Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister e as formas de individualismo dos séculos XVIII e XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Pedro Giovanetti Cesar
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-27042015-121729/
Resumo: Esta pesquisa propõe-se investigar o romance Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, de Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), publicado em 1796. Nosso objetivo é realizar, com a análise do romance, uma reconstrução sociológica da noção de formação do indivíduo expressa na obra, articulando-a com o processo de emeregência da noção moderna de liberdade individual. Para tanto, recorre-se a três conceitos-chave do pensamento de Georg Simmel: o conceito de cultura, individualismo quantitativo e individualismo qualitativo. Ao relacionar o enredo do romance com as transformações na estrutura social ocorridas nos séculos XVIII e XIX, as quais são analisadas a partir dos conceitos de Simmel, nosso objetivo é esclarecer a visão de modernidade que se apresenta na obra de Goethe, bem o seu potencial crítico relativo à questão da liberdade individual.
id USP_2e1bc280a39123d543080abd0c60b702
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27042015-121729
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister e as formas de individualismo dos séculos XVIII e XIXWilhelm Meisters Apprenticeship and the forms of individualism of XVIII and XIX centuries.CulturaCultureFormaçãoGoetheGoetheIndividualismIndividualismoSelf-CultivationSimmelSimmelEsta pesquisa propõe-se investigar o romance Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, de Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), publicado em 1796. Nosso objetivo é realizar, com a análise do romance, uma reconstrução sociológica da noção de formação do indivíduo expressa na obra, articulando-a com o processo de emeregência da noção moderna de liberdade individual. Para tanto, recorre-se a três conceitos-chave do pensamento de Georg Simmel: o conceito de cultura, individualismo quantitativo e individualismo qualitativo. Ao relacionar o enredo do romance com as transformações na estrutura social ocorridas nos séculos XVIII e XIX, as quais são analisadas a partir dos conceitos de Simmel, nosso objetivo é esclarecer a visão de modernidade que se apresenta na obra de Goethe, bem o seu potencial crítico relativo à questão da liberdade individual.This research aims to investigate the novel Wilhelm Meisters Apprenticeship by Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), published in 1796. Our goal is to build, with the analysis of the novel, a sociological reconstruction from the idea of individual self-cultivation which the novel express and articulate this idea with the process of construction of the modern individual freedom ideal. To perform that, this research uses three key-concepts from Georg Simmel: the concept of culture, quantitative individualism and qualitative individualism. By relating the novels story with the changes of the social structure in the XVIII and XIX centuries, our objective is to clarify the vision of modernity from Goethes novel, as well explore its critical potential on the subject of individual freedom.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAugusto, Maria Helena OlivaPires, Pedro Giovanetti Cesar2014-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-27042015-121729/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-27042015-121729Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister e as formas de individualismo dos séculos XVIII e XIX
Wilhelm Meisters Apprenticeship and the forms of individualism of XVIII and XIX centuries.
title Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister e as formas de individualismo dos séculos XVIII e XIX
spellingShingle Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister e as formas de individualismo dos séculos XVIII e XIX
Pires, Pedro Giovanetti Cesar
Cultura
Culture
Formação
Goethe
Goethe
Individualism
Individualismo
Self-Cultivation
Simmel
Simmel
title_short Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister e as formas de individualismo dos séculos XVIII e XIX
title_full Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister e as formas de individualismo dos séculos XVIII e XIX
title_fullStr Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister e as formas de individualismo dos séculos XVIII e XIX
title_full_unstemmed Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister e as formas de individualismo dos séculos XVIII e XIX
title_sort Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister e as formas de individualismo dos séculos XVIII e XIX
author Pires, Pedro Giovanetti Cesar
author_facet Pires, Pedro Giovanetti Cesar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Augusto, Maria Helena Oliva
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Pedro Giovanetti Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Culture
Formação
Goethe
Goethe
Individualism
Individualismo
Self-Cultivation
Simmel
Simmel
topic Cultura
Culture
Formação
Goethe
Goethe
Individualism
Individualismo
Self-Cultivation
Simmel
Simmel
description Esta pesquisa propõe-se investigar o romance Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, de Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), publicado em 1796. Nosso objetivo é realizar, com a análise do romance, uma reconstrução sociológica da noção de formação do indivíduo expressa na obra, articulando-a com o processo de emeregência da noção moderna de liberdade individual. Para tanto, recorre-se a três conceitos-chave do pensamento de Georg Simmel: o conceito de cultura, individualismo quantitativo e individualismo qualitativo. Ao relacionar o enredo do romance com as transformações na estrutura social ocorridas nos séculos XVIII e XIX, as quais são analisadas a partir dos conceitos de Simmel, nosso objetivo é esclarecer a visão de modernidade que se apresenta na obra de Goethe, bem o seu potencial crítico relativo à questão da liberdade individual.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-27042015-121729/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-27042015-121729/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257407654199296