Pornochanchada: crítica, gênero e distinção cultural nos anos 1970

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mailson Vieira de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.100.2020.tde-14072020-141854
Resumo: Este trabalho tem por objeto a pornochanchada ao longo dos anos 1970. Nele, procura-se descrever as condições de seu aparecimento e da sua conformação como gênero fílmico. Para tanto, estudou-se, sobretudo em São Paulo, o circuito de sua produção, exibição e recepção tendo como fontes testemunhos de época, material de propaganda como cartazes e releases, anúncios e críticas publicadas em jornais, reações de seu público e de censores que constam em pareceres de então. Assim, pretende-se compreender como a pornochanchada foi construída como categoria de percepção, a partir dos olhares de diversos atores sociais inseridos nesse campo, bem como entender como seu conceito se instrumentalizou no âmbito da crítica, convertendo-se em estratégia de distinção cultural. Ao final, como estudo de caso, analisou-se o filme História que nossas babás não contavam, de 1979, produzido por Aníbal Massaini Neto e dirigido por Oswaldo de Oliveira
id USP_2dc69ea4f7ca999970816763450cc7ef
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14072020-141854
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Pornochanchada: crítica, gênero e distinção cultural nos anos 1970 Pornochanchada: criticism, gender and cultural distinction in the 1970s 2020-06-08Rogério Monteiro de SiqueiraMarcos Francisco Napolitano de EugênioSandra Lucia Amaral de Assis ReimãoAntonio Reis JuniorMailson Vieira de OliveiraUniversidade de São PauloEstudos CulturaisUSPBR Brazilian Cinema Censorship Censura Cinema brasileiro Crítica Criticism Ditadura Militar Gênero Genre Imprensa Military dictatorship Pornochanchada Pornochanchada Este trabalho tem por objeto a pornochanchada ao longo dos anos 1970. Nele, procura-se descrever as condições de seu aparecimento e da sua conformação como gênero fílmico. Para tanto, estudou-se, sobretudo em São Paulo, o circuito de sua produção, exibição e recepção tendo como fontes testemunhos de época, material de propaganda como cartazes e releases, anúncios e críticas publicadas em jornais, reações de seu público e de censores que constam em pareceres de então. Assim, pretende-se compreender como a pornochanchada foi construída como categoria de percepção, a partir dos olhares de diversos atores sociais inseridos nesse campo, bem como entender como seu conceito se instrumentalizou no âmbito da crítica, convertendo-se em estratégia de distinção cultural. Ao final, como estudo de caso, analisou-se o filme História que nossas babás não contavam, de 1979, produzido por Aníbal Massaini Neto e dirigido por Oswaldo de Oliveira This work has the object of pornochanchada throughout the 1970s. It seeks to describe the conditions of its appearance and its conformation as a film genre. To this end, it was studied, especially in São Paulo, the circuit of its production, exhibition and reception having as sources testimonies of the time, advertising material such as posters and releases, advertisements and criticisms published in newspapers, reactions from its audience and censors that appear in opinions of that time. Thus, it is intended to understand how pornochanchada was constructed as a category of perception, from the views of various social actors in this field, as well as to understand how its concept became instrumental in the scope of criticism, becoming a strategy of cultural distinction. In the end, as a case study, we analyzed the film Histórias que nossas babás não contavam, from 1979, produced by Aníbal Massaini Neto and directed by Oswaldo de Oliveira https://doi.org/10.11606/D.100.2020.tde-14072020-141854info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:57:06Zoai:teses.usp.br:tde-14072020-141854Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:39:23.212762Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Pornochanchada: crítica, gênero e distinção cultural nos anos 1970
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pornochanchada: criticism, gender and cultural distinction in the 1970s
title Pornochanchada: crítica, gênero e distinção cultural nos anos 1970
spellingShingle Pornochanchada: crítica, gênero e distinção cultural nos anos 1970
Mailson Vieira de Oliveira
title_short Pornochanchada: crítica, gênero e distinção cultural nos anos 1970
title_full Pornochanchada: crítica, gênero e distinção cultural nos anos 1970
title_fullStr Pornochanchada: crítica, gênero e distinção cultural nos anos 1970
title_full_unstemmed Pornochanchada: crítica, gênero e distinção cultural nos anos 1970
title_sort Pornochanchada: crítica, gênero e distinção cultural nos anos 1970
author Mailson Vieira de Oliveira
author_facet Mailson Vieira de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rogério Monteiro de Siqueira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcos Francisco Napolitano de Eugênio
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sandra Lucia Amaral de Assis Reimão
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Antonio Reis Junior
dc.contributor.author.fl_str_mv Mailson Vieira de Oliveira
contributor_str_mv Rogério Monteiro de Siqueira
Marcos Francisco Napolitano de Eugênio
Sandra Lucia Amaral de Assis Reimão
Antonio Reis Junior
description Este trabalho tem por objeto a pornochanchada ao longo dos anos 1970. Nele, procura-se descrever as condições de seu aparecimento e da sua conformação como gênero fílmico. Para tanto, estudou-se, sobretudo em São Paulo, o circuito de sua produção, exibição e recepção tendo como fontes testemunhos de época, material de propaganda como cartazes e releases, anúncios e críticas publicadas em jornais, reações de seu público e de censores que constam em pareceres de então. Assim, pretende-se compreender como a pornochanchada foi construída como categoria de percepção, a partir dos olhares de diversos atores sociais inseridos nesse campo, bem como entender como seu conceito se instrumentalizou no âmbito da crítica, convertendo-se em estratégia de distinção cultural. Ao final, como estudo de caso, analisou-se o filme História que nossas babás não contavam, de 1979, produzido por Aníbal Massaini Neto e dirigido por Oswaldo de Oliveira
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-06-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.100.2020.tde-14072020-141854
url https://doi.org/10.11606/D.100.2020.tde-14072020-141854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Estudos Culturais
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502734155612160