Conhecimento de letras em pré-escolares: efeitos do uso de alfabeto mnemônico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-11062020-152130/ |
Resumo: | A literatura científica dedicada ao estudo da aprendizagem da leitura e da escrita tem encontrado resultados significativos apontando que o conhecimento do alfabeto é fator preditor do sucesso na alfabetização, sendo considerado, em vários sistemas educacionais, como meta a ser atingida ao final da pré-escola. O conhecimento das letras é uma competência que abrange saber seu nome, som e grafia. Tais associações são resultado de uma aprendizagem complexa e de difícil domínio, devido à arbitrariedade entre a forma, o nome e, muitas vezes, o som das letras. Alfabetos mnemônicos têm sido elaborados com o objetivo de favorecer a memorização simultânea da forma e som da letra, associando-a a uma figura cujo nome é começado por ela. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a eficácia do uso de um alfabeto mnemônico, em comparação ao uso do alfabeto convencional, na aprendizagem de letras por pré-escolares. O estudo, de delineamento quase experimental, contou com as etapas de pré-teste, intervenção e pós-teste e utilização de dois grupos experimentais submetidos a diferentes tipos de intervenção: o grupo que realizou a intervenção com o alfabeto mnemônico (GAM) e o grupo que realizou a intervenção com o alfabeto convencional (GAC). Os participantes foram 25 alunos do último ano de duas pré-escolas (idade média de 5 anos e 11 meses; desvio padrão de 3,16 meses), sendo 12 crianças do GAM e 13 do GAC. No pré-teste foram aplicados o Teste de Raven (para controle do nível intelectual dos participantes) e uma prova de reconhecimento de letras, de modo a selecionar para a pesquisa apenas crianças que conhecessem menos da metade das letras do alfabeto. O treinamento teve duração de 10 sessões de 30 minutos e consistiu em ensinar 6 letras selecionadas após a fase de pré-teste. Ao final do treinamento, na fase de pós-teste, os participantes foram avaliados quanto ao conhecimento do nome das letras do alfabeto em geral e escrita das letras treinadas, bem como de palavras começadas por essas letras. Ambos os grupos obtiveram progressos significativos no reconhecimento das letras treinadas, porém apenas o GAM obteve progressos significativos na aprendizagem do alfabeto em geral, o que sugere efeitos mais positivos do treino com o uso do alfabeto mnemônico. Foram encontradas, ainda, diferenças significativas a favor do GAM no reconhecimento (nome) das letras ensinadas e na escrita dessas letras, assim como na escrita das palavras treinadas. Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos, porém, no caso da escrita de outras palavras começadas com as letras ensinadas. O método mnemônico, permitindo o pareamento de um estímulo conhecido (figura) com um não conhecido (letra) para o ensino do alfabeto, mostrou-se uma estratégia potencialmente útil para o desenvolvimento dessa importante habilidade de letramento emergente. Sugere-se, portanto, o seu uso nos ambientes pré-escolares e nas interações informais com os pais e responsáveis. |
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Conhecimento de letras em pré-escolares: efeitos do uso de alfabeto mnemônicoLetters knowledge in preschoolers: effects of using of a mnemonic alphabetAlfabetizaçãoAlfabeto mnemônico pré-escolaresAlphabet knowledgeConhecimento do alfabetoConhecimento do nome das letrasEmergent literacyLetramento emergenteLetter name knowledgeLiteracyMnemonic alphabetPreschoolersA literatura científica dedicada ao estudo da aprendizagem da leitura e da escrita tem encontrado resultados significativos apontando que o conhecimento do alfabeto é fator preditor do sucesso na alfabetização, sendo considerado, em vários sistemas educacionais, como meta a ser atingida ao final da pré-escola. O conhecimento das letras é uma competência que abrange saber seu nome, som e grafia. Tais associações são resultado de uma aprendizagem complexa e de difícil domínio, devido à arbitrariedade entre a forma, o nome e, muitas vezes, o som das letras. Alfabetos mnemônicos têm sido elaborados com o objetivo de favorecer a memorização simultânea da forma e som da letra, associando-a a uma figura cujo nome é começado por ela. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a eficácia do uso de um alfabeto mnemônico, em comparação ao uso do alfabeto convencional, na aprendizagem de letras por pré-escolares. O estudo, de delineamento quase experimental, contou com as etapas de pré-teste, intervenção e pós-teste e utilização de dois grupos experimentais submetidos a diferentes tipos de intervenção: o grupo que realizou a intervenção com o alfabeto mnemônico (GAM) e o grupo que realizou a intervenção com o alfabeto convencional (GAC). Os participantes foram 25 alunos do último ano de duas pré-escolas (idade média de 5 anos e 11 meses; desvio padrão de 3,16 meses), sendo 12 crianças do GAM e 13 do GAC. No pré-teste foram aplicados o Teste de Raven (para controle do nível intelectual dos participantes) e uma prova de reconhecimento de letras, de modo a selecionar para a pesquisa apenas crianças que conhecessem menos da metade das letras do alfabeto. O treinamento teve duração de 10 sessões de 30 minutos e consistiu em ensinar 6 letras selecionadas após a fase de pré-teste. Ao final do treinamento, na fase de pós-teste, os participantes foram avaliados quanto ao conhecimento do nome das letras do alfabeto em geral e escrita das letras treinadas, bem como de palavras começadas por essas letras. Ambos os grupos obtiveram progressos significativos no reconhecimento das letras treinadas, porém apenas o GAM obteve progressos significativos na aprendizagem do alfabeto em geral, o que sugere efeitos mais positivos do treino com o uso do alfabeto mnemônico. Foram encontradas, ainda, diferenças significativas a favor do GAM no reconhecimento (nome) das letras ensinadas e na escrita dessas letras, assim como na escrita das palavras treinadas. Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos, porém, no caso da escrita de outras palavras começadas com as letras ensinadas. O método mnemônico, permitindo o pareamento de um estímulo conhecido (figura) com um não conhecido (letra) para o ensino do alfabeto, mostrou-se uma estratégia potencialmente útil para o desenvolvimento dessa importante habilidade de letramento emergente. Sugere-se, portanto, o seu uso nos ambientes pré-escolares e nas interações informais com os pais e responsáveis.The scientific literature dedicated to the study of learning to read and write has found significant results pointing out that alphabet knowledge is a predictor of success in literacy, being considered, in several educational systems, as a goal to be reached at the end of preschool. Alphabet knowledge is a skill that includes knowing its name, sound and spelling. Such associations are the result of complex learning and of difficult mastering, due to the arbitrariness between the form, the name and, often, the sound of the letters. Mnemonic alphabets have been developed with the objective of favoring the simultaneous memorization of the form and sound of the letter, associating it with a figure which name begins with it. This research aimed to evaluate the effectiveness of using a mnemonic alphabet, in comparison to the use of the conventional alphabet, in the learning of letters by preschoolers. The study, with a quasi-experimental design, included the pre-test, intervention and post-test phases and the use of two experimental groups submitted to different types of intervention: the group that performed the intervention with the mnemonic alphabet (GAM) and the group that performed the intervention with the conventional alphabet (GAC). There were 25 participants, students from the last year of two preschools (mean age 5 years and 11 months; standard deviation 3,16 months), 12 children from GAM and 13 from GAC. In the pre-test, the Raven Test (to control the intellectual level of the participants) and a letter recognition test were applied, in order to select for the research only children who knew less than half of the letters of the alphabet. The training was held in 10 sessions of 30 minutes each and consisted of teaching 6 letters selected after the pre-test phase. At the end of the training, in the post-test phase, the participants were evaluated for their letter name knowledge of the alphabet in general and the writing of the letters trained, as well as the words beginning with those letters. Both groups made significant progress in recognizing trained letters, but only GAM made significant progress in learning the alphabet in general, which suggests more positive effects of training with the use of the mnemonic alphabet. There were also significant differences in favor of GAM in the recognition (name) of the letters taught and in the writing of those letters, as well as in the writing of the trained words. No significant differences were found between the groups, however, in the case of writing other words beginning with the letters taught. The mnemonic method, allowing the pairing of a known stimulus (figure) with an unknown one (letter) for teaching the alphabet, proved to be a potentially useful strategy for the development of this important emerging literacy skill. Therefore, it is suggested its use in preschool environments and informal interactions with parents and guardians.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarrera, Sylvia DomingosDurães, Larissa Pedreira2020-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-11062020-152130/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-07-14T20:15:02Zoai:teses.usp.br:tde-11062020-152130Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-07-14T20:15:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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