Na escola com os orixás: o ensino das religiões afro-brasileiras na aplicação da Lei 10.639

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bakke, Rachel Rua Baptista
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-31052012-160806/
Resumo: A Lei n° 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos escolares do país. A partir disso, as religiões afro-brasileiras começaram a ser abordadas em sala de aula, como parte de um conjunto de práticas e valores de origem africana importante no desenvolvimento da população negra no Brasil. Este trabalho teve como objetivo estudar o modo como essas manifestações religiosas aparecem nos materiais didáticos, cursos de formação continuada de professores e, por vezes, na própria sala de aula a partir dessa Lei, assim como procurou identificar as tensões e negociações verificadas quando essas religiões saem de seus espaços de manifestação próprios, os terreiros, e adentram a escola. As relações entre a visão de mundo religiosa e do senso comum (presente nos discursos e práticas de professores e alunos praticantes de diferentes denominações religiosas: como o catolicismo, pentecostalismo etc.) com o ensino e aprendizado de valores vistos simultaneamente como religiosos e símbolos culturais étnicos (a serem mobilizados na constituição de identidades diferenciais) constituem, portanto, o foco desta pesquisa.
id USP_2e4249dee16e55411c40e4ecbd30cb35
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-31052012-160806
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Na escola com os orixás: o ensino das religiões afro-brasileiras na aplicação da Lei 10.639At school with orishas: the teaching of afro-brazilian religions inapplying the law 10.639Afro-Brazilian culture and religionscultura e religiões afro-brasileirascultural identityeducaçãoeducationethnical symbolsidentidade culturalsímbolos étnicosA Lei n° 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos escolares do país. A partir disso, as religiões afro-brasileiras começaram a ser abordadas em sala de aula, como parte de um conjunto de práticas e valores de origem africana importante no desenvolvimento da população negra no Brasil. Este trabalho teve como objetivo estudar o modo como essas manifestações religiosas aparecem nos materiais didáticos, cursos de formação continuada de professores e, por vezes, na própria sala de aula a partir dessa Lei, assim como procurou identificar as tensões e negociações verificadas quando essas religiões saem de seus espaços de manifestação próprios, os terreiros, e adentram a escola. As relações entre a visão de mundo religiosa e do senso comum (presente nos discursos e práticas de professores e alunos praticantes de diferentes denominações religiosas: como o catolicismo, pentecostalismo etc.) com o ensino e aprendizado de valores vistos simultaneamente como religiosos e símbolos culturais étnicos (a serem mobilizados na constituição de identidades diferenciais) constituem, portanto, o foco desta pesquisa.Law n. 10.639/2003 made the teaching of African and Afro-Brazilian Culture obligatory in Brazilian schools. In this way, the African-Brazilian religions started to be addressed in the classrooms as part of a set of practices and values of African origin important in the historical development of the Brazilian black population. This study aimed at analyzing how these religious expressions are approached in school text books, in continuing education courses for teachers and, in some cases, in the class room since the approval of this Law, as well as tried to identify the conflicts and the negotiations occurring when these religions leave their own traditional places, the terreiros, and move into the schools. The relations between the religious environment and the common sense (present in the discourses and the practices of teachers and students who are followers of different religions as Catholics, Pentecostals and others) and the teaching and learning of values seen at the same time as religious and ethnical cultural symbols (to be mobilized in the building up of differential identities), are, therefore the focus of this research.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Vagner Goncalves daBakke, Rachel Rua Baptista2011-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-31052012-160806/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-31052012-160806Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Na escola com os orixás: o ensino das religiões afro-brasileiras na aplicação da Lei 10.639
At school with orishas: the teaching of afro-brazilian religions inapplying the law 10.639
title Na escola com os orixás: o ensino das religiões afro-brasileiras na aplicação da Lei 10.639
spellingShingle Na escola com os orixás: o ensino das religiões afro-brasileiras na aplicação da Lei 10.639
Bakke, Rachel Rua Baptista
Afro-Brazilian culture and religions
cultura e religiões afro-brasileiras
cultural identity
educação
education
ethnical symbols
identidade cultural
símbolos étnicos
title_short Na escola com os orixás: o ensino das religiões afro-brasileiras na aplicação da Lei 10.639
title_full Na escola com os orixás: o ensino das religiões afro-brasileiras na aplicação da Lei 10.639
title_fullStr Na escola com os orixás: o ensino das religiões afro-brasileiras na aplicação da Lei 10.639
title_full_unstemmed Na escola com os orixás: o ensino das religiões afro-brasileiras na aplicação da Lei 10.639
title_sort Na escola com os orixás: o ensino das religiões afro-brasileiras na aplicação da Lei 10.639
author Bakke, Rachel Rua Baptista
author_facet Bakke, Rachel Rua Baptista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Vagner Goncalves da
dc.contributor.author.fl_str_mv Bakke, Rachel Rua Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Afro-Brazilian culture and religions
cultura e religiões afro-brasileiras
cultural identity
educação
education
ethnical symbols
identidade cultural
símbolos étnicos
topic Afro-Brazilian culture and religions
cultura e religiões afro-brasileiras
cultural identity
educação
education
ethnical symbols
identidade cultural
símbolos étnicos
description A Lei n° 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos escolares do país. A partir disso, as religiões afro-brasileiras começaram a ser abordadas em sala de aula, como parte de um conjunto de práticas e valores de origem africana importante no desenvolvimento da população negra no Brasil. Este trabalho teve como objetivo estudar o modo como essas manifestações religiosas aparecem nos materiais didáticos, cursos de formação continuada de professores e, por vezes, na própria sala de aula a partir dessa Lei, assim como procurou identificar as tensões e negociações verificadas quando essas religiões saem de seus espaços de manifestação próprios, os terreiros, e adentram a escola. As relações entre a visão de mundo religiosa e do senso comum (presente nos discursos e práticas de professores e alunos praticantes de diferentes denominações religiosas: como o catolicismo, pentecostalismo etc.) com o ensino e aprendizado de valores vistos simultaneamente como religiosos e símbolos culturais étnicos (a serem mobilizados na constituição de identidades diferenciais) constituem, portanto, o foco desta pesquisa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-31052012-160806/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-31052012-160806/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091219961151488