Uma análise espacial da demanda por diesel nos estados brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-29042020-133359/ |
Resumo: | As grandes mudanças na dinâmica energética mundial e no funcionamento do mercado doméstico de combustíveis exigem um entendimento profundo do comportamento do consumo energético nos diferentes setores da economia. Em atenção a isso, o presente trabalho possui como objetivo compreender e mensurar variáveis que impactam a demanda por diesel nos estados brasileiros. A metodologia empregada utiliza dados em painel e econometria espacial na avaliação da demanda pelo derivado no período de 2002 a 2016. Em relação às elasticidades preço e renda da demanda, as estimações dos parâmetros obtidos atingiram, respectivamente, -0,5275 e 0,4247 para o modelo determinado como mais adequado para o problema estudado (modelo SLX com efeitos fixos). Além dessas elasticidades, estimou-se que dado um crescimento de 1% na produção agropecuária de um estado, em média, este estado apresenta um aumento de 0,1471% na demanda pelo diesel. Relacionado ao componente espacial, os resultados indicaram que a demanda por diesel em um determinado Estado é influenciada por uma dinâmica da renda e da produção agropecuária nos Estados vizinhos. A defasagem espacial dessas variáveis indicou elasticidades de 0,2361 e -0,1575 para a renda e o valor da produção agropecuária, respectivamente. Os resultados obtidos oferecem indicações importantes para formuladores de políticas públicas e ações empresariais relacionadas ao mercado de diesel no Brasil. |
id |
USP_2e63bc1ce96277a8d789c6681c07ab8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-29042020-133359 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Uma análise espacial da demanda por diesel nos estados brasileirosA spatial analysis of diesel demand in the Brazilian statesDemanda por combustíveis.Econometria espacialenergy planningfuel demand.Modelagem estatísticaPlanejamento energéticospatial econometricsstatistical modelingAs grandes mudanças na dinâmica energética mundial e no funcionamento do mercado doméstico de combustíveis exigem um entendimento profundo do comportamento do consumo energético nos diferentes setores da economia. Em atenção a isso, o presente trabalho possui como objetivo compreender e mensurar variáveis que impactam a demanda por diesel nos estados brasileiros. A metodologia empregada utiliza dados em painel e econometria espacial na avaliação da demanda pelo derivado no período de 2002 a 2016. Em relação às elasticidades preço e renda da demanda, as estimações dos parâmetros obtidos atingiram, respectivamente, -0,5275 e 0,4247 para o modelo determinado como mais adequado para o problema estudado (modelo SLX com efeitos fixos). Além dessas elasticidades, estimou-se que dado um crescimento de 1% na produção agropecuária de um estado, em média, este estado apresenta um aumento de 0,1471% na demanda pelo diesel. Relacionado ao componente espacial, os resultados indicaram que a demanda por diesel em um determinado Estado é influenciada por uma dinâmica da renda e da produção agropecuária nos Estados vizinhos. A defasagem espacial dessas variáveis indicou elasticidades de 0,2361 e -0,1575 para a renda e o valor da produção agropecuária, respectivamente. Os resultados obtidos oferecem indicações importantes para formuladores de políticas públicas e ações empresariais relacionadas ao mercado de diesel no Brasil.The changes observed in the global energy matrix and in the Brazilian fuel market require a deep understanding of the behavior of energy consumption. In this context, the present study aims to understand and measure variables that impact the demand for diesel in the Brazilian states. The adopted methodology uses panel data and spatial econometrics to assess the demand for diesel from 2002 to 2016. The estimated price and income elasticities of demand reached -0.5275 and 0.4247, respectively, for the SLX model with fixed effects. The results also indicated that a growth of 1% in the agricultural production of a state promotes an increase of 0.1471% in the demand for diesel in the same state. Additionally, the estimated parameters show that demand for diesel in a state is influenced by income and agricultural production in neighboring states. The spatial lag of these variables indicated elasticities of 0.2361 and -0.1575 for income and for the value of agricultural production, respectively. The results obtained offer important indications for public policy makers and business actions related to the diesel market in Brazil.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRodrigues, LucianoSouza, Yuri Machado de2020-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-29042020-133359/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-04T21:57:24Zoai:teses.usp.br:tde-29042020-133359Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-05-04T21:57:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise espacial da demanda por diesel nos estados brasileiros A spatial analysis of diesel demand in the Brazilian states |
title |
Uma análise espacial da demanda por diesel nos estados brasileiros |
spellingShingle |
Uma análise espacial da demanda por diesel nos estados brasileiros Souza, Yuri Machado de Demanda por combustíveis. Econometria espacial energy planning fuel demand. Modelagem estatística Planejamento energético spatial econometrics statistical modeling |
title_short |
Uma análise espacial da demanda por diesel nos estados brasileiros |
title_full |
Uma análise espacial da demanda por diesel nos estados brasileiros |
title_fullStr |
Uma análise espacial da demanda por diesel nos estados brasileiros |
title_full_unstemmed |
Uma análise espacial da demanda por diesel nos estados brasileiros |
title_sort |
Uma análise espacial da demanda por diesel nos estados brasileiros |
author |
Souza, Yuri Machado de |
author_facet |
Souza, Yuri Machado de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Luciano |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Yuri Machado de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Demanda por combustíveis. Econometria espacial energy planning fuel demand. Modelagem estatística Planejamento energético spatial econometrics statistical modeling |
topic |
Demanda por combustíveis. Econometria espacial energy planning fuel demand. Modelagem estatística Planejamento energético spatial econometrics statistical modeling |
description |
As grandes mudanças na dinâmica energética mundial e no funcionamento do mercado doméstico de combustíveis exigem um entendimento profundo do comportamento do consumo energético nos diferentes setores da economia. Em atenção a isso, o presente trabalho possui como objetivo compreender e mensurar variáveis que impactam a demanda por diesel nos estados brasileiros. A metodologia empregada utiliza dados em painel e econometria espacial na avaliação da demanda pelo derivado no período de 2002 a 2016. Em relação às elasticidades preço e renda da demanda, as estimações dos parâmetros obtidos atingiram, respectivamente, -0,5275 e 0,4247 para o modelo determinado como mais adequado para o problema estudado (modelo SLX com efeitos fixos). Além dessas elasticidades, estimou-se que dado um crescimento de 1% na produção agropecuária de um estado, em média, este estado apresenta um aumento de 0,1471% na demanda pelo diesel. Relacionado ao componente espacial, os resultados indicaram que a demanda por diesel em um determinado Estado é influenciada por uma dinâmica da renda e da produção agropecuária nos Estados vizinhos. A defasagem espacial dessas variáveis indicou elasticidades de 0,2361 e -0,1575 para a renda e o valor da produção agropecuária, respectivamente. Os resultados obtidos oferecem indicações importantes para formuladores de políticas públicas e ações empresariais relacionadas ao mercado de diesel no Brasil. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-29042020-133359/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-29042020-133359/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257442742697984 |