A Busca de sintomáticos respiratórios de tuberculose pelo Agente Comunitário de Saúde em dois municípios prioritários: Natal e Ribeirão Preto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-27032012-153541/ |
Resumo: | A detecção de casos de tuberculose é uma das prioridades do Plano Nacional de Controle da Tuberculose, sendo que a Busca de Sintomáticos Respiratórios (BSR) precisa ser uma atitude permanente e incorporada à rotina de atividades dos membros das equipes de saúde, principalmente dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Este estudo teve como objetivo analisar a BSR na percepção do ACS, em dois municípios prioritários para o controle da tuberculose. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, do tipo inquérito realizado em 2009 através de dados secundários, roteiro observacional e formulário estruturado aplicado a 210 ACS (105 do município de Natal - RN e 105 de Ribeirão Preto - SP). Criou-se indicadores de estrutura, processo e resultado a partir das proporções dos itens observados e colhidos através de fontes secundárias, e dos escores médios das respostas dos entrevistados aos itens do formulário que continham escala Likert de resposta, sendo avaliados como insatisfatório (valores próximos de 1 e 2), regular (próximos de 3) e satisfatório (próximos 4 e 5). De acordo com a observação, os municípios apresentaram algumas fragilidades em relação à estrutura dos serviços de saúde para a BSR: ausência de pote de escarro (21%), ausência de geladeira para acondicionamento das baciloscopia (63,2%) e a falta de laboratórios responsáveis pelo recolhimento das baciloscopias (31,6%) nas unidades de saúde de Natal. Em Ribeirão Preto, verificou-se ausência de livro de registro de sintomáticos respiratórios (42,6%), de profissionais responsáveis pelo cuidado do paciente com tuberculose (30,7%) e de rotina sistematizada para o atendimento do suspeito de tuberculose (38,5%). No julgamento dos ACS, identificaram-se escores satisfatórios relacionados ao treinamento e ao preparo dos mesmos para o controle da tuberculose. Observou-se fragilidades na ação de investigação da tosse nas visitas domiciliares e na oferta de pote de escarro, embora escores satisfatórios tenham sido encontrados na identificação de sintomáticos respiratórios na comunidade e nos serviços de saúde, bem como na investigação de casos suspeitos a partir dos casos índice. Identificou-se fragilidades no estabelecimento de parcerias com a comunidade para a BSR e para discussões sobre tuberculose, contudo verificou-se escore razoável em relação à educação em saúde sobre a doença na comunidade. Verificaram-se ainda escores satisfatórios em relação à participação dos ACS em discussões sobre a tuberculose no serviço e ao apoio institucional ofertado frente a uma situação de suspeita da doença. Dos sintomáticos respiratórios estimados no território circunscrito às unidades dos ACS de Natal e Ribeirão Preto, observou-se que, respectivamente, apenas 11,2% e 6,2% desta população foi examinada com baciloscopia de escarro. O processo de trabalho do ACS no território possibilita refletir sobre seu protagonismo como parceiro no controle da tuberculose. Fragilidades foram encontradas na estrutura dos serviços de saúde em ambos os municípios, as quais podem ter resultado no desempenho deficiente dos ACS para a BSR. O trabalho ressaltou ainda a necessidade de um novo processo de trabalho capaz de intervir sobre os reais problemas de saúde da comunidade, com avanços na educação permanente e na articulação intersetorial visando o incremento na detecção de casos da doença. |
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A Busca de sintomáticos respiratórios de tuberculose pelo Agente Comunitário de Saúde em dois municípios prioritários: Natal e Ribeirão PretoActive case finding of tuberculosis by Community Health Workers in two priority cities: Natal and Ribeirão PretoAtenção Primária à SaúdeAuxiliares de Saúde ComunitáriaCommunity Health WorkersPrimary Health CareTuberculoseTuberculosisA detecção de casos de tuberculose é uma das prioridades do Plano Nacional de Controle da Tuberculose, sendo que a Busca de Sintomáticos Respiratórios (BSR) precisa ser uma atitude permanente e incorporada à rotina de atividades dos membros das equipes de saúde, principalmente dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Este estudo teve como objetivo analisar a BSR na percepção do ACS, em dois municípios prioritários para o controle da tuberculose. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, do tipo inquérito realizado em 2009 através de dados secundários, roteiro observacional e formulário estruturado aplicado a 210 ACS (105 do município de Natal - RN e 105 de Ribeirão Preto - SP). Criou-se indicadores de estrutura, processo e resultado a partir das proporções dos itens observados e colhidos através de fontes secundárias, e dos escores médios das respostas dos entrevistados aos itens do formulário que continham escala Likert de resposta, sendo avaliados como insatisfatório (valores próximos de 1 e 2), regular (próximos de 3) e satisfatório (próximos 4 e 5). De acordo com a observação, os municípios apresentaram algumas fragilidades em relação à estrutura dos serviços de saúde para a BSR: ausência de pote de escarro (21%), ausência de geladeira para acondicionamento das baciloscopia (63,2%) e a falta de laboratórios responsáveis pelo recolhimento das baciloscopias (31,6%) nas unidades de saúde de Natal. Em Ribeirão Preto, verificou-se ausência de livro de registro de sintomáticos respiratórios (42,6%), de profissionais responsáveis pelo cuidado do paciente com tuberculose (30,7%) e de rotina sistematizada para o atendimento do suspeito de tuberculose (38,5%). No julgamento dos ACS, identificaram-se escores satisfatórios relacionados ao treinamento e ao preparo dos mesmos para o controle da tuberculose. Observou-se fragilidades na ação de investigação da tosse nas visitas domiciliares e na oferta de pote de escarro, embora escores satisfatórios tenham sido encontrados na identificação de sintomáticos respiratórios na comunidade e nos serviços de saúde, bem como na investigação de casos suspeitos a partir dos casos índice. Identificou-se fragilidades no estabelecimento de parcerias com a comunidade para a BSR e para discussões sobre tuberculose, contudo verificou-se escore razoável em relação à educação em saúde sobre a doença na comunidade. Verificaram-se ainda escores satisfatórios em relação à participação dos ACS em discussões sobre a tuberculose no serviço e ao apoio institucional ofertado frente a uma situação de suspeita da doença. Dos sintomáticos respiratórios estimados no território circunscrito às unidades dos ACS de Natal e Ribeirão Preto, observou-se que, respectivamente, apenas 11,2% e 6,2% desta população foi examinada com baciloscopia de escarro. O processo de trabalho do ACS no território possibilita refletir sobre seu protagonismo como parceiro no controle da tuberculose. Fragilidades foram encontradas na estrutura dos serviços de saúde em ambos os municípios, as quais podem ter resultado no desempenho deficiente dos ACS para a BSR. O trabalho ressaltou ainda a necessidade de um novo processo de trabalho capaz de intervir sobre os reais problemas de saúde da comunidade, com avanços na educação permanente e na articulação intersetorial visando o incremento na detecção de casos da doença.Detection of tuberculosis is one of the National Tuberculosis Control Policy priorities, which consider active case finding (ACF) as a permanent action, incorporated into the routine activities of all health teams members, especially for Community Health Workers (CHW). This study aimed to analyze the ACF according to CHW perspective in two priority cities for tuberculosis control. Descriptive study conducted in 2009 using secondary data and an observational and structured questionnaire applied to 210 CHW (105 in Natal - RN and 105 in Ribeirão Preto - SP). Indicators of structure, process and result were developed from the proportions of the items observed and collected from secondary sources and from the mean scores of respondents\' answers to items which contained Likert scale response - assessed as insatisfactory (values close to 1 and 2), regular (near 3) and satisfactory (near 4 and 5). According to observation forms, some weaknesses in structure of health services for the RS\' search were identified: lack of sputum pot (21%), lack of refrigerator for storing the smear (63.2%) and lack of laboratories responsible for collecting the sputum (31.6%) in health facilities in Natal. In Ribeirão Preto, there was no form register of TB suspects (42.6%), neither professionals for tuberculosis patients care (30.7%) and for systematic search and routine assistance for suspected tuberculosis cases (38 5%). In the CHW inquiry, satisfactory scores have been identified related to training and self-prepare for tuberculosis control. There are weaknesses in detection of cough during home visits and the provision of sputum pot in the territory, although scores have been found satisfactory in the ACF in the community and health services, as well as in the investigation of suspected cases from the index cases. We identified weaknesses in partnerships with the community to the ACF and to discussions on tuberculosis, but there was a reasonable score for health education about the disease in the community. There were also satisfactory scores for participation of CHW in discussions about TB inside the health services and institutional support offered when a suspected case was identified by CHW. The analysis of estimated RS in the CHW area in Natal and Ribeirão Preto, showed that, respectively, only 11.2% and 6.2% of this population was examined with sputum smear microscopy. The CHW work process bring out a reflection on their role as partners in tuberculosis control. Weaknesses were found in the structure of health services in both cities, which may have resulted in poor performance of the CHW for the ACF. The work also highlighted the need for a new work process capable of intervention on the real health problems of the community, improving permanent education actions and intersectoral coordination to increase case detection.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPalha, Pedro FredemirScatolin, Beatriz Estuque2012-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-27032012-153541/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-27032012-153541Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A detecção de casos de tuberculose é uma das prioridades do Plano Nacional de Controle da Tuberculose, sendo que a Busca de Sintomáticos Respiratórios (BSR) precisa ser uma atitude permanente e incorporada à rotina de atividades dos membros das equipes de saúde, principalmente dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Este estudo teve como objetivo analisar a BSR na percepção do ACS, em dois municípios prioritários para o controle da tuberculose. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, do tipo inquérito realizado em 2009 através de dados secundários, roteiro observacional e formulário estruturado aplicado a 210 ACS (105 do município de Natal - RN e 105 de Ribeirão Preto - SP). Criou-se indicadores de estrutura, processo e resultado a partir das proporções dos itens observados e colhidos através de fontes secundárias, e dos escores médios das respostas dos entrevistados aos itens do formulário que continham escala Likert de resposta, sendo avaliados como insatisfatório (valores próximos de 1 e 2), regular (próximos de 3) e satisfatório (próximos 4 e 5). De acordo com a observação, os municípios apresentaram algumas fragilidades em relação à estrutura dos serviços de saúde para a BSR: ausência de pote de escarro (21%), ausência de geladeira para acondicionamento das baciloscopia (63,2%) e a falta de laboratórios responsáveis pelo recolhimento das baciloscopias (31,6%) nas unidades de saúde de Natal. Em Ribeirão Preto, verificou-se ausência de livro de registro de sintomáticos respiratórios (42,6%), de profissionais responsáveis pelo cuidado do paciente com tuberculose (30,7%) e de rotina sistematizada para o atendimento do suspeito de tuberculose (38,5%). No julgamento dos ACS, identificaram-se escores satisfatórios relacionados ao treinamento e ao preparo dos mesmos para o controle da tuberculose. Observou-se fragilidades na ação de investigação da tosse nas visitas domiciliares e na oferta de pote de escarro, embora escores satisfatórios tenham sido encontrados na identificação de sintomáticos respiratórios na comunidade e nos serviços de saúde, bem como na investigação de casos suspeitos a partir dos casos índice. Identificou-se fragilidades no estabelecimento de parcerias com a comunidade para a BSR e para discussões sobre tuberculose, contudo verificou-se escore razoável em relação à educação em saúde sobre a doença na comunidade. Verificaram-se ainda escores satisfatórios em relação à participação dos ACS em discussões sobre a tuberculose no serviço e ao apoio institucional ofertado frente a uma situação de suspeita da doença. Dos sintomáticos respiratórios estimados no território circunscrito às unidades dos ACS de Natal e Ribeirão Preto, observou-se que, respectivamente, apenas 11,2% e 6,2% desta população foi examinada com baciloscopia de escarro. O processo de trabalho do ACS no território possibilita refletir sobre seu protagonismo como parceiro no controle da tuberculose. Fragilidades foram encontradas na estrutura dos serviços de saúde em ambos os municípios, as quais podem ter resultado no desempenho deficiente dos ACS para a BSR. O trabalho ressaltou ainda a necessidade de um novo processo de trabalho capaz de intervir sobre os reais problemas de saúde da comunidade, com avanços na educação permanente e na articulação intersetorial visando o incremento na detecção de casos da doença. |
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