Avaliação geológica-geotécnica de terrenos sujeitos a problemas cársticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albrecht, Kurt João
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18132/tde-23082018-151621/
Resumo: Os terrenos cársticos normalmente são constituídos por calcários, dolomitos, mármores e evaporitos. Nestes terrenos, a percolação de águas superficiais e subterrâneas, provocam o fenômeno da carstificação, ou seja, a dissolução química destas rochas, que por sua vez, dá origem aos problemas cársticos, tais como colapsos e subsidências, afetando qualquer tipo de uso e ocupação do solo em intensidades variadas. Desta forma, este trabalho procura avaliar as condições geológicas e geotécnicas das rochas carstificáveis, a fim de subsidiar trabalhos que visam contemplar o uso e ocupação de terrenos carstificáveis. Para tanto, elaborou-se uma extensa revisão bibliográfica sobre o tema, bem como, escolheu-se uma área urbana, onde ocorreram problemas de colapsos devido aos processos de carstificação, e que representasse estes terrenos no Brasil. Para o estudo de caso, optou-se pela cidade de Nobres, estado de Mato Grosso. As análises basearam-se no mapeamento geológico sistemático; interpretação de fotografias aéreas e imagens de satélite; identificação das feições de dissolução e formas de relevo cárstico; e prospecção geofísica. Entre estas técnicas, destaca-se que o processamento digital do terreno, através de imagens Landsat TM-5, não proporcionou resultados satisfatórios. A área constitui-se num poljé em formação, onde as principais formas de dissolução apresentam um controle litológico e estrutural. Além disso, também definiu-se dois sistemas de relevo cárstico, ou sejam: o vale e os morros cársticos. E, por fim, elaborou-se uma proposta para avaliação geológica-geotécnica para áreas sujeitas a problemas de carstificação, em escalas regionais e de detalhe.
id USP_2f6c4f7a6284641b9f6d561b3b04e0c6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23082018-151621
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Avaliação geológica-geotécnica de terrenos sujeitos a problemas cársticosnot availableCarsteGeologia de engenhariaMapeamento geotécniconot availableOs terrenos cársticos normalmente são constituídos por calcários, dolomitos, mármores e evaporitos. Nestes terrenos, a percolação de águas superficiais e subterrâneas, provocam o fenômeno da carstificação, ou seja, a dissolução química destas rochas, que por sua vez, dá origem aos problemas cársticos, tais como colapsos e subsidências, afetando qualquer tipo de uso e ocupação do solo em intensidades variadas. Desta forma, este trabalho procura avaliar as condições geológicas e geotécnicas das rochas carstificáveis, a fim de subsidiar trabalhos que visam contemplar o uso e ocupação de terrenos carstificáveis. Para tanto, elaborou-se uma extensa revisão bibliográfica sobre o tema, bem como, escolheu-se uma área urbana, onde ocorreram problemas de colapsos devido aos processos de carstificação, e que representasse estes terrenos no Brasil. Para o estudo de caso, optou-se pela cidade de Nobres, estado de Mato Grosso. As análises basearam-se no mapeamento geológico sistemático; interpretação de fotografias aéreas e imagens de satélite; identificação das feições de dissolução e formas de relevo cárstico; e prospecção geofísica. Entre estas técnicas, destaca-se que o processamento digital do terreno, através de imagens Landsat TM-5, não proporcionou resultados satisfatórios. A área constitui-se num poljé em formação, onde as principais formas de dissolução apresentam um controle litológico e estrutural. Além disso, também definiu-se dois sistemas de relevo cárstico, ou sejam: o vale e os morros cársticos. E, por fim, elaborou-se uma proposta para avaliação geológica-geotécnica para áreas sujeitas a problemas de carstificação, em escalas regionais e de detalhe.not availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPZuquette, Lázaro ValentimAlbrecht, Kurt João1998-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18132/tde-23082018-151621/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-10-03T01:45:28Zoai:teses.usp.br:tde-23082018-151621Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-10-03T01:45:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação geológica-geotécnica de terrenos sujeitos a problemas cársticos
not available
title Avaliação geológica-geotécnica de terrenos sujeitos a problemas cársticos
spellingShingle Avaliação geológica-geotécnica de terrenos sujeitos a problemas cársticos
Albrecht, Kurt João
Carste
Geologia de engenharia
Mapeamento geotécnico
not available
title_short Avaliação geológica-geotécnica de terrenos sujeitos a problemas cársticos
title_full Avaliação geológica-geotécnica de terrenos sujeitos a problemas cársticos
title_fullStr Avaliação geológica-geotécnica de terrenos sujeitos a problemas cársticos
title_full_unstemmed Avaliação geológica-geotécnica de terrenos sujeitos a problemas cársticos
title_sort Avaliação geológica-geotécnica de terrenos sujeitos a problemas cársticos
author Albrecht, Kurt João
author_facet Albrecht, Kurt João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zuquette, Lázaro Valentim
dc.contributor.author.fl_str_mv Albrecht, Kurt João
dc.subject.por.fl_str_mv Carste
Geologia de engenharia
Mapeamento geotécnico
not available
topic Carste
Geologia de engenharia
Mapeamento geotécnico
not available
description Os terrenos cársticos normalmente são constituídos por calcários, dolomitos, mármores e evaporitos. Nestes terrenos, a percolação de águas superficiais e subterrâneas, provocam o fenômeno da carstificação, ou seja, a dissolução química destas rochas, que por sua vez, dá origem aos problemas cársticos, tais como colapsos e subsidências, afetando qualquer tipo de uso e ocupação do solo em intensidades variadas. Desta forma, este trabalho procura avaliar as condições geológicas e geotécnicas das rochas carstificáveis, a fim de subsidiar trabalhos que visam contemplar o uso e ocupação de terrenos carstificáveis. Para tanto, elaborou-se uma extensa revisão bibliográfica sobre o tema, bem como, escolheu-se uma área urbana, onde ocorreram problemas de colapsos devido aos processos de carstificação, e que representasse estes terrenos no Brasil. Para o estudo de caso, optou-se pela cidade de Nobres, estado de Mato Grosso. As análises basearam-se no mapeamento geológico sistemático; interpretação de fotografias aéreas e imagens de satélite; identificação das feições de dissolução e formas de relevo cárstico; e prospecção geofísica. Entre estas técnicas, destaca-se que o processamento digital do terreno, através de imagens Landsat TM-5, não proporcionou resultados satisfatórios. A área constitui-se num poljé em formação, onde as principais formas de dissolução apresentam um controle litológico e estrutural. Além disso, também definiu-se dois sistemas de relevo cárstico, ou sejam: o vale e os morros cársticos. E, por fim, elaborou-se uma proposta para avaliação geológica-geotécnica para áreas sujeitas a problemas de carstificação, em escalas regionais e de detalhe.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18132/tde-23082018-151621/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18132/tde-23082018-151621/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091020952961024