Diálogos possíveis entre Maria Gabriela Llansol e Clarice Lispector: modos de (re)pe(n)sar o ser-criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Danielle de Paiva Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-25052015-154043/
Resumo: O objetivo deste trabalho é estudar uma criança nova e potencializada, que cresce na escrita, tanto na obra da escritora Maria Gabriela Llansol quanto na de Clarice Lispector. Tratamos essa criança como uma metáfora de um ser-vivo, que se arrisca em novas compreensões sobre a escrita, transformando seu olhar diante da leitura. Investiga-se a escrita como um lugar fecundo, onde haja o desenvolvimento do ato criativo pelos seres, denominado entre-lugar. Nele, ocorre a continuidade do ser, que aprende sobre si a partir do outro, num movimento de persistência. Utilizam-se alguns títulos, como Um beijo dado mais tarde e Amar um cão, de Llansol, e Quase de verdade, Mistério do coelho pensante, A mulher que matou os peixes e A vida íntima de Laura, de Lispector, para mostrar a relação entre o ser e a leitura através da sua mudança de olhar. Discutem-se várias noções, como as de criança, aprendizagem, leitura, textualidade, liberdade, representação, autor, pensamento, percepção e tempo. Fundamenta-se a teoria através das obras de Clarice e de Maria Gabriela, acima citadas, além da crítica especializada, como Maria dos Prazeres Santos Mendes, Nádia Gotlib, Olga de Sá, Maria de Lourdes Soares, Jorge Fernandes da Silveira, João Barrento, Eduardo Prado Coelho, Eduardo Lourenço, Lúcia Castelo Branco, João Barrento e Maria Etelvina Santos.
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