Turismo enquanto direito social? Avanços, limites e desafios para seu desenvolvimento no período de 2003 a 2022 pelo Ministério do Turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Wynne Gonçalves
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-23042024-095815/
Resumo: A dissertação aborda o turismo enquanto um direito social na perspectiva do lazer, cidadania e vida de qualidade. O recorte da temática atrela-se ao entendimento e institucionalização desse direito por meio da agenda do Estado, ou seja, através das políticas públicas de Turismo Social propostas pelo Ministério do Turismo nos Planos Nacionais de Turismo de 2003 a 2022 e do documento Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Social. Para o desenvolvimento do referencial teórico desse estudo contou com pesquisadores de diferentes áreas, como do turismo: Salgueiro (2002); Gastal & Moesch (2007), lazer: Dumazedier (2008); Gomes (2004); Carmargo (2009); Marcellino (1995), qualidade de vida: Linhales (1999), Turismo Social: Minnaert (2009); Haulot (1991), e políticas públicas: Rua (2006); Secchi (2012), entre outros. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender os avanços, limites e desafios para o entendimento e institucionalização do direito ao turismo no Brasil, por meio das propostas de políticas públicas de turismo social firmadas pelo Ministério do Turismo no período de 2003 a 2022. Como objetivos secundários, pretenderam-se identificar o conceito predominante de Turismo para o Ministério do Turismo, por meio dos Planos Nacionais de Turismo de 2003 a 2022; caracterizar os programas e ações propostos pelo Ministério do Turismo, como seus respectivos objetivos e público-alvo, por meio dos Planos Nacionais de Turismo e Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Social no Brasil; e analisar e interpretar como os programas e ações propostos nos Planos Nacionais de Turismo de 2003 a 2022 colaboraram para o desenvolvimento do Turismo enquanto direito social. O estudo foi realizado por meio da combinação da pesquisa bibliográfica e documental para obtenção dos dados, e das técnicas de análise de conteúdo e documental para explorar os dados obtidos. Desse modo, caracteriza-se a pesquisa como abordagem qualitativa. O método utilizado foi o estudo de caso dos Planos Nacionais de Turismo e Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Social no Brasil de 2003 a 2022. Desse modo, foi possível identificar como avanço o direcionamento das políticas públicas para a concretização do turismo enquanto um direito social, principalmente o salto no Plano de 2018, que gerou o documento Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Social com as orientações para a gestão do turismo neste sentido. Referente ao entendimento, não houve avanços significativos, visto que desde o primeiro plano de 2003 a compreensão do turismo no viés social já se fazia presente, expandiu-se sutilmente o entendimento ao lazer e à cidadania. Como limitação, aponta-se a formação da agenda, visto que as prioridades permeiam o viés mercadológico, consequentemente se transformando em um desafio para novas propostas.
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Para o desenvolvimento do referencial teórico desse estudo contou com pesquisadores de diferentes áreas, como do turismo: Salgueiro (2002); Gastal & Moesch (2007), lazer: Dumazedier (2008); Gomes (2004); Carmargo (2009); Marcellino (1995), qualidade de vida: Linhales (1999), Turismo Social: Minnaert (2009); Haulot (1991), e políticas públicas: Rua (2006); Secchi (2012), entre outros. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender os avanços, limites e desafios para o entendimento e institucionalização do direito ao turismo no Brasil, por meio das propostas de políticas públicas de turismo social firmadas pelo Ministério do Turismo no período de 2003 a 2022. Como objetivos secundários, pretenderam-se identificar o conceito predominante de Turismo para o Ministério do Turismo, por meio dos Planos Nacionais de Turismo de 2003 a 2022; caracterizar os programas e ações propostos pelo Ministério do Turismo, como seus respectivos objetivos e público-alvo, por meio dos Planos Nacionais de Turismo e Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Social no Brasil; e analisar e interpretar como os programas e ações propostos nos Planos Nacionais de Turismo de 2003 a 2022 colaboraram para o desenvolvimento do Turismo enquanto direito social. O estudo foi realizado por meio da combinação da pesquisa bibliográfica e documental para obtenção dos dados, e das técnicas de análise de conteúdo e documental para explorar os dados obtidos. Desse modo, caracteriza-se a pesquisa como abordagem qualitativa. O método utilizado foi o estudo de caso dos Planos Nacionais de Turismo e Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Social no Brasil de 2003 a 2022. Desse modo, foi possível identificar como avanço o direcionamento das políticas públicas para a concretização do turismo enquanto um direito social, principalmente o salto no Plano de 2018, que gerou o documento Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Social com as orientações para a gestão do turismo neste sentido. Referente ao entendimento, não houve avanços significativos, visto que desde o primeiro plano de 2003 a compreensão do turismo no viés social já se fazia presente, expandiu-se sutilmente o entendimento ao lazer e à cidadania. Como limitação, aponta-se a formação da agenda, visto que as prioridades permeiam o viés mercadológico, consequentemente se transformando em um desafio para novas propostas.The dissertation addresses tourism as a social right from the perspective of leisure, citizenship and quality life. The theme\'s focus is linked to the understanding and institutionalization of this right through the State\'s agenda, that is, through the public Social Tourism policies proposed by the Ministry of Tourism in the National Tourism Plans from 2003 to 2022 and the document Guidelines for the Development of Social Tourism. To develop the theoretical framework for this study, researchers from different areas were involved, such as tourism: Salgueiro (2002); Gastal & Moesch (2007), leisure: Dumazedier (2008); Gomes (2004); Carmargo (2009); Marcellino (1995), quality of life: Linhales (1999), Social Tourism: Minnaert (2009); Haulot (1991), and public policies: Rua (2006); Secchi (2012), among others. Thus, the general objective of this research was to understand the advances, limits and challenges for the understanding and institutionalization of the right to tourism in Brazil, through the proposals for public policies on social tourism signed by the Ministry of Tourism in the period from 2003 to 2022. How secondary objectives, we intended to identify the predominant concept of Tourism for the Ministry of Tourism, through the National Tourism Plans from 2003 to 2022; characterize the programs and actions proposed by the Ministry of Tourism, such as their respective objectives and target audience, through the National Tourism Plans and Guidelines for the Development of Social Tourism in Brazil; and analyze and interpret how the programs and actions proposed in the National Tourism Plans from 2003 to 2022 contributed to the development of Tourism as a social right. The study was carried out through a combination of bibliographic and documentary research to obtain data, and content and document analysis techniques to explore the data obtained. In this way, the research is characterized as a qualitative approach. The method used was the case study of the National Tourism Plans and Guidelines for the Development of Social Tourism in Brazil from 2003 to 2022. In this way, it was possible to identify as progress the direction of public policies towards the implementation of tourism as a social right, mainly the leap in the 2018 Plan, which generated the document Guidelines for the Development of Social Tourism with guidelines for tourism management in this sense. Regarding understanding, there were no significant advances, since since the first plan of 2003 the understanding of tourism from a social perspective was already present, the understanding of leisure and citizenship was subtly expanded. As a limitation, the formation of the agenda is highlighted, since the priorities permeate the marketing bias, consequently becoming a challenge for new proposalsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPStoppa, Edmur AntonioFarias, Wynne Gonçalves2024-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-23042024-095815/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-02T16:43:02Zoai:teses.usp.br:tde-23042024-095815Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-02T16:43:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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