampla da pedagogia da Bauhaus, são necessários outros modos de análise, que não excluam os preceitos funcionalistas e sim os complementem. Desta forma, conceitos como função, técnica, plasmação, clarificação formal e visualidade são empregados para compreender tanto a prática quanto a teoria pedagógica da Bauhaus. No recorte desta pesquisa, Gropius, fundador e diretor da escola, é considerado por sua interlocução com os três docentes que ministraram o curso preliminar sob sua direção Johannes Itten, Josef Albers e Lazslo Moholy-­-Nagy. Estes diálogos não ocorrem necessariamente sob os mesmos tópicos e por isso são necessários para o entendimento integral do curso. Itten, introdutor do curso, estabelece como tema a definição dos elementos objetivos da atividade artística e seu domínio. Em um segundo momento, Albers e Moholy-­-Nagy reafirmam as conquistas de Itten, a quem substituem em um segundo momento, porém com um aprofundamento das questões vinculadas à indústria, caras à concepção de Gropius sobre o papel a ser desempenhado pela Bauhaus The statutes, programs, disciplines and students\'work from the preliminary course at the Bauhaus Vorkurs on board of W. Gropius are analyzed taking Sichtbarkeit and Sachlichkeit as the background. Authors such as K. Fiedler, A. Riegl, H. Wölfflin, but not only establish the limits of the first. The second, denoted by G. Semper, is usually associated with the Bauhaus because of its function approach. The aim is to show that other methods of analysis, which does not exclude the functionalist precepts but complemente them, to a broader understanding of the pedagogy of the Bauhaus, are needed. Thus concepts such as function, technique, formation, form clarification and visibility are employed to understand both the practical, pedagogical theory as the Bauhaus. The unit school in clipping of this research is attributed to Gropius founder and director, lying dialogue in the three teachers who taught the preliminar course under his direction Johannes Itten, Josef Albers and Laszlo Moholy Nagy. These dialogues do not necessarily occur in the same topics and so are required for full understanding of the course. As its introducer, Itten establishes the theme definition of the objective elements of artistic activity and its domain. In a second step, Albers and Moholy Nagy reaffirm the achievements of Itten, who replaces the direction of travel, but with a deepening of the issues related to the industry faces the design of Gropius on the role to be played by Bauhaus. https://doi.org/10.11606/D.16.2014.tde-16102014-164444info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:08:24Zoai:teses.usp.br:tde-16102014-164444Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:46:03.189352Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv O olho e a mão: Walter Gropius
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The hand and the eye: Walter Gropius
title O olho e a mão: Walter Gropius
spellingShingle O olho e a mão: Walter Gropius
Rodrigo Mendes de Souza
title_short O olho e a mão: Walter Gropius
title_full O olho e a mão: Walter Gropius
title_fullStr O olho e a mão: Walter Gropius
title_full_unstemmed O olho e a mão: Walter Gropius
title_sort O olho e a mão: Walter Gropius
author Rodrigo Mendes de Souza
author_facet Rodrigo Mendes de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mário Henrique Simão D\'Agostino
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Monica Junqueira de Camargo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ricardo Nascimento Fabbrini
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigo Mendes de Souza
contributor_str_mv Mário Henrique Simão D\'Agostino
Monica Junqueira de Camargo
Ricardo Nascimento Fabbrini
description Os estatutos, programas, disciplinas e exercícios dos alunos do curso preliminar da Bauhaus Vorkurs sob diretoria de W. Gropius são analisados neste trabalho a partir das teorias da Puravisualidade Sichtbarkeit e da Objetividade Sachlichkeit. Autores como K. Fiedler, A. Riegl, H. Wölfflin, entre outros, estabelecem as divisas da primeira corrente estética. A segunda, expressa por G. Semper, é usualmente associada à Bauhaus devido à sua abordagem da função. O objetivo é mostrar que, para uma compreensão mais ampla da pedagogia da Bauhaus, são necessários outros modos de análise, que não excluam os preceitos funcionalistas e sim os complementem. Desta forma, conceitos como função, técnica, plasmação, clarificação formal e visualidade são empregados para compreender tanto a prática quanto a teoria pedagógica da Bauhaus. No recorte desta pesquisa, Gropius, fundador e diretor da escola, é considerado por sua interlocução com os três docentes que ministraram o curso preliminar sob sua direção Johannes Itten, Josef Albers e Lazslo Moholy-­-Nagy. Estes diálogos não ocorrem necessariamente sob os mesmos tópicos e por isso são necessários para o entendimento integral do curso. Itten, introdutor do curso, estabelece como tema a definição dos elementos objetivos da atividade artística e seu domínio. Em um segundo momento, Albers e Moholy-­-Nagy reafirmam as conquistas de Itten, a quem substituem em um segundo momento, porém com um aprofundamento das questões vinculadas à indústria, caras à concepção de Gropius sobre o papel a ser desempenhado pela Bauhaus
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.16.2014.tde-16102014-164444
url https://doi.org/10.11606/D.16.2014.tde-16102014-164444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Arquitetura e Urbanismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502790130696192