A cerâmica geométrica da Ática (1100 - 700 a.C.): Tradição e Inovação
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-30012017-151857/ |
Resumo: | Entre os séculos XVI e XI a.C., a Grécia continental foi palco do domínio micênico e manteve certa homogeneidade no campo político e cultural. Com a onda de destruições que afetaram o mundo micênico do século XIII a.C. em diante, deu-se a queda progressiva desse sistema social, político e cultural. Se, por um lado, o fenômeno corrompe as estruturas da tradição antiga, por outro, estabelece o princípio do Período do Ferro. É no resultado deste processo bilateral que esta dissertação se concentra, pois tendo como fonte a cerâmica ática produzida entre 1100 e 700 a.C., busca-se compreender e delinear esse processo. Dentro da concepção aqui presente de mudança cultural, acredita-se que exista a manutenção, em maior ou menor grau, de certos cânones socioculturais, bem como o seu oposto: as modificações e inovações. A cerâmica tem lugar nessa conjuntura devido a sua característica em reter uma parte das impressões valorativas, estéticas e culturais da sociedade que a produziu. Esta proposta se limita a análise de vasos de cerâmica produzidos na Ática durante o final do Período Micênico (Submicênico), Protogeométrico e Geométrico, de forma a salientar o fio condutor da tradição entre os estilos cerâmicos dos respectivos períodos, e também identificar onde se encontram as inovações. |
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A cerâmica geométrica da Ática (1100 - 700 a.C.): Tradição e InovaçãoThe Geometric Pottery of Attica (1100 - 700 BC): Tradition and InnovationArqueologia ClássicaÁticaAtticaCerâmicaCeramicsClassical ArchaeologyInnovationInovaçãoTradiçãoTraditionEntre os séculos XVI e XI a.C., a Grécia continental foi palco do domínio micênico e manteve certa homogeneidade no campo político e cultural. Com a onda de destruições que afetaram o mundo micênico do século XIII a.C. em diante, deu-se a queda progressiva desse sistema social, político e cultural. Se, por um lado, o fenômeno corrompe as estruturas da tradição antiga, por outro, estabelece o princípio do Período do Ferro. É no resultado deste processo bilateral que esta dissertação se concentra, pois tendo como fonte a cerâmica ática produzida entre 1100 e 700 a.C., busca-se compreender e delinear esse processo. Dentro da concepção aqui presente de mudança cultural, acredita-se que exista a manutenção, em maior ou menor grau, de certos cânones socioculturais, bem como o seu oposto: as modificações e inovações. A cerâmica tem lugar nessa conjuntura devido a sua característica em reter uma parte das impressões valorativas, estéticas e culturais da sociedade que a produziu. Esta proposta se limita a análise de vasos de cerâmica produzidos na Ática durante o final do Período Micênico (Submicênico), Protogeométrico e Geométrico, de forma a salientar o fio condutor da tradição entre os estilos cerâmicos dos respectivos períodos, e também identificar onde se encontram as inovações.Between the sixteenth and eleventh centuries B.C., Continental Greece hosted the Mycenaean area and kept a certain homogeneity in the political and cultural field. With the surge of destruction that affected the Mycenaean world of the thirteenth century BC onwards, occurred the gradual decline of this social, political and cultural system. If, on the one hand, the phenomenon corrupts the structures of the ancient tradition, on the other, it establishes the principle of the Iron Age. It is on the result of this bilateral process that this dissertation focuses, as having as source the Attic pottery produced between 1100 and 700 BC, it seeks to understand and delineate this process. Within the concept of cultural change presented here, it is believed that there is a maintenance, in greater or lesser extent, of certain socio-cultural canons, as well as its opposite: modifications and innovations. The ceramic takes place at this juncture due to its characteristic to retain a part of the evaluative, aesthetic and cultural impressions of society that produced it. This proposal is limited to ceramic pots analysis produced in Attica during the late Mycenaean period (Submycenaean), Protogeometric and Geometric, in order to highlight the thread of tradition between the ceramic styles of the respective periods, and also identify where innovations are.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSarian, HaiganuchSabadini, Francisco de Assis2016-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-30012017-151857/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-30012017-151857Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Entre os séculos XVI e XI a.C., a Grécia continental foi palco do domínio micênico e manteve certa homogeneidade no campo político e cultural. Com a onda de destruições que afetaram o mundo micênico do século XIII a.C. em diante, deu-se a queda progressiva desse sistema social, político e cultural. Se, por um lado, o fenômeno corrompe as estruturas da tradição antiga, por outro, estabelece o princípio do Período do Ferro. É no resultado deste processo bilateral que esta dissertação se concentra, pois tendo como fonte a cerâmica ática produzida entre 1100 e 700 a.C., busca-se compreender e delinear esse processo. Dentro da concepção aqui presente de mudança cultural, acredita-se que exista a manutenção, em maior ou menor grau, de certos cânones socioculturais, bem como o seu oposto: as modificações e inovações. A cerâmica tem lugar nessa conjuntura devido a sua característica em reter uma parte das impressões valorativas, estéticas e culturais da sociedade que a produziu. Esta proposta se limita a análise de vasos de cerâmica produzidos na Ática durante o final do Período Micênico (Submicênico), Protogeométrico e Geométrico, de forma a salientar o fio condutor da tradição entre os estilos cerâmicos dos respectivos períodos, e também identificar onde se encontram as inovações. |
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