A poética d(a)tração - quando luz e fios se casam no espaço
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-20240813-142211/ |
Resumo: | Trata-se de um trabalho experimental sobre o minucioso desdobramento diante do próprio objeto artístico para compô-lo, para tecê-lo, dia após dia, até que a instalação atinja quilômetros e mais quilômetros de fios retesados no ar, próprio de um balé espacial, cujo brilho, tração, leveza e transparência podem ser sinestesicamente fruídos pelo público. Impondo-se pela invisibilidade, suas interações poéticas exigem cuidados que permitam a exploração espacial através das sutilezas característica dos materiais com que se delineiam. A poética das instalações consiste especialmente numa espécie de materialização da luz. Por meio de finíssimos fios tracionados e transparentes que captam a luz e a sublimam no momento de encontro com inúmeros cristais, o trabalho vai preenchendo o vazio do espaço, parte de uma mutação constante que perdura até o fim da exposição, quando finalmente o trabalho repousa em sua incansável efemeridade. |
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A poética d(a)tração - quando luz e fios se casam no espaçoCOMUNICAÇÃO VISUALINSTALAÇÃO (ARTES PLÁSTICAS)POÉTICAS VISUAISTrata-se de um trabalho experimental sobre o minucioso desdobramento diante do próprio objeto artístico para compô-lo, para tecê-lo, dia após dia, até que a instalação atinja quilômetros e mais quilômetros de fios retesados no ar, próprio de um balé espacial, cujo brilho, tração, leveza e transparência podem ser sinestesicamente fruídos pelo público. Impondo-se pela invisibilidade, suas interações poéticas exigem cuidados que permitam a exploração espacial através das sutilezas característica dos materiais com que se delineiam. A poética das instalações consiste especialmente numa espécie de materialização da luz. Por meio de finíssimos fios tracionados e transparentes que captam a luz e a sublimam no momento de encontro com inúmeros cristais, o trabalho vai preenchendo o vazio do espaço, parte de uma mutação constante que perdura até o fim da exposição, quando finalmente o trabalho repousa em sua incansável efemeridade.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMazzilli, Clice de Toledo SanjarTitotto, Silvia Lenyra Meirelles Campos2008-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-20240813-142211/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-16T18:29:03Zoai:teses.usp.br:tde-20240813-142211Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-16T18:29:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Trata-se de um trabalho experimental sobre o minucioso desdobramento diante do próprio objeto artístico para compô-lo, para tecê-lo, dia após dia, até que a instalação atinja quilômetros e mais quilômetros de fios retesados no ar, próprio de um balé espacial, cujo brilho, tração, leveza e transparência podem ser sinestesicamente fruídos pelo público. Impondo-se pela invisibilidade, suas interações poéticas exigem cuidados que permitam a exploração espacial através das sutilezas característica dos materiais com que se delineiam. A poética das instalações consiste especialmente numa espécie de materialização da luz. Por meio de finíssimos fios tracionados e transparentes que captam a luz e a sublimam no momento de encontro com inúmeros cristais, o trabalho vai preenchendo o vazio do espaço, parte de uma mutação constante que perdura até o fim da exposição, quando finalmente o trabalho repousa em sua incansável efemeridade. |
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