Uma videoteca para a educação: o projeto Ceduc-vídeo, a videoteca pedagógica e as publicações sobre cinema e educação produzidas na Fundação para o Desenvolvimento da Educação - FDE entre 1988 e 1997

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Cristina Venancio da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19022010-111630/
Resumo: Em 1988, dois professores do sistema público de ensino de São Paulo Cristina Bruzzo e Antônio Rebouças Falcão foram convidados a montar um acervo audiovisual na Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), que seria disponibilizado aos educadores da rede. O advento do videocassete trouxe consigo novas possibilidades de utilização de recursos audiovisuais na sala de aula, e, frente a isso, constatou-se que alguns professores estavam, espontaneamente, alugando fitas em videolocadoras comerciais para utilizar na escola. Esse fenômeno fez surgir a ideia de se montar uma videoteca no Centro de Documentação e Informação para a Educação (Ceduc) da FDE, que disponibilizasse, gratuitamente, um conjunto de fitas VHS para fins pedagógicos. Esse foi o início do projeto Ceduc-vídeo e da Videoteca Pedagógica da FDE. A partir dessa data até o ano de 1997, a FDE foi palco de várias ações que visaram a promover a entrada do cinema e do vídeo na escola: montou uma videoteca circulante, produziu e distribuiu vídeos e filmes educativos, editou diferentes tipos publicações sobre o tema dentre os quais destacamos a série Apontamentos, as coletâneas Lições com Cinema e a revista Quadro a Quadro e realizou seminários entre cineastas, pesquisadores e educadores, dentre outras ações. Nesta pesquisa, fizemos o levantamento, a organização e a descrição das ações, relativas ao cinema e a educação, realizadas na entidade, com especial destaque para as iniciativas implantadas pelo projeto Ceduc-vídeo, principal responsável pelo crescimento da Videoteca Pedagógica e pela proposição dos desdobramentos que ela teve. Com o intuito de compreendermos o contexto em que essas ações ocorreram, optamos pela realização de uma reflexão histórica acerca da conjuntura educacional paulista no momento de criação da FDE, em 1987, e também uma reflexão sobre as três entidades que a formaram CENAFOR, FLE e CONESP , sua estrutura interna e seu modo de funcionamento. Em suma, esta pesquisa tratou de um projeto educacional inovador, dos subsídios criados por ele para que os educadores fizessem uso de recursos audiovisuais no processo de ensino e aprendizagem, do acervo de fitas VHS efetivamente montado e também da instituição que propiciou que, durante um tempo, essas e outras ações relativas ao audiovisual ocorressem junto aos educadores e às escolas públicas de São Paulo.
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O advento do videocassete trouxe consigo novas possibilidades de utilização de recursos audiovisuais na sala de aula, e, frente a isso, constatou-se que alguns professores estavam, espontaneamente, alugando fitas em videolocadoras comerciais para utilizar na escola. Esse fenômeno fez surgir a ideia de se montar uma videoteca no Centro de Documentação e Informação para a Educação (Ceduc) da FDE, que disponibilizasse, gratuitamente, um conjunto de fitas VHS para fins pedagógicos. Esse foi o início do projeto Ceduc-vídeo e da Videoteca Pedagógica da FDE. A partir dessa data até o ano de 1997, a FDE foi palco de várias ações que visaram a promover a entrada do cinema e do vídeo na escola: montou uma videoteca circulante, produziu e distribuiu vídeos e filmes educativos, editou diferentes tipos publicações sobre o tema dentre os quais destacamos a série Apontamentos, as coletâneas Lições com Cinema e a revista Quadro a Quadro e realizou seminários entre cineastas, pesquisadores e educadores, dentre outras ações. Nesta pesquisa, fizemos o levantamento, a organização e a descrição das ações, relativas ao cinema e a educação, realizadas na entidade, com especial destaque para as iniciativas implantadas pelo projeto Ceduc-vídeo, principal responsável pelo crescimento da Videoteca Pedagógica e pela proposição dos desdobramentos que ela teve. Com o intuito de compreendermos o contexto em que essas ações ocorreram, optamos pela realização de uma reflexão histórica acerca da conjuntura educacional paulista no momento de criação da FDE, em 1987, e também uma reflexão sobre as três entidades que a formaram CENAFOR, FLE e CONESP , sua estrutura interna e seu modo de funcionamento. Em suma, esta pesquisa tratou de um projeto educacional inovador, dos subsídios criados por ele para que os educadores fizessem uso de recursos audiovisuais no processo de ensino e aprendizagem, do acervo de fitas VHS efetivamente montado e também da instituição que propiciou que, durante um tempo, essas e outras ações relativas ao audiovisual ocorressem junto aos educadores e às escolas públicas de São Paulo.In 1988, two São Paulo public system teachers Cristina Bruzzo and Antonio Rebouças Falcão were invited to set an audio-visual archive ah the Development of Education Institution that would be avaliable to this systems educators. The VCR brought with it new possibilities for the use of the audio-visual resources inside the classroom and, after that, they started noticing that some of the teachers were renting films in a video rent shop to use at school. This phenomenom triggered the idea of putting together a video archive at the Information and Documentation Center of the Development of Education Institution where a set of videotapes would be available for free for educational purposes. This was the star of the Ceduc-video project and the Development of Education Institutions Pedagogic Audiovisual Archive. From this day to 1997, the DEI (FDE) was the stage of several actions who aimed to promote the entry of cinema and video in the schools : a moving archive was set, educational vídeos were made and distributed, several types of publishings about the theme among them we must highlight the series Pointings, the Lessons With Cinema collections and the Frame to Frame magazine and seminars with moviemakers, researchers and educators were performed, among other actions. In this research we raise up the facts, the organization and the description of actions related to cinema and education that were made at the Institution, with a special highlight for the initiatives started by the Ceduc-video project, the main responsible for the Pedagogical Archive growth and for the proposition of the splits it had. In order to understand the context within these actions took place, we chose to carry out a historical reflection around the circumstances of São Paulos education system the moment the DEI was created, in 1987, and also a reflection about three others institutions that were parts of it CENAFOR, FLE and CONESP their internal structure and the way it worked. To sum up, this research is about an innovative educational project, the tools created so that the educators made use of the audiovisual resources during the learning and teaching process, the VHS effectively set archive and also the institution that provided, for a while, that these and other actions occurred altogether with educators and Sao Paulos public schools.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSchapochnik, NelsonSilva, Ana Cristina Venancio da2009-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19022010-111630/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:01Zoai:teses.usp.br:tde-19022010-111630Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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