Evidências empíricas de leilões na Internet: selos na eBay.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villani Junior, Adhemar
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-18012002-194111/
Resumo: Os leilões na Internet têm ganhado muita popularidade, tornando-se uma das mais bem sucedidas formas de comércio eletrônico na atualidade. Apresento um modelo teórico para descrever um leilão ascendente, semelhante ao que ocorre na eBay, e verifico suas previsões comportamentais através de dois experimentos. Os resultados mostraram um distanciamento grande entre as previsões teóricas e o que foi observado na prática, no que se refere às estratégias utilizadas, mas acredito que isso se deva à falta de experiência dos participantes dos experimentos. Desenvolvo, então, programas que automatizam a coleta de dados de leilões de selos na eBay e analiso as variáveis que influenciam preços, número de compradores e lances iniciais (preços mínimos). Não houve surpresas em tal análise, no sentido de observar-se resultados contra-intuitivos, mas destaco a reputação dos vendedores como fator relevante para a determinação de preços finais e número de compradores participantes. Além disso, também destaco a ocorrência da submissão tardia de lances, fenômeno recorrente nos leilões na Internet. Proponho, por fim, um método simples que busca determinar o tipo de modelo de leilão, se de valor comum ou de valor privado, e aplico o método nos dados obtidos dos leilões de selos. O resultado foi o de que os leilões analisados estão enquadrados no modelo de valor comum.
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