Uma metodologia de análise de vibração em propulsores devido a esteira não uniforme.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1984 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-02052024-140210/ |
Resumo: | Este trabalho desenvolve um método para o cômputo de esforços alternados induzidos em hélices, originados pelo campo irregular de esteira no qual aqueles operam. A técnica adotada consiste no uso de uma formulação matemática bidimensional, linear, para fólios imersos em escoamento perturbado por um escoamento secundário de velocidade senoidais perpendiculares e paralelas ao fólio, efetua-se nesta formulação uma correção experimental. O programa de computador elaborado a partir desta formulação permite efetuar o cômputo das 6 componentes, 3 forças e 3 momentos, atuantes globalmente no propulsor e as forças e momentos isolados em cada pá. Também é possível efetuar a análise de alterações geométricas no propulsor como a introdução de torção, que é utilizada para a minimização de níveis de vibração. |
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Uma metodologia de análise de vibração em propulsores devido a esteira não uniforme.Untitled in englishPropulsãoPropulsionVibraçõesVibrationsEste trabalho desenvolve um método para o cômputo de esforços alternados induzidos em hélices, originados pelo campo irregular de esteira no qual aqueles operam. A técnica adotada consiste no uso de uma formulação matemática bidimensional, linear, para fólios imersos em escoamento perturbado por um escoamento secundário de velocidade senoidais perpendiculares e paralelas ao fólio, efetua-se nesta formulação uma correção experimental. O programa de computador elaborado a partir desta formulação permite efetuar o cômputo das 6 componentes, 3 forças e 3 momentos, atuantes globalmente no propulsor e as forças e momentos isolados em cada pá. Também é possível efetuar a análise de alterações geométricas no propulsor como a introdução de torção, que é utilizada para a minimização de níveis de vibração.This work develops a method to compute alternate forces induced on propellers, due to non uniform wake distribution, Where the propellers operate. A two-dimensional , linear, mathematical model for foil imersed in a main flow, perturbed by a perpendicular and parallel secondary flow, is adopted. The model is corrected by experimental results. The computer program developed from the above approach, calculates the 6 components, 3 forces and 3 moments, acting on the propeller as a whole and the forces and moments on each blade. The influence of some parameters like skew, which is particularly usefull in vibrations load minimization, can also be computed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTachibana, Toshi IchiHirata, Kazuo1984-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-02052024-140210/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-02T17:59:02Zoai:teses.usp.br:tde-02052024-140210Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-02T17:59:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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