Investigações sobre a carga crítica e o regime de deformação em colunas de concreto muito esbeltas por meio de abordagem matemática dinâmica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Kaique Moreira Matos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3144/tde-16042024-113946/
Resumo: Foi desenvolvida uma investigação analítica, baseada nos conceitos da dinâmica dos sólidos deformáveis, para determinação da carga crítica de flambagem e do regime de deformações induzidos em colunas extremamente esbeltas de concreto armado. Os elementos da dinâmica estrutural presentes na análise foram levados em consideração. As imperfeições construtivas e/ou efeitos de segunda ordem foram linearizadas por meio da parcela negativa da rigidez geométrica, a não linearidade física do concreto foi considerada por meio da redução do produto de rigidez à flexão e o comportamento viscoelástico do concreto foi levado em conta pelos critérios da NBR 6118:2014 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A presente investigação foi consolidada com a publicação de dois artigos em periódicos de alto impacto internacional. O artigo inicial avaliou, por meio de duas abordagens matemáticas distintas, o regime de deformações do concreto induzido pela força normal de compressão, incluindo a parcela devida à fluência do material. No primeiro procedimento matemático, foi adotado a curva de tensão-deformação do concreto, padronizada pela ABNT NBR6118:2014, que foi comparado ao método de integração das relações diferenciais de deslocamentos ao longo do comprimento da estrutura. Em relação ao segundo trabalho publicado, o desenvolvimento matemático foi aplicado à um caso prático real, generalizando a validade da formulação em colunas extremamente esbeltas de concreto armado, além de avaliar a influência das propriedades reológicas do concreto, na carga crítica de flambagem, considerando-se a possibilidade de implantação da estrutura em diferentes regiões do Brasil, com índices de temperatura e umidade variáveis. Ao fim, contatou-se uma redução máxima de mais de 70% da capacidade de carga da coluna, na região mais desfavorável da análise.
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