Educação e comportamento político. Os retornos políticos decrescentes da escolarização brasileira recente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-14102010-105934/ |
Resumo: | Perspectiva convencional na Ciência Política prevê associação forte entre educação e comportamentos políticos desejáveis para a convivência democrática. Essa abordagem também infere que aumentos no nível de escolaridade de uma nação serão acompanhados por ganhos sustentados em participação e apoio a princípios democráticos, além de impactos na confiança nas instituições. Essas hipóteses foram revistas e testadas para o Brasil, com análise de surveys aplicados entre 1989 e 2006. As evidências encontradas confirmam a perspectiva convencional, observado um só ponto no tempo e ressalvadas dimensões de associativismo. A análise longitudinal, entre as duas pontas do período, revelou retornos declinantes para a escolaridade adicionada por diferentes níveis de instrução, sobretudo o ensino médio. Fatores relativos ao ambiente educacional, às gerações e às capacidades cognitivas foram investigados para compreender esse achado. A capacitação cognitiva do cidadão indicou ter efeito independente da escolaridade na conformação dos comportamentos políticos, sugerindo que é na perda de qualidade da escolarização brasileira recente que devem ser buscadas explicações. |
id |
USP_2e8938c945f0b9c17b5d3f768f3f9533 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-14102010-105934 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Educação e comportamento político. Os retornos políticos decrescentes da escolarização brasileira recenteEducation and Political Behavior. The decreasing rewards of the Brazilian recent educational experienceComportamento políticoConfiança em instituiçõesDemocraciaDemocracyEducaçãoEducationParticipação políticaPolitical behaviorPolitical participationTrust in institutionsPerspectiva convencional na Ciência Política prevê associação forte entre educação e comportamentos políticos desejáveis para a convivência democrática. Essa abordagem também infere que aumentos no nível de escolaridade de uma nação serão acompanhados por ganhos sustentados em participação e apoio a princípios democráticos, além de impactos na confiança nas instituições. Essas hipóteses foram revistas e testadas para o Brasil, com análise de surveys aplicados entre 1989 e 2006. As evidências encontradas confirmam a perspectiva convencional, observado um só ponto no tempo e ressalvadas dimensões de associativismo. A análise longitudinal, entre as duas pontas do período, revelou retornos declinantes para a escolaridade adicionada por diferentes níveis de instrução, sobretudo o ensino médio. Fatores relativos ao ambiente educacional, às gerações e às capacidades cognitivas foram investigados para compreender esse achado. A capacitação cognitiva do cidadão indicou ter efeito independente da escolaridade na conformação dos comportamentos políticos, sugerindo que é na perda de qualidade da escolarização brasileira recente que devem ser buscadas explicações.Conventional wisdom in Political Science predicts strong association between education and political behavior favorable to democracy. This perspective also infers that increases in educational attainments levels of a nation bring sustainable gains in terms of civic and political participation and democratic principles support, as well as impacts on trust in institutions. These hypotheses were reviewed and tested on the Brazilian context, with analysis of surveys from 1989 to 2006. The evidence gathered confirm the conventional wisdom, when a single point in time is observed and with the exception of dimensions of civic engagement. The longitudinal analyses between the extremes of this time span revealed decreasing rewards to the education added up by different educational levels, specially the upper secondary (ensino médio). Factors related to the educational environment, generations and cognitive skills were then investigated in order to understand the findings. The development of cognitive skills showed effects on political behavior independent from education, suggesting that explanations must be searched for on the loss of quality of the Brazilian educational system.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoises, Jose AlvaroSchlegel, Rogerio2010-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-14102010-105934/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-14102010-105934Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e comportamento político. Os retornos políticos decrescentes da escolarização brasileira recente Education and Political Behavior. The decreasing rewards of the Brazilian recent educational experience |
title |
Educação e comportamento político. Os retornos políticos decrescentes da escolarização brasileira recente |
spellingShingle |
Educação e comportamento político. Os retornos políticos decrescentes da escolarização brasileira recente Schlegel, Rogerio Comportamento político Confiança em instituições Democracia Democracy Educação Education Participação política Political behavior Political participation Trust in institutions |
title_short |
Educação e comportamento político. Os retornos políticos decrescentes da escolarização brasileira recente |
title_full |
Educação e comportamento político. Os retornos políticos decrescentes da escolarização brasileira recente |
title_fullStr |
Educação e comportamento político. Os retornos políticos decrescentes da escolarização brasileira recente |
title_full_unstemmed |
Educação e comportamento político. Os retornos políticos decrescentes da escolarização brasileira recente |
title_sort |
Educação e comportamento político. Os retornos políticos decrescentes da escolarização brasileira recente |
author |
Schlegel, Rogerio |
author_facet |
Schlegel, Rogerio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moises, Jose Alvaro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schlegel, Rogerio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento político Confiança em instituições Democracia Democracy Educação Education Participação política Political behavior Political participation Trust in institutions |
topic |
Comportamento político Confiança em instituições Democracia Democracy Educação Education Participação política Political behavior Political participation Trust in institutions |
description |
Perspectiva convencional na Ciência Política prevê associação forte entre educação e comportamentos políticos desejáveis para a convivência democrática. Essa abordagem também infere que aumentos no nível de escolaridade de uma nação serão acompanhados por ganhos sustentados em participação e apoio a princípios democráticos, além de impactos na confiança nas instituições. Essas hipóteses foram revistas e testadas para o Brasil, com análise de surveys aplicados entre 1989 e 2006. As evidências encontradas confirmam a perspectiva convencional, observado um só ponto no tempo e ressalvadas dimensões de associativismo. A análise longitudinal, entre as duas pontas do período, revelou retornos declinantes para a escolaridade adicionada por diferentes níveis de instrução, sobretudo o ensino médio. Fatores relativos ao ambiente educacional, às gerações e às capacidades cognitivas foram investigados para compreender esse achado. A capacitação cognitiva do cidadão indicou ter efeito independente da escolaridade na conformação dos comportamentos políticos, sugerindo que é na perda de qualidade da escolarização brasileira recente que devem ser buscadas explicações. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-14102010-105934/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-14102010-105934/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256974053343232 |