Construção e validação de indicadores para monitoramento da qualidade assistencial em centros dia para idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fratezi, Flavia Renata
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-24022021-091516/
Resumo: Introdução: O centro dia é um modelo inovador de serviço, fundamentado na promoção da saúde, na prevenção de agravos, na recuperação, na reabilitação precoce e na educação, oportunizando aos idosos vivenciarem um envelhecimento ativo, saudável, digno e participativo. Objetivo: Propor uma ferramenta de gestão para o monitoramento da qualidade assistencial em centros dia para idosos, pautada no modelo avaliativo Donabediano. Método: Estudo metodológico, desenvolvido em duas fases. A primeira foi constituída pela construção de seis indicadores, a saber: monitoramento do plano de atenção individual; avaliação da capacidade funcional do idoso; adaptação ergonômica e ambiental; educação permanente para os profissionais; avaliação da função cognitiva do idoso; e participação dos idosos nas atividades socioculturais. A segunda fase envolveu a validação de conteúdo desses indicadores, da qual participaram nove especialistas, empregando-se a técnica Delphi. A coleta de dados ocorreu no período entre agosto de 2018 e janeiro de 2019, por meio de um questionário destinado ao julgamento do conteúdo do Manual Operacional, dos atributos dos indicadores e de seus componentes. O índice de consenso adotado foi 80%. Resultados: A validação de conteúdo ocorreu em duas rodadas de avaliação pelos especialistas. Do total de 162 itens avaliados, 156 (96%) obtiveram índice de consenso 80%. No julgamento do conteúdo do Manual Operacional, o índice variou de 50% a 100%, com menores valores para os itens tipo de indicador (67%), numerador (50%) e critérios para qualificar os dados (67%), e maiores valores para fundamentação teórica relevante (100%). O indicador com menores índices foi educação permanente para os profissionais e aqueles com os maiores consensos envolveram monitoramento do plano de atenção individual, adaptação ergonômica e ambiental e avaliação da função cognitiva do idoso. Relativo ao julgamento dos atributos, a variação foi de 88% a 100% e o indicador monitoramento do plano de atenção individual obteve o menor valor, no atributo sensibilidade. Os maiores índices foram para o atributo exequível; o indicador adaptação ergonômica e ambiental alcançou os maiores valores. Quanto ao julgamento dos componentes dos indicadores, o valor mínimo correspondeu a 67% e o máximo, a 100%; os menores índices foram para pertinência (67%), no indicador avaliação da capacidade funcional do idoso e para simplicidade (67%) e objetividade (67%), no indicador educação permanente para os profissionais. Foram validados cinco indicadores, sendo: um de estrutura, três de processo e um de resultado. O indicador educação permanente para os profissionais não foi validado. Conclusão: A pesquisa permitiu validar um conjunto de indicadores passíveis de monitorar a qualidade assistencial em centros dias, subsidiando gestores e profissionais na proposição de estratégias e na tomada de decisão efetiva para qualificar o cuidado e a avaliação em saúde.
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Método: Estudo metodológico, desenvolvido em duas fases. A primeira foi constituída pela construção de seis indicadores, a saber: monitoramento do plano de atenção individual; avaliação da capacidade funcional do idoso; adaptação ergonômica e ambiental; educação permanente para os profissionais; avaliação da função cognitiva do idoso; e participação dos idosos nas atividades socioculturais. A segunda fase envolveu a validação de conteúdo desses indicadores, da qual participaram nove especialistas, empregando-se a técnica Delphi. A coleta de dados ocorreu no período entre agosto de 2018 e janeiro de 2019, por meio de um questionário destinado ao julgamento do conteúdo do Manual Operacional, dos atributos dos indicadores e de seus componentes. O índice de consenso adotado foi 80%. Resultados: A validação de conteúdo ocorreu em duas rodadas de avaliação pelos especialistas. Do total de 162 itens avaliados, 156 (96%) obtiveram índice de consenso 80%. No julgamento do conteúdo do Manual Operacional, o índice variou de 50% a 100%, com menores valores para os itens tipo de indicador (67%), numerador (50%) e critérios para qualificar os dados (67%), e maiores valores para fundamentação teórica relevante (100%). O indicador com menores índices foi educação permanente para os profissionais e aqueles com os maiores consensos envolveram monitoramento do plano de atenção individual, adaptação ergonômica e ambiental e avaliação da função cognitiva do idoso. Relativo ao julgamento dos atributos, a variação foi de 88% a 100% e o indicador monitoramento do plano de atenção individual obteve o menor valor, no atributo sensibilidade. Os maiores índices foram para o atributo exequível; o indicador adaptação ergonômica e ambiental alcançou os maiores valores. Quanto ao julgamento dos componentes dos indicadores, o valor mínimo correspondeu a 67% e o máximo, a 100%; os menores índices foram para pertinência (67%), no indicador avaliação da capacidade funcional do idoso e para simplicidade (67%) e objetividade (67%), no indicador educação permanente para os profissionais. Foram validados cinco indicadores, sendo: um de estrutura, três de processo e um de resultado. O indicador educação permanente para os profissionais não foi validado. Conclusão: A pesquisa permitiu validar um conjunto de indicadores passíveis de monitorar a qualidade assistencial em centros dias, subsidiando gestores e profissionais na proposição de estratégias e na tomada de decisão efetiva para qualificar o cuidado e a avaliação em saúde.Introduction: A day center is an innovative service model, having its basis on promoting health, preventing aggravation, recovery, early rehabilitation and education, making it possible for elders to experiment an active, healthy, dignified and quality aging. Objectives: Proposition of a managing tool to monitor the quality of assistance in day centers for seniors, using Donabedian model of evaluation. Method: The study was developed in two phases, where the first one was made up of six indicators, consisting of individual attention plan monitoring, elder`s functional capability evaluation, ergonomic and environmental adaptation, continuous education for the professionals, elder`s cognitive function evaluation and elder`s engagement in social cultural activities. The second phase involved the validation of those indicators, with the participation of nine specialists and the use of Delphi technique. The data was collected as of August 2018 until January 2019, by using a questionnaire intended to examine the Operational Manual content, the attributes of the indicators and its components. The consensus index used was 80%. Results: The validation of the content was performed by the specialists in two rounds. Among the 162 items evaluated, 156 (96%) received a consensus index of 80%. The content of the Operational Manual had an index variation between 50% and 100%, with lower values for type of indicator (67%), number (50%) and criteria to qualify data (67%) and higher values for relevant theory foundation (100%). The lowest level indices were continuous education for professionals and the ones with the highest consensus involve individual attention plan monitoring, ergonomic and environmental adaptation, elder`s cognitive function evaluation. Concerning the attributes, the variation was from 88% to 100% and the individual attention plan monitoring had the lowest level in sensibility. The attribute with the highest index was feasibility; ergonomic and environmental adaptation indicator got the highest values. As for the components of the indicators, the minimum value was 67% and the maximum is 100%; the lowest indices were for relevance (67%), elder`s functional capability and simplicity (67%) and (67%) for objectiveness in the continuous education for professionals. Five indicators were validated; one for structure, three for process and one for result. Continuous education for professionals was not validated. Conclusion: The research made it possible to validate a group of indicators that could monitor the quality of assistance in day centers, supporting managers and professionals to propose strategies and making effective decisions to qualify the health care and the evaluation in the area of health.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTronchin, Daisy Maria RizattoFratezi, Flavia Renata2020-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-24022021-091516/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-24022021-091516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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