REMIC: ambiente virtual de aprendizagem sobre tecnologias de acessibilidade para o estudante com deficiência auditiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-01102021-153247/ |
Resumo: | Devido à incorporação do Sistema FM no SUS (Portaria nº. 1.274 de 25 de junho de 2013), surge a necessidade de capacitação dos professores sobre recursos tecnológicos de uso em sala de aula, especialmente, o sistema FM, para atuar com o estudante com deficiência auditiva (DA). Em consequência da distribuição geográfica dos profissionais no país e da demanda por capacitação, uma maneira de se oferecer essa atualização é por meio da teleducação. A presente pesquisa teve como objetivo analisar a eficácia de um ambiente virtual de transmissão de informações sobre Sistema FM (www.remic.fob.usp.br) para professores da educação básica do estado de São Paulo para a acessibilidade do estudante com DA na perspectiva da escola inclusiva. Para tal, foram realizados três estudos complementares: Estudo 1: Identificou-se as necessidades de aprendizagem para a atualização e adequação do ambiente virtual de aprendizagem REMIC. O desenvolvimento e adequação do conteúdo do site foi baseado nas fases de desenvolvimento de design instrucional propostas por Filatro e Piconez (2004). As etapas propostas pelos autores são produzidas conjuntamente, sendo possível realizar modificações durante todo o processo.Todo o conteúdo do REMIC foi elaborado em formato de infográfico e tornou-se online em abril de 2019. Salienta-se a importância de que o site REMIC seja continuamente atualizado, levando em consideração os avanços tecnológicos, para que forneça informações pertinentes e atualizadas para o público-alvo. Estudo 2: Avaliou o ambiente virtual de aprendizagem quanto aos aspectos motivacionais da proposta de capacitação à distância, avaliar o conhecimento prévio e posterior do professor em relação a estudantes com DA e microfone remoto e verificar se houveram mudanças atitudinais na relação professor-estudante com DA após a capacitação. Para isso foram utilizados os instrumentos: Questionário sobre experiência com estudantes com DA e com o Sistema FM, Ficha de Pesquisa Motivacional (FPM) e Escala de Autoavaliação de Impacto do Treinamento no trabalho - medida em amplitude. Participaram do estudo 13 professores da educação básica do estado de São Paulo, sendo que 69,2% eram professores especialistas, 76,9% relataram ter alguma experiência com estudante com DA, e 53,8% acompanha atualmente pelo menos um estudante com DA. Os resultados mostraram que o REMIC foi efetivo para capacitação de professores da educação básica sobre as tecnologias de acessibilidade para o estudante com DA usuário de dispositivos eletrônicos auditivos. Visto que não existem, até o momento, sites com recursos autoinstrucionais sobre essa temática no Brasil, e considerando a demanda dos professores por atualização e capacitação para atuarem com essa população, o site REMIC pode contribuir para preencher essa lacuna. Estudo 3: Tradução e adaptação transcultural para o idioma português brasileiro os instrumentos Audiology Self- Advocacy Checklist Elementary School, Audiology Self-Advocacy Checklist - Middle School e Audiology Self-Advocacy Checklist - High School, segundo adaptação da metodologia de Beaton et al. (2000). Uma validação preliminar do conteúdo foi estabelecida, demonstrando que os instrumentos estão válidos para avaliar e acompanhar as habilidades de autoadvocacia de estudantes com DA. Testes adicionais para a retenção das propriedades psicométricas desses instrumentos também são recomendados. |
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REMIC: ambiente virtual de aprendizagem sobre tecnologias de acessibilidade para o estudante com deficiência auditivaREMIC: Virtual learning environment on accessibility technologies for ttudent with hearing lossAprendizagem inclusão educacional.Auxiliares de audiçãoEducational inclusionHearing aidsHearing lossLearningPerda auditivaTelemedicinaTelemedicineDevido à incorporação do Sistema FM no SUS (Portaria nº. 1.274 de 25 de junho de 2013), surge a necessidade de capacitação dos professores sobre recursos tecnológicos de uso em sala de aula, especialmente, o sistema FM, para atuar com o estudante com deficiência auditiva (DA). Em consequência da distribuição geográfica dos profissionais no país e da demanda por capacitação, uma maneira de se oferecer essa atualização é por meio da teleducação. A presente pesquisa teve como objetivo analisar a eficácia de um ambiente virtual de transmissão de informações sobre Sistema FM (www.remic.fob.usp.br) para professores da educação básica do estado de São Paulo para a acessibilidade do estudante com DA na perspectiva da escola inclusiva. Para tal, foram realizados três estudos complementares: Estudo 1: Identificou-se as necessidades de aprendizagem para a atualização e adequação do ambiente virtual de aprendizagem REMIC. O desenvolvimento e adequação do conteúdo do site foi baseado nas fases de desenvolvimento de design instrucional propostas por Filatro e Piconez (2004). As etapas propostas pelos autores são produzidas conjuntamente, sendo possível realizar modificações durante todo o processo.Todo o conteúdo do REMIC foi elaborado em formato de infográfico e tornou-se online em abril de 2019. Salienta-se a importância de que o site REMIC seja continuamente atualizado, levando em consideração os avanços tecnológicos, para que forneça informações pertinentes e atualizadas para o público-alvo. Estudo 2: Avaliou o ambiente virtual de aprendizagem quanto aos aspectos motivacionais da proposta de capacitação à distância, avaliar o conhecimento prévio e posterior do professor em relação a estudantes com DA e microfone remoto e verificar se houveram mudanças atitudinais na relação professor-estudante com DA após a capacitação. Para isso foram utilizados os instrumentos: Questionário sobre experiência com estudantes com DA e com o Sistema FM, Ficha de Pesquisa Motivacional (FPM) e Escala de Autoavaliação de Impacto do Treinamento no trabalho - medida em amplitude. Participaram do estudo 13 professores da educação básica do estado de São Paulo, sendo que 69,2% eram professores especialistas, 76,9% relataram ter alguma experiência com estudante com DA, e 53,8% acompanha atualmente pelo menos um estudante com DA. Os resultados mostraram que o REMIC foi efetivo para capacitação de professores da educação básica sobre as tecnologias de acessibilidade para o estudante com DA usuário de dispositivos eletrônicos auditivos. Visto que não existem, até o momento, sites com recursos autoinstrucionais sobre essa temática no Brasil, e considerando a demanda dos professores por atualização e capacitação para atuarem com essa população, o site REMIC pode contribuir para preencher essa lacuna. Estudo 3: Tradução e adaptação transcultural para o idioma português brasileiro os instrumentos Audiology Self- Advocacy Checklist Elementary School, Audiology Self-Advocacy Checklist - Middle School e Audiology Self-Advocacy Checklist - High School, segundo adaptação da metodologia de Beaton et al. (2000). Uma validação preliminar do conteúdo foi estabelecida, demonstrando que os instrumentos estão válidos para avaliar e acompanhar as habilidades de autoadvocacia de estudantes com DA. Testes adicionais para a retenção das propriedades psicométricas desses instrumentos também são recomendados.Due to the incorporation of the FM System in SUS (Ordinance No. 1,274 of June 25, 2013), there is a need for teacher training on technological resources for use in the classroom, especially the FM system, to work with students with hearing loss (HL). As a result of the geographical distribution of professionals in the country and the demand for training, one way of offering this update is through tele-education. This research aimed to analyze the effectiveness of a virtual environment of information transmission about FM System (www.remic.fob.usp.br) for teachers of basic education in the state of São Paulo for the accessibility of students with HL in perspective. of inclusive school. To this end, three complementary studies were performed: Study 1: The learning needs were identified for the updating and adequacy of the REMIC virtual learning environment. The development and adequacy of the site content was based on the instructional design development phases proposed by Filatro and Piconez (2004). The steps proposed by the authors are produced jointly, and modifications can be made throughout the process. All REMIC content was prepared in infographic format and went online in April 2019. The importance of having the REMIC website underlined is emphasized. continuously updated, taking into account technological advances to provide relevant and up-to-date information to the target audience. Study 2: Evaluated the virtual learning environment regarding the motivational aspects of the distance learning proposal, evaluate the teacher\'s prior and subsequent knowledge regarding students with HL and remote microphone and verify if there were any attitudinal changes in the teacher-student relationship with HL after training. The following instruments were used: Questionnaire on experience with students with HL and FM Systems, Motivational form and Training Impact Self-Assessment Scale at work amplitude measuring. Thirteen teachers of the basic education of the state of São Paulo participated in the study. Of these, 69.2% were specialist teachers, 76.9% reported having some experience with a student with HL, and 53.8% currently accompany at least one student with HL. The results showed that REMIC was effective in training basic education teachers on accessibility technologies for students with HL who use hearing aids and/or cochlear implants. Since there are no websites with self-instructional resources on this subject in Brazil so far, and considering the demand of teachers for updating and training to work with this population, the REMIC site can contribute to fill this gap. Study 3: Translation and cross-cultural adaptation into the Brazilian Portuguese language of the instruments Audiology Self-Advocacy Checklist - Elementary School, Audiology Self-Advocacy Checklist - Middle School and Audiology Self-Advocacy Checklist - High School, according to the Beaton et al methodology. al. (2000). A preliminary content validation has been established, demonstrating that the instruments are valid for assessing and monitoring the selfadvocacy skills of students with HL. Further testing for retention of the psychometric properties of these instruments is also recommended.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJacob, Regina Tangerino de SouzaCarneiro, Larissa de Almeida2020-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-01102021-153247/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-10-01T13:00:17Zoai:teses.usp.br:tde-01102021-153247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-10-01T13:00:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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