O sublime e o trágico na Sinfonia Eroica de Beethoven
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-09112022-125057/ |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar a hipótese de que a Sinfonia Nº 3, Eroica, op. 55 , do compositor Ludwig van Beethoven (17701827) foi interpretada como uma manifestação sonora da experiência do sublime, tal como foi teorizada pelo poeta e pensador alemão Friedrich Schiller (1759-1805) que deslocou esta experiência para o âmbito da arte ao relacioná-la com o fenômeno trágico. Neste contexto, a pesquisa buscará demonstrar que o programa extramusical criado por Adolf Bernhard Marx (1795-1866) para a Terceira Sinfonia em sua biografia de Beethoven é um documento que representa a recepção da Sinfonia Eroica como uma manifestação do sublime. Para realizar tal investigação, no primeiro capítulo serão apresentados de forma introdutória os principais conceitos filosóficos de Immanuel Kant (1724-1804) necessários para a compreensão da experiência do sublime. No segundo capítulo, será apresentada a reflexão realizada por Schiller sobre o sublime, assim como a relação que o autor estabelece entre o sublime e o trágico. Já o terceiro capítulo tem como objetivo contextualizar e problematizar historicamente as forças internas e externas que deram origem ao que ficou conhecido como fase intermediária de Beethoven. Finalmente, no quarto e último capítulo será apresentado o programa criado por A. B. Marx para a Sinfonia Eroica de Beethoven, mais especificamente, o programa do primeiro movimento. Nas considerações finais, serão apresentados os pontos mais relevantes dos capítulos anteriores e como eles se relacionam com a hipótese colocada de que a Sinfonia Eroica foi interpretada como uma manifestação sonora da experiência do sublime, de acordo com as investigações filosóficas de Schiller. |
id |
USP_2df1b1658c385e2ef3f05689e8127800 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-09112022-125057 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O sublime e o trágico na Sinfonia Eroica de BeethovenThe sublime and the tragic in Beethovens Eroica SymphonyBeethoven; Ludwig vanBeethoven; Ludwig vanEroica SymphonyEstética MusicalMarx; Adolf BernhardMarx; Adolf BernhardMusical AestheticsSchiller; FriedrichSchiller; FriedrichSinfonia EroicaSublimeSublimeTragicTrágicoEste trabalho tem como objetivo investigar a hipótese de que a Sinfonia Nº 3, Eroica, op. 55 , do compositor Ludwig van Beethoven (17701827) foi interpretada como uma manifestação sonora da experiência do sublime, tal como foi teorizada pelo poeta e pensador alemão Friedrich Schiller (1759-1805) que deslocou esta experiência para o âmbito da arte ao relacioná-la com o fenômeno trágico. Neste contexto, a pesquisa buscará demonstrar que o programa extramusical criado por Adolf Bernhard Marx (1795-1866) para a Terceira Sinfonia em sua biografia de Beethoven é um documento que representa a recepção da Sinfonia Eroica como uma manifestação do sublime. Para realizar tal investigação, no primeiro capítulo serão apresentados de forma introdutória os principais conceitos filosóficos de Immanuel Kant (1724-1804) necessários para a compreensão da experiência do sublime. No segundo capítulo, será apresentada a reflexão realizada por Schiller sobre o sublime, assim como a relação que o autor estabelece entre o sublime e o trágico. Já o terceiro capítulo tem como objetivo contextualizar e problematizar historicamente as forças internas e externas que deram origem ao que ficou conhecido como fase intermediária de Beethoven. Finalmente, no quarto e último capítulo será apresentado o programa criado por A. B. Marx para a Sinfonia Eroica de Beethoven, mais especificamente, o programa do primeiro movimento. Nas considerações finais, serão apresentados os pontos mais relevantes dos capítulos anteriores e como eles se relacionam com a hipótese colocada de que a Sinfonia Eroica foi interpretada como uma manifestação sonora da experiência do sublime, de acordo com as investigações filosóficas de Schiller.This thesis aims to investigate the hypothesis that the Third Symphony , Eroica , op. 55, by composer Ludwig van Beethoven (1770-1827) was interpreted as a sonorous manifestation of the experience of the sublime, as theorized by the German poet and thinker Friedrich Schiller (1759-1805), who transferred this experience to the realm of the arts by relating it to the tragic phenomenon. Within this context, the research aims to demonstrate that the extramusical program created by Adolf Bernhard Marx (1795-1866) for the Third Symphony in his biography of Beethoven suggests that the Eroica Symphony was, in fact, received as a manifestation of the sublime, as theorized by Schiller. The first chapter presents an introduction to the main philosophical concepts of Immanuel Kant (1724-1804) needed to understand the experience of the sublime. The second chapter discusses Schillers reflections about the sublime, as well as how the relation the author establishes between the sublime and the tragic. Chapter 3 aims to historically contextualize and interrogate the internal and external forces that gave rise to what became known as Beethovens middle period . Finally, the fourth and final chapter discusses the program created by A. B. Marx for Beethovens Eroica Symphony , more specifically for its first movement. The conclusion recaps the most relevant points of the previous chapters, discussing their relation to the proposed hypothesis, that the Eroica Symphony was interpreted as a sonorous manifestation of the experience of the sublime, according to Schillers philosophical investigations.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVideira Junior, Mario RodriguesOliveira, Guilherme Magalhães2022-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-09112022-125057/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-11-10T13:48:16Zoai:teses.usp.br:tde-09112022-125057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-11-10T13:48:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sublime e o trágico na Sinfonia Eroica de Beethoven The sublime and the tragic in Beethovens Eroica Symphony |
title |
O sublime e o trágico na Sinfonia Eroica de Beethoven |
spellingShingle |
O sublime e o trágico na Sinfonia Eroica de Beethoven Oliveira, Guilherme Magalhães Beethoven; Ludwig van Beethoven; Ludwig van Eroica Symphony Estética Musical Marx; Adolf Bernhard Marx; Adolf Bernhard Musical Aesthetics Schiller; Friedrich Schiller; Friedrich Sinfonia Eroica Sublime Sublime Tragic Trágico |
title_short |
O sublime e o trágico na Sinfonia Eroica de Beethoven |
title_full |
O sublime e o trágico na Sinfonia Eroica de Beethoven |
title_fullStr |
O sublime e o trágico na Sinfonia Eroica de Beethoven |
title_full_unstemmed |
O sublime e o trágico na Sinfonia Eroica de Beethoven |
title_sort |
O sublime e o trágico na Sinfonia Eroica de Beethoven |
author |
Oliveira, Guilherme Magalhães |
author_facet |
Oliveira, Guilherme Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Videira Junior, Mario Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Guilherme Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Beethoven; Ludwig van Beethoven; Ludwig van Eroica Symphony Estética Musical Marx; Adolf Bernhard Marx; Adolf Bernhard Musical Aesthetics Schiller; Friedrich Schiller; Friedrich Sinfonia Eroica Sublime Sublime Tragic Trágico |
topic |
Beethoven; Ludwig van Beethoven; Ludwig van Eroica Symphony Estética Musical Marx; Adolf Bernhard Marx; Adolf Bernhard Musical Aesthetics Schiller; Friedrich Schiller; Friedrich Sinfonia Eroica Sublime Sublime Tragic Trágico |
description |
Este trabalho tem como objetivo investigar a hipótese de que a Sinfonia Nº 3, Eroica, op. 55 , do compositor Ludwig van Beethoven (17701827) foi interpretada como uma manifestação sonora da experiência do sublime, tal como foi teorizada pelo poeta e pensador alemão Friedrich Schiller (1759-1805) que deslocou esta experiência para o âmbito da arte ao relacioná-la com o fenômeno trágico. Neste contexto, a pesquisa buscará demonstrar que o programa extramusical criado por Adolf Bernhard Marx (1795-1866) para a Terceira Sinfonia em sua biografia de Beethoven é um documento que representa a recepção da Sinfonia Eroica como uma manifestação do sublime. Para realizar tal investigação, no primeiro capítulo serão apresentados de forma introdutória os principais conceitos filosóficos de Immanuel Kant (1724-1804) necessários para a compreensão da experiência do sublime. No segundo capítulo, será apresentada a reflexão realizada por Schiller sobre o sublime, assim como a relação que o autor estabelece entre o sublime e o trágico. Já o terceiro capítulo tem como objetivo contextualizar e problematizar historicamente as forças internas e externas que deram origem ao que ficou conhecido como fase intermediária de Beethoven. Finalmente, no quarto e último capítulo será apresentado o programa criado por A. B. Marx para a Sinfonia Eroica de Beethoven, mais especificamente, o programa do primeiro movimento. Nas considerações finais, serão apresentados os pontos mais relevantes dos capítulos anteriores e como eles se relacionam com a hipótese colocada de que a Sinfonia Eroica foi interpretada como uma manifestação sonora da experiência do sublime, de acordo com as investigações filosóficas de Schiller. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-09112022-125057/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-09112022-125057/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256846042136576 |