Esculpindo a mulher indígena: produção artística e autobiográfica de Marina Núñez del Prado (1908-1995)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giovanna Pezzuol Mazza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.8.2018.tde-03102018-163648
Resumo: Esta dissertação contempla a produção artística e autobiográfica da escultora Marina Núñez del Prado (19081995), importante nome do modernismo boliviano e uma das protagonistas do indigenismo andino no campo das artes plásticas em seu país. O objetivo geral da pesquisa é elucidar de que maneira a artista dialogou com os movimentos artísticos de sua época, atuando a partir de um lugar específico, de uma mulher pertencente à elite boliviana, buscando inserirse nos cânones da escultura moderna ocidental, ao longo do século XX. Além disso, também é objetivo da pesquisa analisar como ela trabalhou pela perpetuação de sua memória e legado artístico através de três principais ações: a abertura de duas fundações com seu nome, responsáveis pela administração de duas casasmuseus a publicação da autobiografia Eternidad en los Andes, em 1973 e a organização de seu arquivo pessoal. Para além da autobiografia e do acervo pessoal da artista, outras fontes privilegiadas desta pesquisa são suas obras, em grande maioria esculturas o espaço expositivo da CasaMuseo Marina Núñez del Prado, localizada na cidade de Lima e, por fim, comentários de críticos e historiadores em jornais, revistas, livros e catálogos acerca da produção da artista
id USP_2f52cc364e4c6c6f4495db3360c31540
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03102018-163648
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Esculpindo a mulher indígena: produção artística e autobiográfica de Marina Núñez del Prado (1908-1995) Sculpting the indigenous woman: artistic and autobiographical production of Marina Núñez del Prado (19081995) 2018-05-18Gabriela Pellegrino SoaresRomilda Costa MottaLetícia Coelho SqueffStella Maris Scatena Franco VilardagaGiovanna Pezzuol MazzaUniversidade de São PauloHistória SocialUSPBR Arte latino-ameircana Escrita de si História das mulheres Latin-american art Marina Nuñez Del Prado Marina Nuñez Del Prado Self writing Women history Esta dissertação contempla a produção artística e autobiográfica da escultora Marina Núñez del Prado (19081995), importante nome do modernismo boliviano e uma das protagonistas do indigenismo andino no campo das artes plásticas em seu país. O objetivo geral da pesquisa é elucidar de que maneira a artista dialogou com os movimentos artísticos de sua época, atuando a partir de um lugar específico, de uma mulher pertencente à elite boliviana, buscando inserirse nos cânones da escultura moderna ocidental, ao longo do século XX. Além disso, também é objetivo da pesquisa analisar como ela trabalhou pela perpetuação de sua memória e legado artístico através de três principais ações: a abertura de duas fundações com seu nome, responsáveis pela administração de duas casasmuseus a publicação da autobiografia Eternidad en los Andes, em 1973 e a organização de seu arquivo pessoal. Para além da autobiografia e do acervo pessoal da artista, outras fontes privilegiadas desta pesquisa são suas obras, em grande maioria esculturas o espaço expositivo da CasaMuseo Marina Núñez del Prado, localizada na cidade de Lima e, por fim, comentários de críticos e historiadores em jornais, revistas, livros e catálogos acerca da produção da artista This dissertation contemplates the artistic and autobiographical production of the sculptress Marina Núñez del Prado (19081995), an important name of Bolivian modernism and one of the protagonists of andean indigenism in the field of plastic arts in her country. The general objective of the research is to elucidate how the artist interacted with the artistic movements of her time, acting from a specific place, from a woman belonging to the Bolivian elite, seeking to insert herself in the canons of western modern sculpture, along of the 20th century. In addition, it is also goal of the research to analyze how she worked for the perpetuation of her memory and artistic legacy through three main actions: the opening of two foundations under her name, responsible for the administration of two museumhouses the publication of her autobiography Eternidad en los Andes, in 1973 and the organization of her personal archive. In addition to the autobiography and the personal archive of the artist, other privileged sources of this research are her works, mostly sculptures the exhibition space of the CasaMuseo Marina Núñez del Prado, located in the city of Lima and, finally, comments from critics and historians in newspapers, magazines, books and catalogs about the artist\'s production. https://doi.org/10.11606/D.8.2018.tde-03102018-163648info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:09:17Zoai:teses.usp.br:tde-03102018-163648Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:04:33.428170Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Esculpindo a mulher indígena: produção artística e autobiográfica de Marina Núñez del Prado (1908-1995)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Sculpting the indigenous woman: artistic and autobiographical production of Marina Núñez del Prado (19081995)
title Esculpindo a mulher indígena: produção artística e autobiográfica de Marina Núñez del Prado (1908-1995)
spellingShingle Esculpindo a mulher indígena: produção artística e autobiográfica de Marina Núñez del Prado (1908-1995)
Giovanna Pezzuol Mazza
title_short Esculpindo a mulher indígena: produção artística e autobiográfica de Marina Núñez del Prado (1908-1995)
title_full Esculpindo a mulher indígena: produção artística e autobiográfica de Marina Núñez del Prado (1908-1995)
title_fullStr Esculpindo a mulher indígena: produção artística e autobiográfica de Marina Núñez del Prado (1908-1995)
title_full_unstemmed Esculpindo a mulher indígena: produção artística e autobiográfica de Marina Núñez del Prado (1908-1995)
title_sort Esculpindo a mulher indígena: produção artística e autobiográfica de Marina Núñez del Prado (1908-1995)
author Giovanna Pezzuol Mazza
author_facet Giovanna Pezzuol Mazza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gabriela Pellegrino Soares
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Romilda Costa Motta
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Letícia Coelho Squeff
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Stella Maris Scatena Franco Vilardaga
dc.contributor.author.fl_str_mv Giovanna Pezzuol Mazza
contributor_str_mv Gabriela Pellegrino Soares
Romilda Costa Motta
Letícia Coelho Squeff
Stella Maris Scatena Franco Vilardaga
description Esta dissertação contempla a produção artística e autobiográfica da escultora Marina Núñez del Prado (19081995), importante nome do modernismo boliviano e uma das protagonistas do indigenismo andino no campo das artes plásticas em seu país. O objetivo geral da pesquisa é elucidar de que maneira a artista dialogou com os movimentos artísticos de sua época, atuando a partir de um lugar específico, de uma mulher pertencente à elite boliviana, buscando inserirse nos cânones da escultura moderna ocidental, ao longo do século XX. Além disso, também é objetivo da pesquisa analisar como ela trabalhou pela perpetuação de sua memória e legado artístico através de três principais ações: a abertura de duas fundações com seu nome, responsáveis pela administração de duas casasmuseus a publicação da autobiografia Eternidad en los Andes, em 1973 e a organização de seu arquivo pessoal. Para além da autobiografia e do acervo pessoal da artista, outras fontes privilegiadas desta pesquisa são suas obras, em grande maioria esculturas o espaço expositivo da CasaMuseo Marina Núñez del Prado, localizada na cidade de Lima e, por fim, comentários de críticos e historiadores em jornais, revistas, livros e catálogos acerca da produção da artista
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.8.2018.tde-03102018-163648
url https://doi.org/10.11606/D.8.2018.tde-03102018-163648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv História Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502437585813504