Esculpindo a mulher indígena: produção artística e autobiográfica de Marina Núñez del Prado (1908-1995)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/D.8.2018.tde-03102018-163648 |
Resumo: | Esta dissertação contempla a produção artística e autobiográfica da escultora Marina Núñez del Prado (19081995), importante nome do modernismo boliviano e uma das protagonistas do indigenismo andino no campo das artes plásticas em seu país. O objetivo geral da pesquisa é elucidar de que maneira a artista dialogou com os movimentos artísticos de sua época, atuando a partir de um lugar específico, de uma mulher pertencente à elite boliviana, buscando inserirse nos cânones da escultura moderna ocidental, ao longo do século XX. Além disso, também é objetivo da pesquisa analisar como ela trabalhou pela perpetuação de sua memória e legado artístico através de três principais ações: a abertura de duas fundações com seu nome, responsáveis pela administração de duas casasmuseus a publicação da autobiografia Eternidad en los Andes, em 1973 e a organização de seu arquivo pessoal. Para além da autobiografia e do acervo pessoal da artista, outras fontes privilegiadas desta pesquisa são suas obras, em grande maioria esculturas o espaço expositivo da CasaMuseo Marina Núñez del Prado, localizada na cidade de Lima e, por fim, comentários de críticos e historiadores em jornais, revistas, livros e catálogos acerca da produção da artista |
id |
USP_2f52cc364e4c6c6f4495db3360c31540 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-03102018-163648 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Esculpindo a mulher indígena: produção artística e autobiográfica de Marina Núñez del Prado (1908-1995) Sculpting the indigenous woman: artistic and autobiographical production of Marina Núñez del Prado (19081995) 2018-05-18Gabriela Pellegrino SoaresRomilda Costa MottaLetícia Coelho SqueffStella Maris Scatena Franco VilardagaGiovanna Pezzuol MazzaUniversidade de São PauloHistória SocialUSPBR Arte latino-ameircana Escrita de si História das mulheres Latin-american art Marina Nuñez Del Prado Marina Nuñez Del Prado Self writing Women history Esta dissertação contempla a produção artística e autobiográfica da escultora Marina Núñez del Prado (19081995), importante nome do modernismo boliviano e uma das protagonistas do indigenismo andino no campo das artes plásticas em seu país. O objetivo geral da pesquisa é elucidar de que maneira a artista dialogou com os movimentos artísticos de sua época, atuando a partir de um lugar específico, de uma mulher pertencente à elite boliviana, buscando inserirse nos cânones da escultura moderna ocidental, ao longo do século XX. Além disso, também é objetivo da pesquisa analisar como ela trabalhou pela perpetuação de sua memória e legado artístico através de três principais ações: a abertura de duas fundações com seu nome, responsáveis pela administração de duas casasmuseus a publicação da autobiografia Eternidad en los Andes, em 1973 e a organização de seu arquivo pessoal. Para além da autobiografia e do acervo pessoal da artista, outras fontes privilegiadas desta pesquisa são suas obras, em grande maioria esculturas o espaço expositivo da CasaMuseo Marina Núñez del Prado, localizada na cidade de Lima e, por fim, comentários de críticos e historiadores em jornais, revistas, livros e catálogos acerca da produção da artista This dissertation contemplates the artistic and autobiographical production of the sculptress Marina Núñez del Prado (19081995), an important name of Bolivian modernism and one of the protagonists of andean indigenism in the field of plastic arts in her country. The general objective of the research is to elucidate how the artist interacted with the artistic movements of her time, acting from a specific place, from a woman belonging to the Bolivian elite, seeking to insert herself in the canons of western modern sculpture, along of the 20th century. In addition, it is also goal of the research to analyze how she worked for the perpetuation of her memory and artistic legacy through three main actions: the opening of two foundations under her name, responsible for the administration of two museumhouses the publication of her autobiography Eternidad en los Andes, in 1973 and the organization of her personal archive. In addition to the autobiography and the personal archive of the artist, other privileged sources of this research are her works, mostly sculptures the exhibition space of the CasaMuseo Marina Núñez del Prado, located in the city of Lima and, finally, comments from critics and historians in newspapers, magazines, books and catalogs about the artist\'s production. https://doi.org/10.11606/D.8.2018.tde-03102018-163648info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:09:17Zoai:teses.usp.br:tde-03102018-163648Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:04:33.428170Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Esculpindo a mulher indígena: produção artística e autobiográfica de Marina Núñez del Prado (1908-1995) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Sculpting the indigenous woman: artistic and autobiographical production of Marina Núñez del Prado (19081995) |
title |
Esculpindo a mulher indígena: produção artística e autobiográfica de Marina Núñez del Prado (1908-1995) |
spellingShingle |
Esculpindo a mulher indígena: produção artística e autobiográfica de Marina Núñez del Prado (1908-1995) Giovanna Pezzuol Mazza |
title_short |
Esculpindo a mulher indígena: produção artística e autobiográfica de Marina Núñez del Prado (1908-1995) |
title_full |
Esculpindo a mulher indígena: produção artística e autobiográfica de Marina Núñez del Prado (1908-1995) |
title_fullStr |
Esculpindo a mulher indígena: produção artística e autobiográfica de Marina Núñez del Prado (1908-1995) |
title_full_unstemmed |
Esculpindo a mulher indígena: produção artística e autobiográfica de Marina Núñez del Prado (1908-1995) |
title_sort |
Esculpindo a mulher indígena: produção artística e autobiográfica de Marina Núñez del Prado (1908-1995) |
author |
Giovanna Pezzuol Mazza |
author_facet |
Giovanna Pezzuol Mazza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gabriela Pellegrino Soares |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Romilda Costa Motta |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Letícia Coelho Squeff |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Stella Maris Scatena Franco Vilardaga |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giovanna Pezzuol Mazza |
contributor_str_mv |
Gabriela Pellegrino Soares Romilda Costa Motta Letícia Coelho Squeff Stella Maris Scatena Franco Vilardaga |
description |
Esta dissertação contempla a produção artística e autobiográfica da escultora Marina Núñez del Prado (19081995), importante nome do modernismo boliviano e uma das protagonistas do indigenismo andino no campo das artes plásticas em seu país. O objetivo geral da pesquisa é elucidar de que maneira a artista dialogou com os movimentos artísticos de sua época, atuando a partir de um lugar específico, de uma mulher pertencente à elite boliviana, buscando inserirse nos cânones da escultura moderna ocidental, ao longo do século XX. Além disso, também é objetivo da pesquisa analisar como ela trabalhou pela perpetuação de sua memória e legado artístico através de três principais ações: a abertura de duas fundações com seu nome, responsáveis pela administração de duas casasmuseus a publicação da autobiografia Eternidad en los Andes, em 1973 e a organização de seu arquivo pessoal. Para além da autobiografia e do acervo pessoal da artista, outras fontes privilegiadas desta pesquisa são suas obras, em grande maioria esculturas o espaço expositivo da CasaMuseo Marina Núñez del Prado, localizada na cidade de Lima e, por fim, comentários de críticos e historiadores em jornais, revistas, livros e catálogos acerca da produção da artista |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-05-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/D.8.2018.tde-03102018-163648 |
url |
https://doi.org/10.11606/D.8.2018.tde-03102018-163648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
História Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1794502437585813504 |